Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Em Curso Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Croco Ter 09 maio 2017, 21:19

Relembrando a primeira mensagem :

Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'
Agente da autoridade está a ser acusado de brutalidade policial.

Um militar da GNR aplicou um golpe no pescoço, normalmente apelidado 'mata leão', a um cidadão brasileiro que estava a provocar distúrbios na tarde desta terça-feira numa repartição de finanças no Montijo. 

Agente da autoridade está a ser acusado de brutalidade policial.

O homem, que estava a fazer um direto para a rede social Facebook, acabou por desmair.

Em comunicado enviado às redações, a GNR confirma a detenção de um indivíduo por conduta imprópria e diz que abriu um inquérito para apurar responsabilidades.


http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/militar-da-gnr-prende-homem-com-mata-leao


Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo


Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por CARI2013 Qua 10 maio 2017, 22:13

dragao escreveu:Aqui não é a questão de ser "ratos de quartel ou não"... (Não sei o que é isso)  ar0ad4ra
Todos os militares tem carteira profissional. Até prova em contrário são militares da GNR. Apenas variam no desempenho "Exercem serviço operacional ou administrativo".
A partilha de opiniões divergentes, no contexto do debate, também é importante para extrair o que de interesse se ler para "limar picos" que nos podem ser benéficos no futuro...
"O filme “Divergente” (Divergent, na versão original) foi lançado mundialmente em 2014 e conta a história de um mundo pós-guerra, onde para garantir a paz na humanidade, os seres humanos foram divididos em cinco facções diferentes, de acordo com a principal característica de cada indivíduo: Franqueza (para os honestos), Amizade (para os generosos), Audácia (para os corajosos), Erudição (para os inteligentes) e Abnegação (para os altruístas).
No entanto, a protagonista da saga descobre no seu teste de aptidão que não se enquadra em nenhuma das categorias existentes, ou seja, torna-se uma divergente."
"somente se tornará possível atingir o consenso quando há um discurso argumentativo e livre de coações, interesses e influências, onde se permite o afloramento e a conservação da diferença e pressupõe um mundo partilhado intersubjetivamente"

A verdade é que hoje não é vulgar ler, ou ouvir, um discurso argumentativo,  livre de coações, interesses e influências.  Isto é que me preocupa. Todos "puxam a brasa à sua sardinha"!!! constipado


Última edição por CARI2013 em Qua 10 maio 2017, 22:28, editado 4 vez(es)
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por dragao Qua 10 maio 2017, 22:16

O problema é mesmo esse CARI "vivemos numa sociedade de filmes e tecnologias"... Smile
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23261
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por dragao Qua 10 maio 2017, 22:25

Pelo mundo "da era da informática" proliferam as opiniões;
Leia-se; 

Se o que este agente da GNR fez fosse legal, viveríamos num Estado policial. Não é (embora pareça que, tal como muitos outros casos de abuso policial, vá ser branqueado com justificações manhosas para fingirmos que isto é aceitável).
Mas isso não basta. É preciso que os cidadãos tenham consciência de que esta atuação não é legal. Quando os cidadãos consideram esta atuação normal, razoável, justificada, podemos estar (ainda que apenas materialmente) a viver num Estado policial.
A pessoa em causa não estava a praticar qualquer crime. A lei não é aquilo que alguém nos meteu na cabeça. Fazer um filme dentro de uma repartição das finanças (de nós próprios), não é crime. Só poderia ser crime se o cidadão (ainda que brasileiro, beneficia da mesma proteção) estivesse a filmar (de modo identificável) outras pessoas sem o seu consentimento. E, mesmo assim, poderia ser uma conduta justificada. Em casos de conflitos de direitos ou interesses, pode tornar-se lícito a filmagem de pessoas sem o seu consentimento.
O cidadão não foi detido, não lhe foi comunicada qual a infração, nem lhe foram lidos os seus direitos. Um cidadão apenas pode ser detido - nestas circunstâncias - quando seja suspeito da prática de um crime (a infração tem que lhe ser comunicada e têm que lhe ser lidos os direitos, sendo constituído, ainda que sob validação posterior pelo M.P., como arguido); ou, então, quando esteja a desobedecer uma ordem legítima da autoridade, e a detenção seja o único modo de garantir a preservação de um outro bem jurídico mais importante ou a prevenção de perigos ou crimes. Quando alguém desobedece a uma ordem legítima da autoridade, a resposta não é - em primeira linha - a detenção (muito menos coerciva). É para isto que temos o crime de desobediência.
É isto que nos diz o art. 14.º da Lei Orgânica da GNR: « No âmbito das suas atribuições, a Guarda utiliza as medidas de polícia legalmente previstas e nas condições e termos da Constituição e da lei de segurança interna, não podendo impor restrições ou fazer uso dos meios de coerção para além do estritamente necessário. 2 — Quem faltar à obediência devida a ordem ou a mandado legítimos, regularmente comunicados e emanados de autoridade de polícia ou agente de autoridade da Guarda, é punido com a pena legalmente prevista para a desobediência qualificada.»
O art. 16.º do Estatuto dos Militares da GNR vem reforçar esta ideia: «1 — O militar da Guarda usa os meios coercivos adequados e necessários à reposição da legalidade e da ordem, segurança e tranquilidade públicas quando estes se
mostrem indispensáveis, necessários e suficientes ao bom
cumprimento das suas funções e estejam esgotados os
meios de persuasão. 2 — O militar da Guarda tem o especial dever de assegurar o respeito pela vida, integridade física e psíquica, honra e dignidade das pessoas sob a sua custódia ou ordem. 3 — O militar da Guarda só recorre ao uso da força, nos casos expressamente previstos na lei, quando este se revele legítimo, necessário, adequado e proporcional ao
objetivo visado».
E, ainda, do Código Deontológico do Serviço Policial: «Artigo 8.º (Adequação, necessidade e proporcionalidade do uso da força)
1. Os membros das Forças de Segurança usam os meios coercivos adequados à reposição da legalidade e da ordem, segurança e tranquilidade públicas só quando estes se mostrem indispensáveis, necessários e suficientes ao bom cumprimento das suas funções e estejam esgotados os meios de persuasão e de diálogo.
2. Os membros das Forças de Segurança evitam recorrer ao uso da força, salvo nos casos expressamente previstos na lei, quando este se revele legítimo, estritamente necessário, adequado e proporcional ao objectivo visado.»

Estritamente necessário, indispensável...? Era estritamente necessário estrangular o cidadão (sendo que se trata de uma manobra que integra necessariamente, ainda que realizada por pessoa treinada, perigo para a vida)? Obviamente que não. E se um cidadão faz um vídeo a lamentar-se das finanças, que mal vem ao mundo ou à sociedade? O cidadão estava afastado do balcão de atendimento a lamentar-se e a fazer algo muito comum: a depositar as suas frustações (justificadas ou não, não sabemos) do modo como hoje muita gente as deposita, através do facebook... Se nada fosse feito, o cidadão terminava o seu vídeo, lamentava-se mais um pouco, ia para casa frustrado (ainda) e passava os dias a dizer mal das finanças. Nada de novo. Nada de relevo. Os polícias (PSP ou GNR) deveriam ser treinados em pacificação de conflitos (é suposto que saibam garantir a tranquilidade pública com vários meios, e não apenas à pancada), e nunca serem aqueles que fazem escalar o conflito até ao ponto de rebuçado da violência.
Há ainda que relembrar que, num Estado de Direito Democrático, a atuação da polícia submete-se, em primeiro lugar, à constituição. Ora, os arts. 1.º, 2.º, 18.º, 25.º e 27.º da CRP impõem que o uso da força esteja subordinado ao respeito pela dignidade da pessoa humana, necessidade, proporcionalidade, subsidariedade. Só se recorre ao uso da força quando é a única - a única mesmo, não se pode fazer mais nada - forma de evitar a ocorrência de um mal maior, de evitar a prática de crimes graves, proteger bens jurídicos muito importantes, de prevenir perigos para a sociedade, de prevenir perturbações sérias da ordem pública. Não vejo que mal maior estivesse aqui em causa. Ou que o estrangulamento fosse o único meio de o remover... O que me parece é que as pessoas andam a guiar-se pela brutalidade da polícia americana e achar que aqui é a mesma coisa. Não é. Em Portugal, supostamente, temos regras claras e estritas sobre a força policial. Para defesa dos cidadãos!
Pelo que vejo - claro, não tenho os factos todos - a "ordem" emitida (nem se percebe que ordem foi) nem era legítima. Ordem de expulsão do recinto? Com que fundamento? Ordem de detenção? Com que fundamento? O art. 21.º da Constituição diz-nos que «Todos têm o direito de resistir a qualquer ordem que ofenda os seus direitos, liberdades e garantias». Todos. Até os brasileiros descontentes com o serviço de finanças. Se um polícia me der uma ordem ilegítima, não vou cumprir, é o meu direito. Mas afinal, vou ter que cumprir. Se não cumprir, levo pancada ou corro risco de vida. É isto, em suma, o que é um Estado policial. É um Estado em que o Direito vale menos do que a força.
Reitero o tenho vindo a dizer sobre assunto. Saber que existem agentes da GNR que atuam desta forma não me faz sentir mais segura. Pelo contrário. Deixa-me em pânico. Um dia posso ser eu, o meu marido, a minha filha, uma amiga. Um dia, estamos cansadas, estamos a reclamar, estamos a exercer os nossos direitos, e, de repente, estamos no chão inconscientes (com o bónus de sermos detidas).

Deixo-vos links úteis, se quiserem refletir (seriamente) sobre o assunto:
- CRP: http://www.tribunalconstitucional.pt/tc/crp.html#art21
- Princípios Básicos Sobre A Utilização Da Força E De Armas De Fogo Pelos Funcionários Responsáveis Pela Aplicação Da Lei (Nações Unidas):http://direitoshumanos.gddc.pt/3_6/IIIPAG3_6_23.htm
- LOGNR: http://www.gnr.pt/legislacaoGNR/leiOrganica.pdf
- LEMGNR: https://dre.pt/application/file/a/106645982
- Código Deontológico do Serviço Policial :http://www.gnr.pt/legislacaoGNR/CDeontServPolicial.pdf



In: https://www.facebook.com/ines.f.leite/posts/10213316432926589
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23261
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por CARI2013 Qua 10 maio 2017, 23:24

Hadaka Jime (裸絞) ou Mata-Leão (como foi adotado no Brasil) é um golpe de estrangulamento usado nas artes marciais japonesas, realizado pelas costas do oponente.
O golpe está na categoria dos "Enforcamentos de sangue" pois restringe a circulação do sangue pelas artérias. Quando feito correctamente, causa inconsciência temporária por alguns segundos.
Passo 1: O braço esquerdo do atacante envolve o pescoço do adversário, com traquéia do adversário na dobra do cotovelo.
Passo 2: A mão esquerda do atacante, em seguida, agarra seu braço direito próprio superior (bíceps).
Passo 3: A mão direita é colocada por trás (ou ocasionalmente em cima da) cabeça do oponente.
Passo 4: Os cotovelos são, então, reunidos para fazer pressão nas laterais.
Militar da GNR prende homem com 'mata-leão' - Página 2 Mqdefault
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por иuησ Qui 11 maio 2017, 00:07

иuησ escreveu:
irreverente escreveu:Dói-me especialmente ver (ler) camaradas a criticarem desta forma o acto em si.
Tenho a certeza que o militar fez o que entendeu por bem para pôr fim a  uma alteração da ordem.
O individuo não estava a gravar uma simples ida a uma repartição de finanças, estava a gravar a continuação da porcaria que já tinha feito.
Não vi nenhum " Mata Leão" , vi uma chave no pescoço de alguém que não obedeceu a uma ordem de um agente de autoridade devidamente identificado.
Este guarda teve tomates para se identificar e fazer o que entendeu por bem..!
Alguns dos que aqui o criticam, nunca fizeram uma detenção na vida e num caso destes, viravam costas não diziam que são guardas e saíam de fininho de cena.
Dá-me asco ter que lidar com "marginais" e não lhes poder partir as pernas e os braços, mas enoja-me ver que aqueles que deveriam estar ao lado do camarada são os primeiros a lançá-lo às feras.

Bem... Não me vou alongar muito sobre a minha opinião, quem me conhece sabem qual é.

A Apg/Gnr está esteve representada no Tribunal da Comarca do Montijo a acompanhou solidariamente o Profissional da GNR que, na sua folga, ficou envolvido na detenção mediática de um cidadão de nacionalidade Brasileira.

Quanto à técnica utilizada, mal ou bem aplicada, é permitida e encontra-se no manual de defesa pessoal.

Ao critério de alguns, o Guarda devia ter levado no "focinho" ou então ter "respeitado" aquela maxima que anda por ai a circular "o melhor serviço é aquele que fica por fazer..."

Camarada Pinto, haja "tomates"!

Curioso... Essa técnica está presente no Manual de Defesa Pessoal, com o nome "Defesa de pontapé frontal com estrangulamento. ...Passando para trás e fazer a técnica de estrangulamento. O braço passa na traqueia do adversário segurando no próprio bíceps. O outro braço tapa a visão fazendo pressão sobre o nariz ou colocado na nuca fazendo pressão para a frente."
Ou seja, estrangulamento. Muita calma teve o camarada, na minha opinião.
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Qui 11 maio 2017, 07:36

Tendo em conta o que foi escrito anteriormente o pescoço e cabeça são zonas vermelhas, e a violência física só em ultimo recurso e como defesa pessoal.
Como se pode ver nas imagens, o opc estava com muita pressa pois passou logo para a parte final dos procedimentos a adoptar.
Continuo na minha, não era necessário fazer aquilo, havia outros métodos.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Croco Qui 11 maio 2017, 13:57

Montijo: testemunhas contam o que aconteceu
O momento foi partilhado em direto no Facebook, mas mesmo assim há diferentes versões para o que aconteceu. A TVI falou com conhecidos do detido e ainda com as funcionárias das repartição das finanças e com a associação dos profissionais da guarda.
http://www.tvi24.iol.pt/videos/sociedade/montijo-testemunhas-contam-o-que-aconteceu/591379340cf2839000243b3c


GNR que agrediu cidadão é perito em artes marciais
É da investigação criminal da GNR, experiente, e sabe como aplicar o "Mata Leão"
O militar P., que hoje vai ser presente ao Ministério Público do tribunal do Montijo por ter, alegadamente, agredido um cidadão brasileiro, na repartição de Finanças local, presta serviço no Núcleo de Investigação Criminal da GNR do Montijo e é praticante de várias artes marciais como o Krav Maga (israelita), o Jiu-Jitsu (japonesa) e o Muay-thai (tailandês). Segundo fontes militares contactadas pelo DN, o elemento da GNR sabia bem o que estava a fazer quando imobilizou Jair Costa com a manobra "Mata Leão" (braço a fazer chave no pescoço) e não o deixou inconsciente, como foi alegado. E só o fez depois de ter tentado explicar ao cidadão brasileiro, durante meia hora, que não podia coagir a funcionária a preencher-lhe a declaração de IRS e que tinha de se acalmar.

O militar P. estava de folga e tinha ido à repartição de Finanças do Montijo para resolver uma questão. Jair Costa também estava lá para entregar a sua declaração de impostos e terá, supostamente, berrado com a funcionária das Finanças para que ela lhe preenchesse a declaração. Na íntegra, o episódio terá demorado uma hora, embora o vídeo feito por Jair em direto para o Facebook seja já na parte final e dure apenas um minuto. Foi o tempo de mostrar o militar a aplicar o golpe "Mata Leão" e de se ver Jair quase a sufocar. O guarda é agora alvo de dois processos: um, do foro disciplinar, aberto pela GNR e outro interposto pela Inspeção Geral de Administração Interna (IGAI). Ontem, ainda se encontrava ao ativo porque a Guarda estará a aguardar a decisão do Ministério Público hoje, quanto a medidas de coação, para decidir se aplica ou não uma suspensão cautelar.

Segundo o visado contou aos colegas, sentiu-se na obrigação de agir, apesar de estar de folga, até porque se não o fizesse estaria a cometer uma infração disciplinar.

O militar já tem 15 anos de serviço na GNR e uns 35 de idade. É divorciado e pai de uma menina. Até à data, tem a ficha limpa na Guarda.

César Nogueira, presidente da Associação de Profissionais da Guarda (APG/GNR), garantiu ao DN que a associação apoia o militar que "agiu dentro da proporcionalidade exigida e em conformidade com uma situação que estava a descambar num organismo público". O dirigente foi ainda informado de que o queixoso é "bem conhecido por criar situações semelhantes noutros organismos públicos".

César Nogueira diz que a abertura de um processo disciplinar pela Guarda "é normal" e garante ainda que o militar "agiu para restabelecer a ordem pública".
http://www.dn.pt/sociedade/interior/gnr-que-agrediu-cidadao-e-perito-em-artes-marciais-8465410.html
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por calao Qui 11 maio 2017, 20:12

e digo eu... existe algum manual de procedimentos para estas situaçoes ? se existe onde esta ?
calao
calao
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 341
Mensagem : O que faz falta é animar a malta !!
Meu alistamento :

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por msm Qui 11 maio 2017, 20:58

Na PSP temos o RUF, regulamento de utilização da força. Mas nao é preciso, aos policias estão proibidos todos os excessos, não é?
Todavia temos é dar o apoio possivel ao colega. Para o lixar já há muita gente, gente a mais, não temos nada de nos juntar a esses.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por DNS Sex 12 maio 2017, 00:57

É por isso que eu continuo a dizer:
Desfardado saia pela porta... não vi nada!
De serviçoé demorar o que se pode...
DNS
DNS
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 112
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 760
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por иuησ Sex 12 maio 2017, 01:19

Gif escreveu:Tendo em conta o que foi escrito anteriormente o pescoço e cabeça são zonas vermelhas, e a violência física só em ultimo recurso e como defesa pessoal.
Como se pode ver nas imagens, o opc estava com muita pressa pois passou logo para a parte final dos procedimentos a adoptar.
Continuo na minha, não era necessário fazer aquilo, havia outros métodos.

Não sei meu caro, não posso avaliar nos 3 ou 4 minutos de video quando foram 60 a 80 a minutos que durou toda aquela situação...
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por иuησ Sex 12 maio 2017, 01:20

16 minutos de interessantes de ver e ouvir.

иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por irreverente Sex 12 maio 2017, 09:14

 Gif escreveu:Tendo em conta o que foi escrito anteriormente o pescoço e cabeça são zonas vermelhas, e a violência física só em ultimo recurso e como defesa pessoal.
Como se pode ver nas imagens, o opc estava com muita pressa pois passou logo para a parte final dos procedimentos a adoptar.
Continuo na minha, não era necessário fazer aquilo, havia outros métodos.


Gif, quantas detenções já efectuou na sua vida ?
Quantas vezes já foi confrontado com situações de violência contra si ou contra terceiros, que o tenham obrigado a actuar fisicamente ?
Que sabe você sobre o que se passou neste caso nos cerca de 60 minutos anteriores a este vídeo ?


Relativamente a este assunto, apetece-me dizer-lhe que "caladinho" você é um poeta !!
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por COELHO.X Sex 12 maio 2017, 11:05

Para quem está fora da realidade, é fácil criticar e atacar os outros, fazer algo pelos outros é que ta quieto, faz tu...
Na cabeça de alguns é melhor virar as costas as situações, como de um cobarde se tratasse.
Apesar de comentários que aqui vejo, alguns civis até o mereciam...
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por jpnogueira Sex 12 maio 2017, 11:50

Gif escreveu:Tendo em conta o que foi escrito anteriormente o pescoço e cabeça são zonas vermelhas, e a violência física só em ultimo recurso e como defesa pessoal.
Como se pode ver nas imagens, o opc estava com muita pressa pois passou logo para a parte final dos procedimentos a adoptar.
Continuo na minha, não era necessário fazer aquilo, havia outros métodos.
 Afinal que métodos são esses?!!
Que formação a GNR lhe deu e se continua a dar a nível de defesa pessoal e policial?!!!
Pelo que vou vendo, nas detenções com recurso ao uso da força, muitas vezes aquilo é cada um para seu lado...valha-me deus...tem corrido bem...
A GNR gastou dinheiro ao fazer uns cartões com a pirâmide do uso da força, mas esqueceu-se de dar formação e treino aos militares relativamente a cada um dos patamares...
Até no tiro é um deus nos acuda!!!!
Isto claro para o Territorial...
jpnogueira
jpnogueira
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 37
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 114
Meu alistamento : CFG 2010
CPCB 2015/16

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Sex 12 maio 2017, 13:17

irreverente, obrigado pelo elogio , não sabia que tinha jeito para a poesia , mas se o diz acredito.


Vamos ao que interessa, quando se faz a avaliação de um acontecimento devemos ser imparciais e não tomar partidos, coisa que não se reflecte na maioria dos comentários.
Se em vez de um cidadão anónimo, fosse um filho vosso, ou um familiar directo, quase de certeza que os comentários mudavam do dia para a noite, e até eram capazes de ir pedir satisfações pessoalmente ao militar.


Eu tenho tentado fazer uma avaliação imparcial da situação sobre aquilo que se viu nas imagens.
Se tiverem bem atentos, coisa que pelos vistos não estiveram, no inicio do vídeo, o agente da gnr estava ao balcão, e só durante o decorrer do vídeo é que se dirigiu ao individuo.

Conforme foi dito na entrevista da sic existe uma pirâmide de força e que só deve ser passado para o patamar seguinte quando extinta todas as possibilidades.

Durante o vídeo não vi o agente a esgotar todas essas possibilidades. Como já tinha dito anteriormente se a situação estava a decorrer deviam ter sido chamados reforços no imediato coisa que não aconteceu.


Independentemente do que o individuo tenha feito antes, a sua detenção deve acima de tudo respeitar os seus direitos e a força aplicada deve ser proporcional à situação.
O individuo até podia ter acabado de matar outra pessoa, não é por isso que a sua detenção é feita ao murro e pontapé só porque matou uma pessoa. Não quer dizer que não o merecesse, mas não é assim que deve ser feita a detenção, acima de tudo devem ser respeitados os direitos dos cidadão e não compete ao policia sentenciar o castigo do detido, isso pertence ao juiz.


Na psp existe o ruf e na gnr a dita pirâmide, que servem essencialmente para proteger os direitos dos cidadãos e acima de tudo proteger os agentes da autoridade, pois se cumprirem o protocolo correctamente dificilmente podem ser acusados de excessos. Quando não o cumprem sujeitam-se.



Se os operacionais não têm conhecimento desses protocolos a culpa é das chefias, por não darem os meios necessários aos seus operacionais para se defenderem.
Agora os cidadãos não tem culpa que haja desorganização nas policias, e acima de tudo esperam destas entidades o respeito pelos seus direitos, coisa que depois não acontece, e há vários exemplos disso, por exemplo, dar bastonadas num individuo que já está no chão desarmado e indefeso, dar murros num individuo depois de já estar algemado, ou como no caso do psp do porto que perdoava multas, no transito ainda há mais, desrespeito pela legislação em vigor para obter mais resultados, coação dos automobilistas para pagar as multas na hora sobe a ameaça burocrática de não fazer o pagamento na hora, mas esquecem-se de dizer que pode fazer o pagamento voluntário nas 24h seguintes, ou até fazer o pedido para pagamento em prestações.


Por isso quando analisamos uma situação devemos acima de tudo ser o mais imparcial possível.



Depois vê-se bem que não lêem tudo, se tivessem lido bem, aqui do lado direito do ecrã, iriam reparar que sou um cidadão civil, e por isso mesmo, a minha opinião não toma partidos.
Quanto À questão da calma em situações complicadas, no desempenhar das minhas funções, já passei pela experiência de ter um cigano com uma faca no meu pescoço, e a situação foi resolvida com calma e sem violência, por isso já tenho a minha dose de manter a calma em situações extremas.


Tal como se tem visto noutras opiniões podiam ter sido tomadas outras medidas para a detenção do individuo em vez daquela, como chamar reforços; pegar no braço do individuo e dominalo utilizando esse braço; estando atrás do individuo, e empurrar os joelhos deste para frente (brincadeira que era frequente as crianças fazerem) obrigaria o indivíduo a ajoelhar-se por não estar à espera desse movimento, etc,. Podia estar aqui o dia todo a enumerar outras soluções para alem de apertar o pescoço.



E que fique bem claro que dou o meu total apoio pelo facto do agente ter intervido naquela situação, e só condeno a forma errada como foi feita.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por иuησ Sex 12 maio 2017, 14:12

Apenas pretendia, mais uma vez de deixar a informação que todo o episódio durou entre 60 a 80 minutos... E só vimos uns 6 minutos de video. O restante está documentado em auto.
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por vmgonçalves Sex 12 maio 2017, 16:33

Bem, cada um com a sua opinião e no fim.... a do juiz é que conta.....
Tantos comentários de quem nada viu, ou viu um video de cerca de 06 minutos (segundo consta, não viu nem preciso) numa situação que já durava à muito tempo....
O que eu gostava mesmo de saber era o que se passou exactamente ou seja ouvir os comentários de quem estava nessa repartição do Montijo e especialmente do/a funcionário/a que directamente estava implicada.
Sentiu-se ameaçada? Temeu pela sua integridade física? Os restantes utentes sentiram-se ameaçados e de alguma forma sentiram que a situação poderia evoluir para uma situação de mais violência?
E o mais importante: sentiram mais seguros com a actuação do camarada ou acharam que este se excedeu?
Não sei se já alguem respondeu a estas perguntas nas "redes sociais" pois não sou frequentador ou "procurador de noticias escândalo", mas que gostava de saber estes pormaiores, gostava....
Quanto ao camarada, força para superar mais este desafio, coragem para continuar a acreditar que está a fazer um trabalho que contribui para a segurança da "grei" e que nunca desanime com as criticas que receber.
Lembre-se que a melhor e maior recompensa será sempre aquela expressão que lhe dirige aquela pessoa que acabou de ajudar.
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por irreverente Sex 12 maio 2017, 17:25

Gif, pois exactamente por ser civil e não perceber nada de detenções em flagrante ou fora dele , é que não deve querer ensinar missa ao vigário.
Eu até aceito que você não concorde com a forma como as coisas foram feitas, o que não me cai nada bem, é você falar do que desconhece e pior ainda querer ensinar como devia ter sido feita.
Passe bem que a minha conversa consigo termina aqui.
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por calao Sex 12 maio 2017, 18:13

volto a perguntar.. com cartoes e cartoezinhos.... existe algum manual oficial de procedimentos policiais para estas situaçoes  ? Tecnica do serviço policial(Pesca \caça\ etc) ... como existe para a transito por exemplo ...  saber as leis é uma coisa... saber como aplicar é outra.. e acima de tudo para nao nos prejudicarmos... 

Estagiava eu no montijo ... em 2001..  e fomos retirar de dentro de uma padaria um funcionario que estava exaltado.. por nao receber.. a alguns meses com o patrao...  durante a noite... no dia a seguir.. . levavamos um Fd?!?ão   do cabo comandante de posto na altura.. porque se o homem se queixa estavamos lixados... nao se podia retirar um empregado a força do local de trabalho etc etc...   acho que estas situaçoes ainda sao uma lacuna muito grande a nivel de serviço...

devia de haver um livro tal como existe para estudarmos o codigo da estrada com situaçoes tipo... etc etc.. e procedimentos...

se existir gostava de saber onde...
calao
calao
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 341
Mensagem : O que faz falta é animar a malta !!
Meu alistamento :

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por DNS Sex 12 maio 2017, 21:24

Tenho nojo de ser guarda neste pais de mer@da.
Gostava de perguntar o seguinte:
O policia dá uma ordem, o individuo não cumpre e não reage fisicamente. Como agir? Ficar o dia todo a pedir? Desistir? Como é que essas put@as e pamelei@ros que andam a mandar bocas no facebook faziam?
DNS
DNS
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 112
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 760
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por CARI2013 Sex 12 maio 2017, 23:13

Neste caso parece haver egos desmesurados a querer  invadir vontades e , sem antes conhecer o processo ou as regras da justiça ou do direito, punir, a "torto e a direito"...


Militar da GNR prende homem com 'mata-leão' - Página 2 Direito-710644_0
Ao menos deixem que - de olhos vendados -  se faça justiça!
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por иuησ Sáb 13 maio 2017, 02:23

vmgonçalves escreveu:Bem, cada um com a sua opinião e no fim.... a do juiz é que conta.....
Tantos comentários de quem nada viu, ou viu um video de cerca de 06 minutos (segundo consta, não viu nem preciso) numa situação que já durava à muito tempo....
O que eu gostava mesmo de saber era o que se passou exactamente ou seja ouvir os comentários de quem estava nessa repartição do Montijo e especialmente do/a funcionário/a que directamente estava implicada.
Sentiu-se ameaçada? Temeu pela sua integridade física? Os restantes utentes sentiram-se ameaçados e de alguma forma sentiram que a situação poderia evoluir para uma situação de mais violência?
E o mais importante: sentiram mais seguros com a actuação do camarada ou acharam que este se excedeu?
Não sei se já alguem respondeu a estas perguntas nas "redes sociais" pois não sou frequentador ou "procurador de noticias escândalo", mas que gostava de saber estes pormaiores, gostava....
Quanto ao camarada, força para superar mais este desafio, coragem para continuar a acreditar que está a fazer um trabalho que contribui para a segurança da "grei" e que nunca desanime com as criticas que receber.
Lembre-se que a melhor e maior recompensa será sempre aquela expressão que lhe dirige aquela pessoa que acabou de ajudar.

иuησ escreveu:16 minutos de interessantes de ver e ouvir.


Abraço amigo Gonçalves! militar
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por 25ml Sáb 13 maio 2017, 12:09

A tola da Júlia Pinheiro não sabe o que diz.
25ml
25ml
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 180

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Helder Pinto Dom 14 maio 2017, 17:49

Fixe Tiraste-me as palavras da boca. Alguns camaradas deveriam estar era caladinhos... 
irreverente escreveu:Dói-me especialmente ver (ler) camaradas a criticarem desta forma o acto em si.
Tenho a certeza que o militar fez o que entendeu por bem para pôr fim a  uma alteração da ordem.
O individuo não estava a gravar uma simples ida a uma repartição de finanças, estava a gravar a continuação da porcaria que já tinha feito.
Não vi nenhum " Mata Leão" , vi uma chave no pescoço de alguém que não obedeceu a uma ordem de um agente de autoridade devidamente identificado.
Este guarda teve tomates para se identificar e fazer o que entendeu por bem..!
Alguns dos que aqui o criticam, nunca fizeram uma detenção na vida e num caso destes, viravam costas não diziam que são guardas e saíam de fininho de cena.
Dá-me asco ter que lidar com "marginais" e não lhes poder partir as pernas e os braços, mas enoja-me ver que aqueles que deveriam estar ao lado do camarada são os primeiros a lançá-lo às feras.
Helder Pinto
Helder Pinto
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 59
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 70
Meu alistamento : 2º alistamento de 1988

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por joao miguel silva Dom 14 maio 2017, 20:20

Gif escreveu:irreverente, obrigado pelo elogio , não sabia que tinha jeito para a poesia , mas se o diz acredito.


Vamos ao que interessa, quando se faz a avaliação de um acontecimento devemos ser imparciais e não tomar partidos, coisa que não se reflecte na maioria dos comentários.
Se em vez de um cidadão anónimo, fosse um filho vosso, ou um familiar directo, quase de certeza que os comentários mudavam do dia para a noite, e até eram capazes de ir pedir satisfações pessoalmente ao militar.


Eu tenho tentado fazer uma avaliação imparcial da situação sobre aquilo que se viu nas imagens.
Se tiverem bem atentos, coisa que pelos vistos não estiveram, no inicio do vídeo, o agente da gnr estava ao balcão, e só durante o decorrer do vídeo é que se dirigiu ao individuo.

Conforme foi dito na entrevista da sic existe uma pirâmide de força e que só deve ser passado para o patamar seguinte quando extinta todas as possibilidades.

Durante o vídeo não vi o agente a esgotar todas essas possibilidades. Como já tinha dito anteriormente se a situação estava a decorrer deviam ter sido chamados reforços no imediato coisa que não aconteceu.


Independentemente do que o individuo tenha feito antes, a sua detenção deve acima de tudo respeitar os seus direitos e a força aplicada deve ser proporcional à situação.
O individuo até podia ter acabado de matar outra pessoa, não é por isso que a sua detenção é feita ao murro e pontapé só porque matou uma pessoa. Não quer dizer que não o merecesse, mas não é assim que deve ser feita a detenção, acima de tudo devem ser respeitados os direitos dos cidadão e não compete ao policia sentenciar o castigo do detido, isso pertence ao juiz.


Na psp existe o ruf e na gnr a dita pirâmide, que servem essencialmente para proteger os direitos dos cidadãos e acima de tudo proteger os agentes da autoridade, pois se cumprirem o protocolo correctamente dificilmente podem ser acusados de excessos. Quando não o cumprem sujeitam-se.



Se os operacionais não têm conhecimento desses protocolos a culpa é das chefias, por não darem os meios necessários aos seus operacionais para se defenderem.
Agora os cidadãos não tem culpa que haja desorganização nas policias, e acima de tudo esperam destas entidades o respeito pelos seus direitos, coisa que depois não acontece, e há vários exemplos disso, por exemplo, dar bastonadas num individuo que já está no chão desarmado e indefeso, dar murros num individuo depois de já estar algemado, ou como no caso do psp do porto que perdoava multas, no transito ainda há mais, desrespeito pela legislação em vigor para obter mais resultados, coação dos automobilistas para pagar as multas na hora sobe a ameaça burocrática de não fazer o pagamento na hora, mas esquecem-se de dizer que pode fazer o pagamento voluntário nas 24h seguintes, ou até fazer o pedido para pagamento em prestações.


Por isso quando analisamos uma situação devemos acima de tudo ser o mais imparcial possível.



Depois vê-se bem que não lêem tudo, se tivessem lido bem, aqui do lado direito do ecrã, iriam reparar que sou um cidadão civil, e por isso mesmo, a minha opinião não toma partidos.
Quanto À questão da calma em situações complicadas, no desempenhar das minhas funções, já passei pela experiência de ter um cigano com uma faca no meu pescoço, e a situação foi resolvida com calma e sem violência, por isso já tenho a minha dose de manter a calma em situações extremas.


Tal como se tem visto noutras opiniões podiam ter sido tomadas outras medidas para a detenção do individuo em vez daquela, como chamar reforços; pegar no braço do individuo e dominalo utilizando esse braço; estando atrás do individuo, e empurrar os joelhos deste para frente (brincadeira que era frequente as crianças fazerem) obrigaria o indivíduo a ajoelhar-se por não estar à espera desse movimento, etc,. Podia estar aqui o dia todo a enumerar outras soluções para alem de apertar o pescoço.



E que fique bem claro que dou o meu total apoio pelo facto do agente ter intervido naquela situação, e só condeno a forma errada como foi feita.
dedique-se ao trator e não faça considerações idiotas. O ilustre não sabe o que fala e não fala o que sabe...
é ridículo querer ensinar a missa ao padre.
joao miguel silva
joao miguel silva
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 736
Mensagem : O querido líder do Guadiana...
Meu alistamento : 2197

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Seg 15 maio 2017, 02:04

E também é facil de perceber que nem o padre sabe a missa.
Eu antes de formar a minha opinião, e mais uma vez saliento que é a minha opinião, li a informação que encontrei sobre o assunto.
E mais uma vez saliento que na minha opinião foram cometidos erros.
1º Como disseram, a situação durou mais que uma hora. Logo ai deviam ter sido chamados reforços, ou neste caso a psp pois é a quem pertence a jurisdição.
2º Para deter o individuo, que no momento da detenção não apresentava perigo, nem agrediu o guarda, não devia ter apertado o pescoço para o deter.

Agora, em vez de estarem a atirar farpas a quem  aponta os (possíveis) erros deviam era olhar para eles com um olhar critico, averiguarem qual deveriam ser os procedimentos correctos e aprender com isso.

Continuo a acreditar que estamos num pais livre em que todos tem direito à sua opinião e que devemos aprender também ao ouvir e respeitar a opinião dos outros.
Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por MiguelBarrancos Seg 15 maio 2017, 11:09

Sorte a dele que não chamaram a PSP... hehe
MiguelBarrancos
MiguelBarrancos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 969
Mensagem : camaradagem era a solução para metade dos nossos problemas...
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por иuησ Seg 15 maio 2017, 14:20

Militar da GNR prende homem com 'mata-leão' - Página 2 18485881_1065371316895664_7356496731561904767_n
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por иuησ Seg 15 maio 2017, 14:21

Militar da GNR prende homem com 'mata-leão' - Página 2 18447019_1065370656895730_4771417170989808163_n
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por иuησ Seg 15 maio 2017, 14:21

"...Pior seria empunhar a arma de serviço ou agredir o autor da filmagem e dos desacatos. O militar poderia imobilizá-lo com uma simples torção do braço atrás das costas? Não sei, mas acho que essa discussão ‘cirúrgica’ nos leva a um ponto perigoso – de anomia e paralisação dos polícias responsáveis pela defesa dos nossos direitos."
Rui Pereira

http://www.cmjornal.pt/opiniao/colunistas/rui-pereira/detalhe/o-mata-leao
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por sauuude Ter 16 maio 2017, 10:18

Bom sem prejuízo de  não se saberem todos os pormenores eu achei legítima a ação do camarada, ou seja, se numa situação de clara desobediência à ordem legítima e perante a continuação desprezadora da ordem recebida, não resta outra escolha senão recorrer a força física para parar a continuação da conduta criminosa. 

Neste caso a desordem manteve se mesmo depois da ordem para a cessação da conduta do queixoso, ao que parece, e portanto usou uma técnica não letal, imobilizadora e mantendo a integridade e segurança do agente policial e dos cidadãos que ali se encontravam. A algemagem também é uma técnica associada a detenções e tem o mesmo aparato e efeito, mas já,  felizmente, não causa, tanto escândalo. 
Que é o que aqui se passa! Em causa está a acção física que neste país de cidadãos  que nunca souberam o que é enfrentar (não fugir) comportamentos agressivos, por crime ou doença mental, (fazer o que está certo, impedir o que está Errado) acham que algo não está bem quando um cidadão é levado à justiça sem que o agente que o deteve sofra consequencias, porque usou do seu vigor físico para isso, tendo de carregar com a revindicta de tantos e tantos camaradas que invejam a preparaçao operacional de um homem ou mulher do "torrotorial", ou do rural como ainda aí há almas a dizê-lo. O nosso camarada até poderá ser castigado mas só pela demonstração a certos comandos e mentalidades e até à sociedade, que se encontra fraca e a caminho da efeminizaçao e senilidade, de que a coragem moral individual está também nos efectivos dos Postos e não em unidades em que a coragem deste tipo surge pelo número plural, faz me estar com ele.

militar
sauuude
sauuude
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 231
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por guardilha87 Ter 16 maio 2017, 10:54

Muito bem falado camarada. Quando estamos sozinhos não é fácil enfrentar o adv, o nosso camarada teve muito sangue frio e muita calma na ação desencadeada. Tem todo o mérito a sua conduta.
guardilha87
guardilha87
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 37
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 63
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por CARI2013 Ter 16 maio 2017, 12:37

sauuude escreveu:Bom sem prejuízo de  não se saberem todos os pormenores eu achei legítima a ação do camarada, ou seja, se numa situação de clara desobediência à ordem legítima e perante a continuação desprezadora da ordem recebida, não resta outra escolha senão recorrer a força física para parar a continuação da conduta criminosa. 

Neste caso a desordem manteve se mesmo depois da ordem para a cessação da conduta do queixoso, ao que parece, e portanto usou uma técnica não letal, imobilizadora e mantendo a integridade e segurança do agente policial e dos cidadãos que ali se encontravam. A algemagem também é uma técnica associada a detenções e tem o mesmo aparato e efeito, mas já,  felizmente, não causa, tanto escândalo. 
Que é o que aqui se passa! Em causa está a acção física que neste país de cidadãos  que nunca souberam o que é enfrentar (não fugir) comportamentos agressivos, por crime ou doença mental, (fazer o que está certo, impedir o que está Errado) acham que algo não está bem quando um cidadão é levado à justiça sem que o agente que o deteve sofra consequencias, porque usou do seu vigor físico para isso, tendo de carregar com a revindicta de tantos e tantos camaradas que invejam a preparaçao operacional de um homem ou mulher do "torrotorial", ou do rural como ainda aí há almas a dizê-lo. O nosso camarada até poderá ser castigado mas só pela demonstração a certos comandos e mentalidades e até à sociedade, que se encontra fraca e a caminho da efeminizaçao e senilidade, de que a coragem moral individual está também nos efectivos dos Postos e não em unidades em que a coragem deste tipo surge pelo número plural, faz me estar com ele.

militar
" não resta outra escolha senão recorrer a força física para parar a continuação da conduta criminosa. "
Todavia, ressalta-se que, neste caso, não se pode negar a imprescindibilidade da observância dos princípios da necessidade, adequação e proporcionalidade em sentido estrito , uma vez que o uso da força só se legitima quando oferece a mais efectiva tutela aos bens jurídicos constitucionais em conflito.
CARI2013
CARI2013
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2860
Mensagem : «Uma das maiores subtilezas da arte militar é nunca levar o inimigo ao desespero.»
(Michel de Montaigne)
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por toinojaquim Ter 16 maio 2017, 15:30

Cada vez que vejo uma noticia destas... reduzo o empenho em 10%. Agora imaginem qual é o meu empenho no dia a dia...Já que as pessoas detestam tanto as polícias, elas que se protejam umas às outras.
toinojaquim
toinojaquim
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 520
Mensagem : " As massas nunca se elevam ao padrão do seu melhor membro, pelo contrário, degradam-se ao nível do pior"
Meu alistamento : 2003 Portalegre


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por flipa17 Ter 16 maio 2017, 16:12

Então já vai abaixo de 0!!! HeeHeeHee
flipa17
flipa17
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 296
Meu alistamento : !

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Gif Qui 18 maio 2017, 23:24

Momento lol só para descontrair

Gif
Gif
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 46
Profissão : tratorista
Nº de Mensagens : 454
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Luis António Bota Qui 18 maio 2017, 23:51

Goatava de ver se a detenção do Sr. tivesse sido efetuada num qualquer serviço público no Brasil, se calhar não filmava...nem vinha para a televisão, digo eu...
E como diz o Dr. Rui Pereira, sobre o assunto em questão "Não sei, mas acho que essa discussão ‘cirúrgica’ nos leva a um ponto perigoso – de anomia e paralisação dos polícias responsáveis pela defesa dos nossos direitos"
...
militar
Luis António Bota
Luis António Bota
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 551
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por PLPG Seg 29 maio 2017, 18:06

Espero que a instituição não se esqueça da formação que dá aos militares aquando do processo disciplinar, todos os cursos desde praças ao bastão extensível parece que nos estão a preparar a malta para a guerra no Iraque...em que constantemente o pessoal necessita de cuidados médicos...os formadores na sua maioria são miúdos que nunca estiveram presentes numa audiência de julgamento, para eles o serviço policial é um filme de acção. Não se esqueçam que estas zonas o efetivo é na sua maioria pessoal acabado de sair do curso. Depois estas coisas acontecem...Tenho pena do nosso camarada, espero que não...mas por norma o pessoal fica com a vida muito condicionada
PLPG
PLPG
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 565
Meu alistamento : 2004


Ir para o topo Ir para baixo

Em Curso Re: Militar da GNR prende homem com 'mata-leão'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes