Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Croco Ter 09 maio 2017, 21:19

Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'
Agente da autoridade está a ser acusado de brutalidade policial.

Um militar da GNR aplicou um golpe no pescoço, normalmente apelidado 'mata leão', a um cidadão brasileiro que estava a provocar distúrbios na tarde desta terça-feira numa repartição de finanças no Montijo. 

Agente da autoridade está a ser acusado de brutalidade policial.

O homem, que estava a fazer um direto para a rede social Facebook, acabou por desmair.

Em comunicado enviado às redações, a GNR confirma a detenção de um indivíduo por conduta imprópria e diz que abriu um inquérito para apurar responsabilidades.


http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/militar-da-gnr-prende-homem-com-mata-leao


Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por dragao Ter 09 maio 2017, 21:54

Pelas imagens que se podem visualizar, tendo em conta o cartão da leitura do uso da força em situações de intervenção, parece-me um pouco desproporcional a técnica e força utilizada pelo militar.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por PLPG Ter 09 maio 2017, 22:00

Boas..espero que o Camarada tenha uma boa justificação...o vídeo não abona muito a seu favor...não gostava de estar na pele dele, hoje em dia temos de ter muita atenção... não é fácil ser agente de autoridade.
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Asensio Ter 09 maio 2017, 22:24

desnecessário, agora não sei o que se passou antes para o camarada ter aquela atitude...
Asensio
Asensio
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 634
Meu alistamento : 2003 AIP...

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Ter 09 maio 2017, 22:36

Também acho que há outras técnicas menos agressivas para imobilizar o individuo...
Não me pareceu que o individuo estivesse a ser suficientemente violento para ser necessário tal técnica....
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por COELHO.X Ter 09 maio 2017, 22:43

Pelo que vejo no video nada abona em sua defesa, no entanto, tambem nao vou tirar ilações percepitadas, nao sei o que se passou antes.
Deixa me esta "duvida" o indivíduo começou a gravar o video e encontrava se muito calmo, talvez começasse a gravar depois do espalhafato feito antes, digo eu!!
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Selvans Ter 09 maio 2017, 22:55

Mas que técnica?
Selvans
Selvans
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 36
Profissão : GNR/Patrulheiro
Nº de Mensagens : 94
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por CARI2013 Ter 09 maio 2017, 23:03

Há determinadas situações em que  não é possível "medir", de forma racional, se o uso da força esta a ser  legítimo, necessário, adequado e proporciona. Tudo pode depender de um complexo impulso emocional ou outros , que não se compadecem com tal "medição". Por outro lado, também é verdade que , por vezes, o processo de averiguações/disciplinar/criminal é "conduzido" por quem não "viveu" tais momentos e, por isso, limita-se a cingir-se à letra da lei não a aplicando, por isso, na sua vertente mais justa. 
Ainda assim, espero que se faça JUSTIÇA!


Última edição por CARI2013 em Ter 09 maio 2017, 23:10, editado 1 vez(es)
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Ter 09 maio 2017, 23:08

"mata-leão"
Há outras formas ou técnicas de imobilização menos violentas.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por joao miguel silva Ter 09 maio 2017, 23:28

Uma excelente técnica, um profissional que se vê, que se cultiva, ou seja treina.
Entulho deste, armados em xico espertos a filmar ilegalmente e a desobedecer a ordens dadas de forma educada, são reprimidos como?
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Ter 09 maio 2017, 23:58

se calhar um tabefe era suficiente para chamar a atenção do individuo, do que lhe provocar um desmaio. de certo que era muito menos violento.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por moralez Qua 10 maio 2017, 00:39

Mais um pseudo heroi do jiujitsu e do ginasio. Treinam para que? Para estas acções e figuras tristes? Acumulam testosterona a mais e depois descarregam assim. Ainda por cima nao estava de serviço. E se apanhar um procurador do MP que se esteja a c@g@r para essas tecnicas, facilmente o acusa de tentativa de homicidio. Na pratica ele asfixiou uma pessoa... Seja feita justiça...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Ang3ls Qua 10 maio 2017, 01:35

Fico mais tranquila ao ler os vossos reparos à forma aparentemente excessiva como lidou com a situação, já que nas redes sociais li alguns comentários a defendê-la como se o facto de ser polícia lhe desse o direito de se usar de força desproporcional à situação. 

Acredito que o indivíduo antes de começar a gravar, tenha tido comportamentos menos próprios para com as funcionárias da repartição ou não teria sido chamada a polícia, no entanto no momento em que se vê a imobilização a ser feita, não me parece que havia motivos para o uso duma técnica que, a mim mera civil, me chocou um pouco e pareceu demasiado brutal naquele momento.
Ang3ls
Ang3ls
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Feminino
Idade : 42
Profissão : Analista
Nº de Mensagens : 2547
Mensagem : "O homem descobre-se quando se mede com um obstáculo."
Antoine de Saint-Exupéry


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por joao miguel silva Qua 10 maio 2017, 02:17

moralez escreveu:Mais um pseudo heroi do jiujitsu e do ginasio. Treinam para que? Para estas acções e figuras tristes? Acumulam testosterona a mais e depois descarregam assim. Ainda por cima nao estava de serviço. E se apanhar um procurador do MP que se esteja a c@g@r para essas tecnicas, facilmente o acusa de tentativa de homicidio. Na pratica ele asfixiou uma pessoa... Seja feita justiça...
já que ele foi chamado a intervir, ou se calhar como era conhecido, pediram-lhe que o fizesse:
1º virava as costas, era um covarde, um mau profissional e por ai fora.
2º só falava, advertia, não fazia qualquer ação, era um banana, um palhaço que não tem autoridade nenhuma.
3º Dava-lhe um ponta pé, ou projetava-o para o chão, era logo agressão.
Tu mais do que ninguém, já que estas no territorial e lidas cara a cara com todo tipo de situação, sabes que por mais que tu aches que estas a fazer bem, haverá sempre a critica, de quem não faz a ponta de um corno, do que é lidar com estes arrogantes, que pensam que só o direito deles é que é o certo.
O ilustre camarada na minha opinião, só falhou em não apreender o telemóvel...e mais não digo para não ferir suscetibilidades de gente que pensa que vive no pais das maravilhas...
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por irreverente Qua 10 maio 2017, 09:44

Dói-me especialmente ver (ler) camaradas a criticarem desta forma o acto em si.
Tenho a certeza que o militar fez o que entendeu por bem para pôr fim a  uma alteração da ordem.
O individuo não estava a gravar uma simples ida a uma repartição de finanças, estava a gravar a continuação da porcaria que já tinha feito.
Não vi nenhum " Mata Leão" , vi uma chave no pescoço de alguém que não obedeceu a uma ordem de um agente de autoridade devidamente identificado.
Este guarda teve tomates para se identificar e fazer o que entendeu por bem..!
Alguns dos que aqui o criticam, nunca fizeram uma detenção na vida e num caso destes, viravam costas não diziam que são guardas e saíam de fininho de cena.
Dá-me asco ter que lidar com "marginais" e não lhes poder partir as pernas e os braços, mas enoja-me ver que aqueles que deveriam estar ao lado do camarada são os primeiros a lançá-lo às feras.
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Qua 10 maio 2017, 10:10

Eu não acho que esteja aqui alguém a mandar às feras o agente envolvido, há que ter bom senso. O individuo não estava armado nem estava a por ninguém em perigo, estava só a ser inconveniente.
Não vi que houvesse necessidade para tanta brutalidade.
Sabem melhor do que eu que existem técnicas de contenção menos violentas que essa.
Ouve-se bem o agente a dizer para chamar a psp. Visto que não havia perigo podia muito bem ter tentado fazer as coisas de forma pacifica e esperar por reforços.
E se houvesse necessidade poderia te-lo contido de outra forma menos violenta.
O telemóvel foi apreendido, pelo menos é o que se ouve, mas o individuo estava a fazer um vídeo em directo para o facebook...
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por eduardo1143 Qua 10 maio 2017, 10:21

irreverente escreveu:Dói-me especialmente ver (ler) camaradas a criticarem desta forma o acto em si.
Tenho a certeza que o militar fez o que entendeu por bem para pôr fim a  uma alteração da ordem.
O individuo não estava a gravar uma simples ida a uma repartição de finanças, estava a gravar a continuação da porcaria que já tinha feito.
Não vi nenhum " Mata Leão" , vi uma chave no pescoço de alguém que não obedeceu a uma ordem de um agente de autoridade devidamente identificado.
Este guarda teve tomates para se identificar e fazer o que entendeu por bem..!
Alguns dos que aqui o criticam, nunca fizeram uma detenção na vida e num caso destes, viravam costas não diziam que são guardas e saíam de fininho de cena.
Dá-me asco ter que lidar com "marginais" e não lhes poder partir as pernas e os braços, mas enoja-me ver que aqueles que deveriam estar ao lado do camarada são os primeiros a lançá-lo às feras. mt bem
mt bem
avatar
eduardo1143
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 811

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por HULK83 Qua 10 maio 2017, 11:12

Não diria melhor, se na nossa instituição nem os nossos camaradas temos do nosso lado, como é que vamos ter os cidadãos... Enfim triste ver camaradas a julgar sem saber o que estará por detrás disto tudo... No Fixe
HULK83
HULK83
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 40
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 379

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por moralez Qua 10 maio 2017, 11:55

joao miguel silva escreveu:
moralez escreveu:Mais um pseudo heroi do jiujitsu e do ginasio. Treinam para que? Para estas acções e figuras tristes? Acumulam testosterona a mais e depois descarregam assim. Ainda por cima nao estava de serviço. E se apanhar um procurador do MP que se esteja a c@g@r para essas tecnicas, facilmente o acusa de tentativa de homicidio. Na pratica ele asfixiou uma pessoa... Seja feita justiça...
já que ele foi chamado a intervir, ou se calhar como era conhecido, pediram-lhe que o fizesse:
1º virava as costas, era um covarde, um mau profissional e por ai fora.
2º só falava, advertia, não fazia qualquer ação, era um banana, um palhaço que não tem autoridade nenhuma.
3º Dava-lhe um ponta pé, ou projetava-o para o chão, era logo agressão.
Tu mais do que ninguém, já que estas no territorial e lidas cara a cara com todo tipo de situação, sabes que por mais que tu aches que estas a fazer bem, haverá sempre a critica, de quem não faz a ponta de um corno, do que é lidar com estes arrogantes, que pensam que só o direito deles é que é o certo.
O ilustre camarada na minha opinião, só falhou em não apreender o telemóvel...e mais não digo para não ferir suscetibilidades de gente que pensa que vive no pais das maravilhas...
Bem, é fácil de responder a isso tudo...
1º o Guarda não estava de serviço, era um utente tal como todos os civis que ali estavam. Nem sequer pertence àquela ZA, pois é da PSP.
2º uma vez que quis intrometer-se, obviamente que fez bem ter usado palavras em 1º lugar e se identificado como o fez.
3º Será que um simples puxar de colarinhos não servia para o tirar dali para fora? Ainda por cima a um mariconço (sem ofensa aos homo).

Só quero dizer que o Guarda teve boa atitude, optou por aquela ação é lá com ele. Só falhou foi na proporção da força. Agarrá-lo por 1 braco, puxar-lhe os colarinhos, torcer-lhe uma articulação, até puxá-lo por uma orelha como se faz à canalha, era mais apropriado que aquilo...
Se me dissesses que eles se tinham envolvido em confrontos e, a dada altura, o militar teve necessidade de fazer aquilo para se defender, ainda papava. Agora fazer aquilo gratuita e espontâneamente, esteve mal...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Alvaro Carvalho Qua 10 maio 2017, 11:59

Pois, tal como diz o moralez, um puxão de orelhas, estaria proporcional ao armanço em parvo do indivíduo.

Á canalha, não seria necessario mais do que isso...
avatar
Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens : 883
Meu alistamento : Setembro de 1975! Cap Aguiar, como Comandante de Companhia
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Overlord Qua 10 maio 2017, 12:12

Sendo fora da ZA advertia o homem e contactava a PSP... Para mim ouve um claro excesso do uso de força e o militar apreendeu e bem o telemovel mas teve azar que aquilo era uma transmissão em directo para o facebook
Overlord
Overlord
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 94
Profissão : GUarda de infantaria
Nº de Mensagens : 1183

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por ACP Qua 10 maio 2017, 12:26

Sabem uma coisa? Não? Então eu vou dizer:

- Se eu fosse comandante ou chefe directo deste militar, já estava a elaborar a proposta de louvor pelo serviço que, sozinho e corajosamente, naquelas circunstâncias, prestou à sociedade e muito particularmente ao bom nome e reputação de um órgão do Estado e seus funcionários. Contrariamente a muitos outros militares da Guarda, aquele quando solicitado a intervir pelo funcionário responsável daquela repartição de finanças, não encolheu os ombros nem virou a cara para o lado, como alguns covardemente fazem. Cumpriu o seu dever. Se o uso da força foi excessivo, caberá agora, a quem de direito, no âmbito do processo interno (processo disciplinar) determinar se o mesmo foi legítimo, necessário, adequado e proporcional. Espero e desejo que ao prevaricador, agora, em Tribunal, lhe seja aplicada a punição adequado em conformidade com os factos praticados. Por enquanto, em Portugal, ainda há lei! Lá na terra das fabelas é que aquilo é diferente. E quem manda em Portugal são os portugueses, e não um qualquer badameco que caiu aqui de paraquedas.
ACP
ACP
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 53
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 2942

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Qua 10 maio 2017, 12:41

HULK83 escreveu:Não diria melhor, se na nossa instituição nem os nossos camaradas temos do nosso lado, como é que vamos ter os cidadãos... Enfim triste ver camaradas a julgar sem saber o que estará por detrás disto tudo... No Fixe

Pois mas o facto de ser um militar da gnr não lhe dá o direito de fazer o que quer, nesta, tal como em outras situações, as autoridades tem o dever de cumprir com a legislação em vigor e respeitar os direitos dos cidadãos. Não é por serem autoridades que podem fazer o que querem e o que apetece.
As acções incorrectas devem ser punidas e as corretas louvadas. Se querem que os cidadãos respeitem as autoridades também têm que se dar ao respeito.
Acha que um cidadão depois de ver esta situação o que vai pensar da gnr?? são umas bestas que até fizeram o homem sufocar e desmaiar desnecessariamente. Se por outro lado, tivesse sido abordado de um forma mais pacifica, iriam ficar mais bem vistos.

Por exemplo os programas que dão na tvi 24 sobre a acção das policias, mostram o seu dia a dia, por um lado mostram o que passam os homens que pertencem às autoridades e a forma como actuam e lidam com as situações com um intuito de passarem a ser cada vez mais bem vistos pela população.
No entanto se mostrassem as situações em que há abusos de força, iria provocar um efeito de revolta na população, volta e meia aparece situações nas noticias que mostram abuso da força, o não respeito da legislação, abuso dos bens públicos, etc que provoca o efeito de revolta e desrespeito pelas autoridades.
Todos sabemos que há pessoas boas e pessoas más em todo o lado, e que não se pode medir tudo pela mesma bitola.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por ORY Qua 10 maio 2017, 12:42

Bem ao ler aqui certos comentarios com colegas como alguns que aqui estão quem precisa de inimigos... O colega em si pode não ter escolhido a melhor maneira de imobilizar e retirar dali o individuo no entanto não sabemos o que se passou antes, logo qualquer opinião poderá ser extremamente injusta , quem anda na rua (pois à muitos que so sabem o que é secretária) sabe bem que as coisas nem sp sao lineares. Vamos aguardar , está na altura das pessoas começarem a respeitar a farda que vestimos (se bem que a relidade é que cada vez somos mais desautorizados com a complacencia dos tribunais e governo) . Colega sejas tu quem fores tens o meu apoio.
avatar
ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1148
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por dragao Qua 10 maio 2017, 13:15

Naturalmente que as opiniões divergem. 
Eu pessoalmente não gostei de ver nas imagens a forma como o militar se pronunciou sobre a voz de detenção. Pela certa, não foi o que está consignado nas normas legais "lindo menino, estás detido". Nas imagens não se vislumbra a leitura dos direitos e deveres ao lhe ser dada voz de detenção nem advertências dos atos que o cidadão estaria a incorrer.
Teria o militar efetuado tais procedimentos, não aparecendo nas filmagens,...
Que o inquérito decorra dentro das normas legais e que a justiça seja justa...
Em relação ao direito de imagem, tem muito que se lhe diga... aqui no fórum tem um tópico sobre esse assunto...dêem uma vista de olhos...
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Qua 10 maio 2017, 13:35

Na minha opinião não está em causa o agente ter actuado ou não mas sim a forma como o fez, se não cumpriu com as normas legais, utilizou força excessiva, etc , acaba por se prejudicar em vez do contrário.

Neste caso o seu inimigo foi ele próprio por não ter feito a coisa certa.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por moralez Qua 10 maio 2017, 13:39

ORY escreveu:Bem ao ler aqui certos comentarios com colegas como alguns que aqui estão quem precisa de inimigos... O colega em si pode não ter escolhido a melhor maneira de imobilizar e retirar dali o individuo no entanto não sabemos o que se passou antes, logo qualquer opinião poderá ser extremamente injusta , quem anda na rua (pois à muitos que so sabem o que é secretária) sabe bem que as coisas nem sp sao lineares. Vamos aguardar , está na altura das pessoas começarem a respeitar a farda que vestimos (se bem que a relidade é que cada vez somos mais desautorizados com a complacencia dos tribunais e governo) . Colega sejas tu quem fores tens o meu apoio.

Acho que aqui ninguem está a criticar a atitude do militar. De facto até é de enaltecer.
O que está aaui em causa, apenas e só, é o uso da força aplicado. Na minha opinião foi completamente desproporcional.
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por HULK83 Qua 10 maio 2017, 13:46

Claro o melhor seria deixar o indivíduo continuar a provocar distúrbios e voltar as costas... "Nem estou de serviço e nem é comigo!!"... Errado!! Se todos nós fizessemos o que nos compete, este camarada não estaria a ser julgado, pela sua conduta... Haveria mais respeito por todos nós..
HULK83
HULK83
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 40
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 379

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por MiguelBarrancos Qua 10 maio 2017, 14:09

Havia mais respeito por todos nós? Será mesmo que havia?
Eu não condeno o camarada, foi uma técnica  que poucas mazelas deixa, e bem aplicada, com calma. Parabéns por ter salvo o dia...
Agora vamos ver com que consequencias para a sua família e para si mesmo.
Se todos nos fizéssemos o que nos compete, até o comum cidadão poderia reter o individuo... Mas para quê? Para ainda lhe ter que pagar indemnização?
MiguelBarrancos
MiguelBarrancos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 968
Mensagem : camaradagem era a solução para metade dos nossos problemas...
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por joao miguel silva Qua 10 maio 2017, 15:18

ACP escreveu:Sabem uma coisa? Não? Então eu vou dizer:

- Se eu fosse comandante ou chefe directo deste militar, já estava a elaborar a proposta de louvor pelo serviço que, sozinho e corajosamente, naquelas circunstâncias, prestou à sociedade e muito particularmente ao bom nome e reputação de um órgão do Estado e seus funcionários. Contrariamente a muitos outros militares da Guarda, aquele quando solicitado a intervir pelo funcionário responsável daquela repartição de finanças, não encolheu os ombros nem virou a cara para o lado, como alguns covardemente fazem. Cumpriu o seu dever. Se o uso da força foi excessivo, caberá agora, a quem de direito, no âmbito do processo interno (processo disciplinar) determinar se o mesmo foi legítimo, necessário, adequado e proporcional. Espero e desejo que ao prevaricador, agora, em Tribunal, lhe seja aplicada a punição adequado em conformidade com os factos praticados. Por enquanto, em Portugal, ainda há lei! Lá na terra das fabelas é que aquilo é diferente. E quem manda em Portugal são os portugueses, e não um qualquer badameco que caiu aqui de paraquedas.
Louvor, por isto não. Mas uma Menção Honrosa sim.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por dragao Qua 10 maio 2017, 16:41

Ministra abre inquérito a GNR que deteve à força homem nas Finanças

A ministra da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito às circunstâncias que levaram um militar da GNR à civil a deter um homem na repartição de finanças no Montijo.

"A ministra da Administração Interna determinou na terça-feira à Inspeção-Geral da Administração Interna [IGAI] a realização de um inquérito para o apuramento de eventuais responsabilidades", disse à agência Lusa fonte oficial do gabinete do ministério de Constança Urbano de Sousa.

O caso foi tornado público pelo próprio envolvido, que fez um vídeo para as redes sociais a informar que estava na Repartição de Finanças para resolver questões relacionadas com o IRS.

No vídeo é possível ver um elemento da GNR, que estava à civil, a imobilizar o indivíduo pelo pescoço.

Na terça-feira, a GNR anunciou também a abertura de um processo de inquérito para "averiguar as circunstâncias da detenção do cidadão para apuramento de eventuais responsabilidades", tendo em conta as imagens difundidas.

Em comunicado, a GNR confirmou a detenção de um cidadão que se encontrava com uma atitude imprópria e ofensiva para com os funcionários de uma Repartição de Finanças no Montijo.

in: JN
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por jmflince Qua 10 maio 2017, 17:08

Grande homem não virou as costas ao que estava a ver. O que se passou antes o outro " cobardola" devia mostrar porque ao filmar já era com alguma intenção. São muito rápidos a abrir inquérito que acho bem mas os resultados apurados deviam ser divulgados para que toda a gente ficasse esclarecida.
jmflince
jmflince
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 58
Profissão : Cabo GNR
Nº de Mensagens : 1270
Mensagem : Estou a viver o tempo que perdi em trinta anos de serviço.


Meu alistamento : 04-03-1991

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por jpnogueira Qua 10 maio 2017, 17:22

Vejo muita gente a criticar o camarada e a defender uma técnica menos agressiva.
Agora digam-me quantos do vocês conhecem ou tiveram formação institucional sobre técnicas de defesa pessoal/policial?!!!
Será que ainda se recordam das autenticas "tretas" que são ensinadas no alistamento?!
Será que estão adaptadas á realidade?!!
A GNR dá instrução constante aos militares que os permitam fazer face a este tipo de situações?!
No territorial pelo menos não! É mais importante canalizar a malta para op. trânsito...
Quantas detenções são efetuadas com recurso à "força bruta" que são bem mais perigosas do que uma técnica marcial bem aplicada?!!!
Parabéns ao camarada por intervir e não virar as costas como mais de 80% dos Guardas que conheço fariam...
Parabéns ao camarada, por se manter ativo e procurar instrução que a própria instituição não dá!
Façam uma pesquisa sobre a técnica utilizada ( adianto que o objetivo é cortar por momentos a circulação sanguínea para o cérebro fazendo com que o suspeito perca a consciência)...
Não vou comentar se foi a mais adequada, eu não estava lá, não sei o que se passou antes...
Uma pessoa de bem, não "arma aquele circo", no máximo pede o livro de reclamações e resolve as coisas de forma civilizada...
Uma coisa tenho a certeza, a GNR tem que investir mais em formação e treino continuo nos militares que estão no serviço operacional.
Mas só vejo os "heróis das secretarias" a ficar bem na fotografia e bons militares a levar porradas porque fizeram bem mais do que a sua obrigação...mas tiveram azar...
jpnogueira
jpnogueira
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 37
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 114
Meu alistamento : CFG 2010
CPCB 2015/16

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por DMSC Qua 10 maio 2017, 17:24

Falta de instrução. Existe o CP e o CPP, (Código Penal e  Código Processo Penal), este camarada não os deve conhecer, este cidadão que crime cometeu - crime particular? crime semi- público? crime público? Pelas imagens, acho que está metido em maus lençóis. E nestas situações já sabemos os advogados.Ou arranja um bom advogado, ou então que recorra á nossas associações, o que não acredito que o defendam muito.
DMSC
DMSC
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 55
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 590
Mensagem : " Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco. "

Jean Jacques Rousseau

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por eduardo1143 Qua 10 maio 2017, 18:13

A maior parte dos camaradas que aqui fazem comentários são uns tristes, se se vissem na mesma situação que o camarada o que teriam feito?!!! Fácil.. não teriam feito absolutamente nada!! Escondiam-se atrás da roupa civil e esqueciam-se que eram militares da GNR e que tinham o dever de algo fazer.
Não me custa ver os comentários tristes da parte da sociedade civil frustrada, custa-me ver opiniões destrutivas da parte de "camaradas" em relação a está atuação.
Bem haja ao camarada, por ter orgulho naquilo é, e não ter lidado com a situação como se nada fosse.
avatar
eduardo1143
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : militar
Nº de Mensagens : 811

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Xavi76 Qua 10 maio 2017, 18:19

A confirmar que se trata de um OPC é de lamentar a conduta do mesmo  No Fixe

Não me revejo em tal conduta bem como acredito que a esmagadora maioria dos OPC`S também não  Fixe

Justiça seja feita a todos "aqueles" que se "armam" em "karatecas e pistoleiros"  militar
Xavi76
Xavi76
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GRD. Infª G.N.R.
Nº de Mensagens : 413
Mensagem :

Meu alistamento : 04NOV02 CFP "AIP"; 29OUT04 8ºCF "EPG" e 17FEV20 7º CPCb "EG e CFFF"

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por COELHO.X Qua 10 maio 2017, 18:52

Na cabecinha de muitos, perante algumas adversidades que se deparem, é melhor assobiar para o lado,o mesmo se passa em relação ao seu trabalho, são uns tristes, nem guardas deveriam ser até.
Julgar os outros é facil, fazer algo pelos outros nem pensar, faz tu.
Nao crusifiquem o homem, é um dos nossos caramba!
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por joao carlos rua Qua 10 maio 2017, 19:23

Fiquei indignado ao ter lido num grupo do face, um camarada a chamar parvo a este nosso Camarada.
Mas sou forçado a dar razão a quem lhe chamou isso.
Lendo os comentários do pessoal do sofá só me convenço que o tal camaradazinho tem toda a razão em menosprezar o meu Camarada por tentar repor a Ordem Publica assumindo-se como Agente de Autoridade.
Foste parvo pá!
Devias-te refundir nessa tua roupagem civil, assobiar para o lado e agora não eras alvo da MAI do Comandante, do Oficial Instrutor, de algum advogado lampeiro e de meia dúzia de escroques que te crucificarão no face e noutros sítios de visibilidade.
Conta comigo se tiveres que pagar alguma indemnização ou ficares suspenso. 
Já estou habituado a contribuir dentro das minhas posses. 
Conheço a fauna.
E abre os olhos pá! 
Faz-te funcionário público como muitos.
Isto já não é o que era.
Recebe um forte abraço.
joao carlos rua
joao carlos rua
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 61
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1553
Mensagem : Já está!!!!
Meu alistamento : 1986

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Croco Qua 10 maio 2017, 19:24

DMSC escreveu:Falta de instrução. Existe o CP e o CPP, (Código Penal e  Código Processo Penal), este camarada não os deve conhecer, este cidadão que crime cometeu - crime particular? crime semi- público? crime público? Pelas imagens, acho que está metido em maus lençóis. E nestas situações já sabemos os advogados.Ou arranja um bom advogado, ou então que recorra á nossas associações, o que não acredito que o defendam muito.
Jair Costa está acusado dos crimes de desobediência e coação de funcionário da repartição das Finanças do Montijo, segundo avançou aos jornalistas o advogado de defesa do cidadão brasileiro, António Aguiar, citado pela TVI 24
http://observador.pt/2017/05/10/aspig-exige-uma-investigacao-sem-preconceitosao-gnr-envolvido-no-incidente-do-montijo/


Última edição por Croco em Qua 10 maio 2017, 20:03, editado 1 vez(es)
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por dragao Qua 10 maio 2017, 19:31

O problema é que são filmagens processadas em local aberto ao serviço público...
E agora! 
Existe ilícito criminal ou não Smile
O mesmo será fotografar um militar da guarda fardado no exercício de funções que não esteja em investigação criminal ou outro que possa perturbar ou prejudicar a investigação...
Por exemplo; fotografar ou filmar o militar da GNR que se encontra de guarda à porta de Belém....
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Croco Qua 10 maio 2017, 19:34

Jair Costa está acusado dos crimes de desobediência e coação de funcionário da repartição das Finanças do Montijo, segundo avançou aos jornalistas o advogado de defesa do cidadão brasileiro, António Aguiar, citado pela TVI 24
http://observador.pt/2017/05/10/aspig-exige-uma-investigacao-sem-preconceitosao-gnr-envolvido-no-incidente-do-montijo/
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Qua 10 maio 2017, 19:48

Eu continuo a achar que estão a ver mal a coisa, e aquilo que se tem falado neste tópico.
Ninguém até agora disse que o opc não devia ter actuado, pelo contrário, que fez bem em te-lo feito.
No entanto, há a forma correcta e a forma errada de se fazer as coisas.
Pelo que se pode ver nas imagens não era uma situação de risco eminente que justificasse o acto do opc, bastava um "puxão de orelhas" como se faz às crianças para imobilizar o individuo.
Independentemente do que o individuo possa ter feito antes, no momento da detenção não estava a fazer nada que justificasse a aplicação daquela técnica, ou agora os opc são justiceiros que aplicam a força para a detenção consoante a sua sentença? (Apesar de muitos merecerem, não se deve fazer)

O importante é ver o que é bem feito e o que é excessivo, E o que for excessivo deve ser corrigido.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por amsv Qua 10 maio 2017, 20:25

Assim analisando de fora pelo que é publico,apenas posso dizer que a actuação do militar a meu ver foi muito assertiva:
Quanto á abordagem: - Apesar de de poder camuflar no meio do comum cidadão o militar identificou-se e provou a sua qualidade como agente de autoridade (muito bem)
- Informou o individuo que estava a provocar desordem numa repartição publica da AUTORIDADE TRIBUTARIA (de todos nos) com funcionários públicos (pagos por nos) e com outros utentes á espera para serem atendidos
Quanto á execução: - Informou o individuo que estava a causar desordem, que o comportamento não era correto e que as pessoas assim como o local não era o indicado para filmar, quanto ás pessoas estas tinham direito á imagem e que não poderia filmar
Quanto ao resultado: Individuo após não obedecer a ordem legitima e legal, foi por parte do militar cessado o ilícito e detido o individuo sem grande alarido utilizou uma técnica de imobilização pouco violenta e não letal.
Como é que se poderia resolver o problema sem utilização da força?? Fácil quando o militar se identificou, o individuo saia do local ou mantinha-se calmo e entrava em dialogo com o militar obedecendo ás suas instruções, desligava o telemóvel e se vi-se que os seus direitos estavam a ser violados queixava-se do militar, no tribunal na instituição etc.(mas não ao invés resolveu virar as costas ao militar como se de um cão se tratasse e continuou a fazer o que estava a fazer pois o guarda que estava a falar para ele não era nada nem ninguém)
amsv
amsv
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 479
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por moralez Qua 10 maio 2017, 20:39

dragao escreveu:O problema é que são filmagens processadas em local aberto ao serviço público...
E agora! 
Existe ilícito criminal ou não Smile
O mesmo será fotografar um militar da guarda fardado no exercício de funções que não esteja em investigação criminal ou outro que possa perturbar ou prejudicar a investigação...
Por exemplo; fotografar ou filmar o militar da GNR que se encontra de guarda à porta de Belém....
Aí é que está. O individuon estava a filmar-se a ele proprio. Alias, quando o guarda lhe disse para nao o filmar (ao militar) ele ate desviou o telemovel. Nao vislumbro qualquer ilicito aí...
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por moralez Qua 10 maio 2017, 20:43

Gif escreveu:Eu continuo a achar que estão a ver mal a coisa, e aquilo que se tem falado neste tópico.
Ninguém até agora disse que o opc não devia ter actuado, pelo contrário, que fez bem em te-lo feito.
No entanto, há a forma correcta e a forma errada de se fazer as coisas.
Pelo que se pode ver nas imagens não era uma situação de risco eminente que justificasse o acto do opc, bastava um "puxão de orelhas" como se faz às crianças para imobilizar o individuo.
Independentemente do que o individuo possa ter feito antes, no momento da detenção não estava a fazer nada que justificasse a aplicação daquela técnica, ou agora os opc são justiceiros que aplicam a força para a detenção consoante a sua sentença? (Apesar de muitos merecerem, não se deve fazer)

O importante é ver o que é bem feito e o que é excessivo, E o que for excessivo deve ser corrigido.
Nem mais! Acho que estão a confundir as criticas e a meter tudo no mesmo saco.
Ainda ni guem criticou a atitude e a ação do militar. Apenas se criticou o uso da força. E nao venham dizer que aquilo é uma tecnica inofensiva. Aliás, a tecnica em si, é. Mas quando é bem executada. Em poucos segundos, o visado perde as forças e os sentidos. Agora estar 2 minutos naquilo?
moralez
moralez
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar G.N.R.
Nº de Mensagens : 7049
Mensagem : bla
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Qua 10 maio 2017, 21:14

Conforme deu nas noticias, o individuo e o opc antes do vídeo vieram até À rua conversar "pacificamente", e depois o individuo voltou  para dentro da repartição de finanças e começou a filmar. (percebe-se isso durante o vídeo com o que o individuo diz).
Mesmo que tenha sido com uma atitude provocatória, não colocou em perigo eminente ninguém.

Agora é esperar que o inquérito dê os seus resultados.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por joao carlos rua Qua 10 maio 2017, 21:16

Já começou...
uso da força física por parte dos militares de GNR está previsto na lei e nas normas internas desta polícia mas tem fortes restrições baseadas no conceito da proporcionalidade. Segundo uma circular interna da GNR de 2014, a que o Expresso teve acesso, o uso da força deve ser sempre "uma opção do adversário". Isto é, a iniciativa nunca deve partir do militar.
De acordo com o documento, o contato físico só deve ser utilizado quando "o adversário resistir ativamente" e o militar necessitar de "defesa pessoal". Nas imagens gravadas na Repartição de Finanças do Montijo esta terça-feira à tarde pelo próprio cidadão brasileiro, Jair Costa, nunca é visível qualquer ato de agressividade física ou de de resistência ativa embora o comunicado emitido pela GNR sobre o assunto refira uma "atitude imprópria e ofensiva" para com os funcionários das finanças. Nestes casos, e segundo as normas da GNR, o militar deveria ter-se ficado pelo contato verbal e pela ordem de prisão.
O facto de a Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) ter sido chamada para dirigir o inquérito significa que está em causa a suspeita de "abuso de autoridade".
A circular da GNR é taxativa: "Cada patamar do uso da força [da parte dos militares] deve ser completamente esgotado antes de passar para o patamar seguinte. A subida ou descida de patamar deve atender à adequabilidade, necessidade e proporcionalidade da resposta, face ao comportamento do adversário".
Uma ideia que é reforçada no Regulamento de Disciplina da Guarda Nacional Republicana, que defende que os militares devem utilizar “a persuasão como regra de atuação”, “só fazendo uso da força esgotados que sejam os restantes meios”. O regulamento diz ainda que tem de haver “proporcionalidade” e uma “resposta adequada”. Ou seja, se algum agente foi agredido ou se houver terceiros em perigo ou também agredidos.
De acordo com as imagens do vídeo, o militar imobiliza Jair Costa apertando-lhe o pescoço com um golpe usado nas artes marciais chamado "mata-leão", que o fez desmaiar por alguns segundos. A circular de 2014 da GNR classifica as zonas da cabeça e do pescoço como "vermelhas", sendo consideradas "de elevado risco de ocorrência de lesões graves e permanentes (ou de difícil recuperação)".
Nada de grave aconteceu ao brasileiro, que foi indiciado pelos crimes de desobediência e coação de funcionário. Ficou com a medida de coação mais ligeira: termo de identidade e residência.
O caso é investigado pela IGAI e o Ministério Público abriu um inquérito que abrange "toda a factualidade relacionada com a matéria".
Contactado pelo Expresso, o gabinete de comunicação da GNR não faz comentários sobre o caso. "O processo de averiguações interno está a decorrer conforme foi divulgado ontem. Não existem mais declarações", afirma um dos porta-vozes da Guarda.

joao carlos rua
joao carlos rua
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 61
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1553
Mensagem : Já está!!!!
Meu alistamento : 1986

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por иuησ Qua 10 maio 2017, 21:46

irreverente escreveu:Dói-me especialmente ver (ler) camaradas a criticarem desta forma o acto em si.
Tenho a certeza que o militar fez o que entendeu por bem para pôr fim a  uma alteração da ordem.
O individuo não estava a gravar uma simples ida a uma repartição de finanças, estava a gravar a continuação da porcaria que já tinha feito.
Não vi nenhum " Mata Leão" , vi uma chave no pescoço de alguém que não obedeceu a uma ordem de um agente de autoridade devidamente identificado.
Este guarda teve tomates para se identificar e fazer o que entendeu por bem..!
Alguns dos que aqui o criticam, nunca fizeram uma detenção na vida e num caso destes, viravam costas não diziam que são guardas e saíam de fininho de cena.
Dá-me asco ter que lidar com "marginais" e não lhes poder partir as pernas e os braços, mas enoja-me ver que aqueles que deveriam estar ao lado do camarada são os primeiros a lançá-lo às feras.

Bem... Não me vou alongar muito sobre a minha opinião, quem me conhece sabem qual é.

A Apg/Gnr está esteve representada no Tribunal da Comarca do Montijo a acompanhou solidariamente o Profissional da GNR que, na sua folga, ficou envolvido na detenção mediática de um cidadão de nacionalidade Brasileira.

Quanto à técnica utilizada, mal ou bem aplicada, é permitida e encontra-se no manual de defesa pessoal.

Ao critério de alguns, o Guarda devia ter levado no "focinho" ou então ter "respeitado" aquela maxima que anda por ai a circular "o melhor serviço é aquele que fica por fazer..."

Camarada Pinto, haja "tomates"!
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por jpnogueira Qua 10 maio 2017, 21:52

joao carlos rua escreveu:Fiquei indignado ao ter lido num grupo do face, um camarada a chamar parvo a este nosso Camarada.
Mas sou forçado a dar razão a quem lhe chamou isso.
Lendo os comentários do pessoal do sofá só me convenço que o tal camaradazinho tem toda a razão em menosprezar o meu Camarada por tentar repor a Ordem Publica assumindo-se como Agente de Autoridade.
Foste parvo pá!
Devias-te refundir nessa tua roupagem civil, assobiar para o lado e agora não eras alvo da MAI do Comandante, do Oficial Instrutor, de algum advogado lampeiro e de meia dúzia de escroques que te crucificarão no face e noutros sítios de visibilidade.
Conta comigo se tiveres que pagar alguma indemnização ou ficares suspenso. 
Já estou habituado a contribuir dentro das minhas posses. 
Conheço a fauna.
E abre os olhos pá! 
Faz-te funcionário público como muitos.
Isto já não é o que era.
Recebe um forte abraço.


Subscrevo na integra!!!!
Podes contar também comigo!
Polícias há poucos,  mas ratos de quartel não faltam por ai...
Quando se está na m**d@ é muito fácil apontarem-te o dedo, mas quase ninguém te dá a mão para te ajudar a sair de lá...
jpnogueira
jpnogueira
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 37
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 114
Meu alistamento : CFG 2010
CPCB 2015/16

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por dragao Qua 10 maio 2017, 22:06

Aqui não é a questão de ser "ratos de quartel ou não"... (Não sei o que é isso)  ar0ad4ra
Todos os militares tem carteira profissional. Até prova em contrário são militares da GNR. Apenas variam no desempenho "Exercem serviço operacional ou administrativo".
A partilha de opiniões divergentes, no contexto do debate, também é importante para extrair o que de interesse se ler para "limar picos" que nos podem ser benéficos no futuro...
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes