Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Croco Qua 01 Jul 2009, 00:24

Relembrando a primeira mensagem :

Segurança Interna
Unificação das polícias será avaliada pelo PSD
01/07/09 00:05
Secretário-geral do Sistema de Segurança Interna discorda da fusão entre GNR e PSP, que diz ter “mais inconvenientes do que vantagens”.
O PSD vai avaliar a hipótese de unificar as forças policiais numa só, pondo assim toda a segurança sob alçada de uma única tutela governativa. O vice-presidente José Pedro Aguiar-Branco garantiu, ontem, à saída da reunião do Fórum Portugal de Verdade sobre segurança, que o partido vai equacionar a inclusão desta proposta no seu programa de Governo, após ter ouvido representantes de associações e sindicatos policiais, Ordem dos Advogados e Ministério Público.

http://economico.sapo.pt/noticias/unificacao-das-policias-sera-avaliada-pelo-psd_14143.html
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo


Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por bawer Sex 01 Out 2010, 23:17

GNR SEMPRE escreveu:eu sou oficial não quero eheheh.

oficiais acima de major acredito que se sintam bem, os restantes são escravos..só não falam por anseiam subir.
bawer
bawer
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty é isso roger

Mensagem por bawer Sex 01 Out 2010, 23:20

roger13 escreveu:hehehe..2000% de acordo, para vos dar uma uma pequena ideia.
trabalho numa ilha cujo a população não chega a 4000 pessoas sim quatro mil:P e existem um posto territorial das GNR e duas esquadras da PSP ou seja estamos a falar de 10 elementos da GNR, 1 "todo terreno", 1 Ligeiro. as esquadras da PSP 8 elementos "2 ligeiros, 1 "Todo terreno" , cada esquadra...
imaginem o dinheiro k se gasta...nesta minha pequena..ilha, agora façamos contas pela TUGA fora.... Dasss It´s not easy :P

Abraços a todos.


eu quando falo em unificação nem me interessa ^se um é melhor que o outro, o pais é que precisa de ser eficaz...tás a ver.
actualmente existe concorrência entre forças como nunca, dividem as pessoas para reinar, como diz o ditado.
todos sabem disto.
bawer
bawer
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Marques Carmo Sáb 02 Out 2010, 09:45

Com toda a certeza, todos ficaríamos a ganhar!!!!
Não tem qualquer justificação, num país de tão reduzidas dimensões e com 10000000 de habitantes existirem 5/6 forças e serviços de segurança!!!
Só mesmo em Portugal, em que todos têm a mania das grandezas!!!!
Podíamos neste campo também, olhar para o exemplo Alemão!!!
Se não estou em erro ali sim, existe apenas um força policial, dividida por especialidades, mas, com um comando unico!!!!
Este sistema só se mantém em Portugal porque ninguém âm coragem para acabar com interesses instalados.........
Marques Carmo
Marques Carmo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR / CAV / IC
Nº de Mensagens : 869
Mensagem : A UNIÃO FAZ A FORÇA
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Big Jam Sáb 02 Out 2010, 11:19

Sou totalmente de acordo. Talvez até se aprende-se alguma coisa com a PSP.
Só tínhamos a ganhar, e já agora tb as associações.
Juntos teremos mais FORÇA!
Big Jam
Big Jam
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 682
Mensagem : "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original."

Albert Einstein
Meu alistamento : 2004, AIP


Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Casper-pt Sáb 02 Out 2010, 12:47

Pois eu aposto que se isso acontecesse ficava tudo na mesma.

Exactamente como na reestruturação da GNR, acabou-se com as Brigadas, e o que é que se viu?

Nada.
Casper-pt
Casper-pt
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 441
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por pajó Sáb 02 Out 2010, 15:13

Mais tarde ou mais cedo vai acabar por se dar a unificação das policias porque reparem no seguinte: Neste ultimo concurso da GNR houve 16000 canditatos enquanto que na PSP houve apenas 3000 candidatos, ja para não falar naqueles que desistem a meio curso da PSP para ingressarem na GNR. Com isto quero dizer que existe uma grande descrepância de canditatos das duas forças e que de ano para ano vai havendo cada vez menos candidatos nos concursos da PSP porque o pessoal sabe que acaba o curso e está condenado a Lisboa e têm logo que puxar os cordões à bolsa para uma casa ou um quarto porque se não dormem na rua. E com esta diminuição de candidatos na PSP vai chegar a uma altura que não conseguir preencher as vagas do curso, logo, vai haver menos efectivo nas esquadras e não vão "dar conta do recado". Por isso camaradas, preparem-se para ir-mos para os grandes centros!
À parte disto é claro que sou a favor da unificação das policias porque só traz vantagens para ambas (GNR/PSP) e para a população.
pajó
pajó
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 39
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por ORY Sáb 02 Out 2010, 15:45

Pajó uma pequena correcçao concorreram 7000 mas so 5000 foram aceite a concurso e nao esqueçamos que o factor 12ª tambem pesa, na minha Opiniao era a Extinçao dos actuais OPC e reformular toda uam estrutura partindo do zero que seria a Policia Nacional. Ai ia ser giro ver os oficiais a matarem-se +ara ocupar um lugar de destaque ja que ai para as posiçoes de mais destaque e responsabilidade (e maior vencimento) ira ter que se ter em conta o curriculo e a experiencia profissional da pessoa na area da Segurança interna (os senhores do exercito iam ficar mt mal nesta fotografia, nos ze guarda n iriamos ter problemas desses como se costuma dizer a patrulha esta sp asseguarada (isto para akeles que gostamd e andar no terreno quanto aqueles que gostam dos buracos secalhar tavam lixados) , uma das maneira de tambem se dar a unificaçao das Policias e pura e simplesmente fechar os institutos (academias) e parar com as formaçao de oficiais assim quando se desse a junçao nao iria sobrar muitos oficiais (sobrariam sp mas iriams er menos), mudar totalmente o acesso a carreira de Chefe (sargento) e Oficial sendo a unica porta de entrada para a instuitçao Policia Nacional a carreira base de Agente (Guarda) e ao fim de 2 anos de andar a pisar paralelo ai sim poderia concorrer para Chefe e passado mais 2 anos ir a Oficial. Esta é a minha visao das coisas.

_____________________________________________
Agente Bruno o mais maior grande da aldeia, o todo grosso de lisboa e já comi metade das gajas de portugal. Dou coro a qualquer uma, não sou esquisito tb podem ser homens.
avatar
ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1148
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por BigSargent Sáb 02 Out 2010, 16:29

unificação já
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Marques Carmo Sáb 02 Out 2010, 18:37

Essa progressão na carreira, seria sem dúvida a que mais vantegens traria à Instituição, pois ninguém chegaria a um lugar de topo sem saber aquilo que é a realidade dos escalões inferiores!!
É o modelo utilizado pela policia nos EUA.
Marques Carmo
Marques Carmo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR / CAV / IC
Nº de Mensagens : 869
Mensagem : A UNIÃO FAZ A FORÇA
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por FRobalo Sáb 02 Out 2010, 19:09

Isso traria melhores condiões á guarda, não me cheira que vá em frente, alem disso a gente come e cala, a psp não, jamais nos dariam a hipotese de reclamar todas as injustiças que nas afectam...

Muito menos agora...
FRobalo
FRobalo
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 6
Meu alistamento : Meu alistamento 19 de Setembro de 2001

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por José Morgado Ferreira Sáb 02 Out 2010, 19:25

Concordo plenamente com a unificação das Forças de segurança, mais propriamente (PSP / GNR), são totalmente idênticas e têm a mesma função.
No terreno trabalham de igual forma, salvo alguns aspectos operacionais e de horário.

Ser militar ou civil, a população não quer saber disso para nada, estes querem é segurança, não destinguem áreas. Dando origem por vezes a verdadeiros "conflitos", na divisão de áreas de competência.
Não compreendo, sermos militares e não termos competência para emissão de licenças de armas e explosivos, e esta estar entregue á PSP.
E para falar verdade e todos sabem, que é uma duplicação de meios e de material que o Estado gasta para equipar as duas forças. Dou como exemplo a compra recente dos carros blindados, para a PSP, existindo já, mais de uma dezena na posse da GNR, gasto inútil!!
Duplicação do quadro de oficiais Generais, gasto inútil!!
Duplicação dos meios de comunicação, gasto inútil!!
Duplicação de fardamentos e equipamento de cores iguais mas de formato e acessórios diferentes, gasto inutil, etc, etc.

Existiria, com certeza mais aspectos, que podem parecer que não é nada, mas que são gastos que se duplicam sem necessidade.
Sou a favor de uma força de segurança única e capaz de servir as populações com eficácia e simplificada nos procedimentos. Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Thumbsup
José Morgado Ferreira
José Morgado Ferreira
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 59
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 505
Mensagem : A Cavalaria não recua, dá meia volta e avança.
Meu alistamento : 1.º de 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por pajó Sáb 02 Out 2010, 20:36

ORY não me estás a corrigir mas sim ao Jornal de Noticias, um dos jornais mais conceituados do país e que não costuma mentir tanto comos os outros, anunciou 5000 candidatos e 3000 aceites para prestar provas. Mas independentemente de serem estes numeros ou outros não tiram qualquer sentido ao meu comentário porque não deixa de haver uma descrepância enorme no numero de candidatos das duas forças de segurança em questão. E relativamente ao factor 12º ano (escolaridade obrigatória), nos dias de hoje já não é uma "barreira" como antigamente, porque com as facilidades que existem hoje em dia como por exemplo: as novas oportunidades, escolas profissionais e etc, onde o 12º é practicamente dado comparado com o meu tempo que ja la vao uns anitos, por isso também não será por aí.
pajó
pajó
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 39
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por BigSargent Sáb 02 Out 2010, 20:45

concordo pelnamente contigo "Pajo"

O engraçado no meio disto tudo é que a grande maioria quer uma só Policia, mas parece que isso não interessa para alguns, nomeadamente para os oficias do exercíto que vêm na Guarda a sua grande oportunidade de serem Generais.
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Marques Carmo Sáb 02 Out 2010, 21:12

Essa é sem qualquer dúvida a grande obstrução a uma eventual unificação das Policias!!!!
Era preciso uma grande coragem politica para enfrentar o lobbie dos Generais!!!!
Marques Carmo
Marques Carmo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR / CAV / IC
Nº de Mensagens : 869
Mensagem : A UNIÃO FAZ A FORÇA
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por ORY Sáb 02 Out 2010, 21:16

De acordo PAjó nao estou aqui a defender a minah dama nem nada do genero, GNR ou PSP é Igual somos todos colegas.

_____________________________________________
Agente Bruno o mais maior grande da aldeia, o todo grosso de lisboa e já comi metade das gajas de portugal. Dou coro a qualquer uma, não sou esquisito tb podem ser homens.
avatar
ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1148
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por BigSargent Sáb 02 Out 2010, 23:15

ORY escreveu:De acordo PAjó nao estou aqui a defender a minah dama nem nada do genero, GNR ou PSP é Igual somos todos colegas.

Exactamente andamos todos ao mesmo, proteger os cidadãos
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por matrix2020 Dom 03 Out 2010, 01:19

isto é politica!!!!!!!!!
Mas já há 10 anos atrás era tarde!
Somos um país pequeno, não se justifica tanta "capelinha ou quinta"
Depois andam um monte de gente de diferentes instituições a fazer a mesma coisa!
matrix2020
matrix2020
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 773
Meu alistamento : 1° curso de 1996

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por BigSargent Dom 03 Out 2010, 12:36

matrix2020 escreveu:isto é politica!!!!!!!!!
Mas já há 10 anos atrás era tarde!
Somos um país pequeno, não se justifica tanta "capelinha ou quinta"
Depois andam um monte de gente de diferentes instituições a fazer a mesma coisa!

Fixe

Apoiado, mas este país é sem dúvida o país da quintinhas e só um cego é que não quer ver.
Pensando bem como é possivel ainda não terem chegado aí.
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Gonçalves Dom 03 Out 2010, 15:31

Também sou a favor a junção das duas policias....Ficávamos com mais força! De certeza que não brincavam tanto com os nossos ordenados, e para além do mais os procedimentos era sempre igual!
Gonçalves
Gonçalves
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 44
Profissão : OPC
Nº de Mensagens : 195
Mensagem : Passam céleres, altivos e impenetráveis.
É a Cavalaria que passa!!!!!
"Se fosse fácil não era para nós"
TIMOR 2007 - SUBAGRUPAMENTO BRAVO
Aguardar imposição de Boina do Patrulheiro!!!!!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Almeida Pinto Dom 03 Out 2010, 23:46

Boa noite pessoal!

Antes de mais, não sou GNR nem PSP mas tenho um irmão GNR e uma irmã PSP, dai ser neutro no meu comentário.
Concordo com o que o Sr. Ory diz em relação ao numero de candidatos à PSP por ser necessário o 12º ano. Não concordo com o que o Sr. Pajó diz quando se refere que agora o 12º ano é muito facilitado, devido as novas oportunidades. As novas Oportunidades são muito recentes, por isso, ainda muito pouca gente entrou por ai. Segundo, também existe o 9º das novas oportunidades para concorrer à GNR, e esse 9º ano até lhe o levam a casa, basta saber assinar o nome.

Agora falando do que importa:
Ser GNR ou PSP o importante é dignificar a força que servem e zelar pela população, pelo seu bem estar.

Na GNR consegue-se chegar mais rápido perto de casa, é mais facil fazer os testes escritos (9ºano) e fazem serviço em zonas mais calmas.

Na PSP é mais dificil entrar (12ºano) não é tão rígido o dia a dia pelos chefes e oficiais.
Têm melhores condições, progressões e melhores meios.

O importante não é a quinta, o importante é defender e servir as pessoas....

Cumprimentos

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 97139
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por pajó Seg 04 Out 2010, 02:40

Mais uma vez não queria estar aqui a divagar muito e a fugir ao tema em questão mas não concordo nada com o que o Sr. Almeida Pinto diz em relação às habilitações até porque não corresponde à verdade. É capaz de estar um pouco mal informado mas passo desde de já a elucidá-lo do seguinte:

1º - As novas oportunidades não são assim tao recentes porque já existem desde de 2005 e este modelo de ensino permite aos alunos com o 9º tirar o 12º em apenas um 1ano, como tal, permite a 5 gerações completarem o ensino secundário.

2º - Como deve saber, existem também as escolas profissionais dos centros de emprego que ja referi atrás, escolas estas que se encontram em funcionamento já à "bastantes anos", por tanto vejo tambem que desconhece totalmente o modelo de ensino e as facilidades que existem nos cursos que são ministrados nestas escolas.

3º - Queria também que me explicasse o caso do meu curso (não confundir com concurso) por exemplo, assim como outros, que é o facto de haverem dezenas de licenciados e com o 12º eram aos "pontapés", podendo concorrer á PSP e não o fizeram?!!!

E por fim digo-lhe tambem que os testes culturais da GNR (9ºano) não são mais faceis que os da PSP (12ºano) até porquem muitos candidatos com o 12º e cursos superiores chumbam nos testes da GNR, tudo está relacionado com o estudo, se não estudam é dificil passar, quer seja na GNR, assim como na PSP.

Sr. Almeida Pinto não quero que leve a mal as minhas explicações, so quero que perceba que esta é uma das explicações (principalmente o 3º ponto) pelo facto de haver cada vez menos candidatos á PSP.

E chamo aqui a atenção para o facto de o 9º ano nos cursos da GNR terem os dias contados porque vai ser 12º para todos e está visto que não irá haver ausência de candidatos porque com o desemprego que está instalado neste país até os licenciados concorrem como já referi que aconteceu no meu curso num elevado numero.

Mas também não estamos aqui para discutir qual é a melhor força de segurança ou qual a mais dificil de entrar, estamos aqui para falar da unificação das policias porque isso é que é realmente importante e que seria benéfico para todos nós. Era nestas alturas que o governo se encontra fragilizado que se deveriamos unir e enfrenta-los com esta questão, mas la está, ha muita falta de vontade dos Srs. Oficiais.

UNIFICAÇÃO DAS POLICIAS JAAA!!!!!!!
pajó
pajó
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 39
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por VaN_dRaCk Seg 04 Out 2010, 04:17

pajó escreveu:
UNIFICAÇÃO DAS POLICIAS JAAA!!!!!!!

APOIADO!
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Almeida Pinto Seg 04 Out 2010, 09:23

Sr. Pajó, com todo o respeito tenho de lhe dizer algumas coisas que também são do meu conhecimento.
Antes de mais, não sabia que as novas oportunidades já existem desde 2005. Contudo, admiro quem tenta fazer por esse meio, muito facil para essas pessoas, mas são pessoas que não tiveram oportunidade de fazer o 9º ano ou o 12º ano pela via normal, dai louvar essas pessoas.
Conheço 2 moços que estudaram numa profissional, até lhe posso dizer que a escola se chama escola profissional de Vouzela. Um deles hoje é engenheiro numa multi-nacional, é um cranio o moço.
O outro é Sargento da Guarda, mas não tem a mania que é importante, é um porreiro. Afinal as profissionais até são boas....
Nas novas oportunidades tambem existe o modelo de iniciar a formação com o 6º ano e passado 3 meses ficarem com o 9º ano, sabia??
Sabe senhor Pajó, na GNR podem existir muitos licenciados, mas na PSP existem muito mais, ainda a pouco tempo deu uma reportagem na TV sobre isso.
Quanto aos testes culturais o Sr. não deve estar a ver bem a coisa. A matéria que sai nos testes da Guarda é até ao 9º ano, nos da Policia é até ao 11º ano.
Pessoal fraco a nivel de cultura geral existe em todas as catogrias, por isso, não me admira nada que pessoal com o 12º ano possa ter chumbado nos testes da GNR.
Quero ver o número de candidatos a manter-se na GNR depois de entrar em vigor o 12º ano para poder concorrer.

Contudo, acho as duas forças boas, pessoal com espírito de sacrifício, de missão e ajuda ao proximo.
Parabens a ambas as forças, tudo de bom!

Cumprimentos

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 97139
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por investigador Seg 04 Out 2010, 13:24

Ontem já era tarde.
não acredito que o governo vá nisso.
è muita força junta.
investigador
investigador
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 853
Mensagem : A Sorte Protege os Audazes.
Odiado por uns, Amado por Outros, mas Respeitado por Todos.
Meu alistamento : 2º Curso de 1996

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por José Morgado Ferreira Seg 04 Out 2010, 14:26

Não está em causa quem tem mais e o quê, se a PSP ou GNR.
Como já disse, são duas forças com a mesma atribuição, zelar pela segurança e bem estar da população.
Numa mesma localidade pode existir as duas forças, a PSP no centro da cidade e a GNR na periferia, isto para mim é uma duplicação de serviços, procedimentos, meios materiais, enfim uma duplicação de gastos...
Quanto a diferença de habilitações sempre houve a idea que só vinham para a GNR os "embrutacidos" e os "intelectuais" para a PSP, mas a diferença estava simplemente que os PSP's ficavam só, nos grandes centros urbanos e os GNR's com o restante Território Nacional, que tinham de palmilhar km durante horas de patrulha sempre por campos e serranias.
Lembro-me de guardas mais velhos dizerem que faziam patrulhas a fronteira de semana a cavalo a comer e adormir ao relento, por esse país fora, em grande parte a diferença estava aqui, não nas habilitações.
Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 124410
José Morgado Ferreira
José Morgado Ferreira
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 59
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 505
Mensagem : A Cavalaria não recua, dá meia volta e avança.
Meu alistamento : 1.º de 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por pajó Seg 04 Out 2010, 16:13

Sr. Almeida Pinto não ha só maus alunos nas escolas profissionais, os bons alunos também vão para la, para obterem médias altissimas para concorrerem ás universidades passando á frente dos alunos do ensino normal, isto é tudo é uma "jogada"! Já vi que ha aqui alguma inocência da sua parte em relação a estes assuntos.

Mas também ja vi que o Sr. Almeida Pinto tem alguma dificuldade em concordar com outras opiniões, o que é mau, ninguem sabe tudo, aliás este forum também serve para aprender-mos uns com os outros. E não lhe estou a dar nenhuma lição de moral, so quero que veja a realidade como ela é, está á vista de todos, ou não percebe as coisas ou não quer perceber.
Mas não me vou prolongar mais sobre este assunto porque contra factos não ha argumentos.
pajó
pajó
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 39
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Almeida Pinto Seg 04 Out 2010, 16:45

Sr. Pajó
Leia bem o que eu escrevi e o que o senhor escreveu e logo verá quem é tendencioso e só quer ver o que lhe convém.
Nunca disse que sabia tudo, longe de mim essa ideia, acho é que sei muito pouco.Contudo, estou em condições de lhe poder dizer que o senhor também não sabe tudo, pode crer.
Lições de moral também não levo de ninguem, nem as dou, sou muito fraquinho a dar lições.
O que está á vista de todos é que o senhor só vê e fala no que lhe convém, quanto a tudo o resto nem uma palavra.
Cada um que tire as suas ilações do que ambos escrevemos.
Agora lhe garanto: Eu sou parte neutra no tema, o senhor é parte envolvida.

Cumprimentos

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 97139
Almeida Pinto
Almeida Pinto
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : Assistente técnico, Técnico de laboratório
Nº de Mensagens : 2441
Mensagem : Só quando um mosquito pousa nos teus testículos percebes que nem tudo na vida se resolve com violência Smile
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Paulo B Seg 04 Out 2010, 16:54

Deve-se estar a bater aos votos
Paulo B
Paulo B
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1403
Mensagem : .
Meu alistamento : 1995 (AIP)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por ORY Seg 04 Out 2010, 17:34

Não ha situaçao melhor pa descrever o desperdicio que a Esquadra da PSP e O Posto da Gnr de Alcobaça Porta com Porta no mesmo Edificio lol o cidadao ali tem sp opçao de escolher se vai a um ou a outro totalmente ridiculo.

_____________________________________________
Agente Bruno o mais maior grande da aldeia, o todo grosso de lisboa e já comi metade das gajas de portugal. Dou coro a qualquer uma, não sou esquisito tb podem ser homens.
avatar
ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1148
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por GNR SEMPRE Seg 04 Out 2010, 19:35

Almeida Pinto escreveu:Sr. Pajó, com todo o respeito tenho de lhe dizer algumas coisas que também são do meu conhecimento.
Antes de mais, não sabia que as novas oportunidades já existem desde 2005. Contudo, admiro quem tenta fazer por esse meio, muito facil para essas pessoas, mas são pessoas que não tiveram oportunidade de fazer o 9º ano ou o 12º ano pela via normal, dai louvar essas pessoas.
Conheço 2 moços que estudaram numa profissional, até lhe posso dizer que a escola se chama escola profissional de Vouzela. Um deles hoje é engenheiro numa multi-nacional, é um cranio o moço.
O outro é Sargento da Guarda, mas não tem a mania que é importante, é um porreiro. Afinal as profissionais até são boas....
Nas novas oportunidades tambem existe o modelo de iniciar a formação com o 6º ano e passado 3 meses ficarem com o 9º ano, sabia??
Sabe senhor Pajó, na GNR podem existir muitos licenciados, mas na PSP existem muito mais, ainda a pouco tempo deu uma reportagem na TV sobre isso.
Quanto aos testes culturais o Sr. não deve estar a ver bem a coisa. A matéria que sai nos testes da Guarda é até ao 9º ano, nos da Policia é até ao 11º ano.
Pessoal fraco a nivel de cultura geral existe em todas as catogrias, por isso, não me admira nada que pessoal com o 12º ano possa ter chumbado nos testes da GNR.
Quero ver o número de candidatos a manter-se na GNR depois de entrar em vigor o 12º ano para poder concorrer.

Contudo, acho as duas forças boas, pessoal com espírito de sacrifício, de missão e ajuda ao proximo.
Parabens a ambas as forças, tudo de bom!

Cumprimentos

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 97139
os inspectores da PJ, são doutores e caso ainda não se tena apercebido 90% dos serviços que fazem, são á custa dos do 9º ano e similares. não é por ter mais habilitações, que se desenrasca melhor na rua.
GNR SEMPRE
GNR SEMPRE
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : Simplesmente GNR
Nº de Mensagens : 429
Mensagem : Morte aos corruptos, corrupto bom é corrupto morto...GNR sempre.
Meu alistamento : uns anos antes de 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por pajó Seg 04 Out 2010, 23:13

Agora é que o GNR SEMPRE disse uma grande verdade e as pessoas que estao do lado de fora nem se apercebem disso.
pajó
pajó
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 39
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 47
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Gonçalves Ter 05 Out 2010, 00:02

também concordo......
Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Smilies3
Gonçalves
Gonçalves
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 44
Profissão : OPC
Nº de Mensagens : 195
Mensagem : Passam céleres, altivos e impenetráveis.
É a Cavalaria que passa!!!!!
"Se fosse fácil não era para nós"
TIMOR 2007 - SUBAGRUPAMENTO BRAVO
Aguardar imposição de Boina do Patrulheiro!!!!!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por BigSargent Sex 08 Out 2010, 13:50

VaN_dRaCk escreveu:
pajó escreveu:
UNIFICAÇÃO DAS POLICIAS JAAA!!!!!!!

APOIADO!

Ninguém vê isso, como é possivel?
Este país é um país sem lei nem roque.

UNIFICAÇÃO JÁ E IRÃO VER OS MILHÕES QUE PODERÃO POUPAR
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por libertador Sex 08 Out 2010, 13:52

hummmm deixa muitas duvidas existirá muitas guerras naõ sei se resultará
libertador
libertador
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 486
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por BigSargent Sex 08 Out 2010, 13:55

Carla, não se trata de guerras, mas de reentabilizar meios humanos e materiais.

Para mim tanto faz, ser GNR, PSP ou Policia Nacional, desde que não me tirem vencimento.

Cumps.
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por ORY Sex 08 Out 2010, 17:30

Esta foi uma proposta que apresentei no Site www.cortardespesas.com, Penso que o pessoal deveria tambem mandar para lá, proposta em relaçao a este assunto para ver se eles realmente percebem que , isto é importante e que se desperdiçam milhoes, se chegarem lá varias propostas a falar do mesmo assunto pode ser que eles abram os olhos e plo menos tentem fazer algo (para melhor esperemos nos)

--- A proposta que venho aqui apresentar já foi realizada em muitos países Europeus e têm provas dadas da sua eficácia tanto a nível operacional, bem como a nível de poupança de recursos Económicos.
Actualmente em Portugal existem cerca de 5 Órgãos de Policia Criminal, que são eles: PSP; GNR; PJ; Policia Marítima e SEF. A meu ver era extinguir os presentes OPC e criar uma Policia Nacional (coisa que penso ser complexa visto os interesses instalados), ou então ir fundindo os diversos OPC´s faseadamente, admito contudo que a Policia Judiciária ficasse de fora no âmbito de ser uma Policia Elitista no que toca a Investigação.
Com isto ira-se poupar meios humanos e materiais, basta analisar o seguinte cada força tem um comandante, desse comandante até a base que são os Agentes/Guardas/Inspectores em termos de chefia as tarefas são praticamente as mesmas ou seja estamos a gastar 5 vezes mais.
Vou agora aqui exemplificar a estrutura da PSP:
ESTRUTURA GERAL
A PSP compreende:
1. A Direcção Nacional;
2. As unidades de polícia;
3. Os estabelecimentos de ensino policial.
DIRECÇÃO NACIONAL
A Direcção Nacional compreende:
• O Director Nacional;
• Os Directores Nacionais-Adjuntos;
• O Conselho Superior de Polícia, o Conselho de Deontologia e Disciplina e a Junta Superior de Saúde;
• A Inspecção;
• As unidades orgânicas de operações e segurança, de recursos humanos e de logística e finanças.
Funcionam, ainda, na dependência do director nacional, o Departamento de Apoio Geral e serviços para as áreas de estudos e planeamento, consultadoria jurídica, deontologia e disciplina, relações públicas e assistência religiosa.
UNIDADES DE POLICIA
Na PSP existem as seguintes unidades de polícia:
1. Unidade Especial de Polícia;
2. Os comandos territoriais de polícia.
São comandos territoriais de polícia:
1. Os comandos regionais de polícia;
2. Os Comandos Metropolitanos de Polícia de Lisboa e do Porto;
3. Os comandos distritais de polícia.
ESTABELECIMENTOS DE ENSINO POLICIAL
São estabelecimentos de ensino policial:
1. O Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna;
2. A Escola Prática de Polícia.
Olhando agora para a estrutura da GNR:
• A Guarda compreende:
• A estrutura de comando;
• As unidades;
• O estabelecimento de ensino.

Estrutura de comando
• A estrutura de comando compreende:
• O Comando da Guarda;
• Os órgãos superiores de comando e direcção.
• O Comando da Guarda compreende:
• O comandante-geral;
• O 2.º comandante-geral;
• O órgão de inspecção;
• Os órgãos de conselho;
• A Secretaria-Geral.
• São órgãos superiores de comando e direcção:
• O Comando Operacional (CO);
• O Comando da Administração dos Recursos Internos (CARI);
• O Comando da Doutrina e Formação (CDF).
--- Como podemos verificar em termos de funcionamento são praticamente iguais, tirando o facto de uma ter caris militar e outra ser de caris Civil no entanto a sua missão é a mesma , tirando o facto de uma ter alguma valência que a outra não tem e vice versa.
--- Agora basta fazer o exercício e multiplicar por 5 os ordenados dos comandantes e oficiais das diferentes forças , ao seja estamos a gastar 5 vezes mais, isto traria uma poupança enorme em termos de vencimentos, se pensarmos que cada um dos comandantes destas forças aufere a volta de 4000 euros (isto sem despesas e outro tipo de despesas pagas pelo estado).
--- Para se comprovar o que digo , poderia realizar-se um questionar aos elementos das forças de segurança (a todos eles desde Oficiais a Agentes) a questionar se são a favor da criação de uma Policia Nacional (Tudo isto feito por Email para n gastar recursos), pela a experiencia que tenho e pelas opiniões que ouça penso que 90% estão de acordo.
--- No entanto ressalvo que a haver a criação da Policia Nacional, teria que se nivelar os vencimentos por cima, ao seja nivelar sempre pela força actual que é melhor remunerada, para não haver percas de direitos.
--- Outra medida que penso ser urgente, e que actualmente não dignifica em nada as Forças de Segurança, são Agentes Policiais a realizarem tarefas administrativas ou qualquer outra função que não seja meramente Policial, estou-me a referir aos Policias que fazem de empregado de mesa, de telefonistas, de secretários, de mecânicos, trolhas, electricistas e por ai, esses serviços podem e devem ser feitos, por funcionários públicos que neste momento se encontram na bolsa de excedentes da função Publica, com a ressalva, claro, que esses mesmos funcionários públicos, não iriam ser prejudicados, em relação ao vencimento que auferiam no seu antigo postos de trabalho.
--- Em termos administrativos penso que a única área que deveria ser ocupada por elementos Policiais deveria ser a área das operações que planeia as acções Policiais, para não haver perigo de fuga de informação. Há muitas pessoas que falam em quebra de segurança se os civis passassem a ocupar funções administrativas dentro das Instituições das Forças de Segurança, no entanto e bom lembrar que nos Tribunais são civis que lá se encontram e lidam com matéria confidencial.
--- O surgimento de uma Polícia Nacional não era inovador na Europa, pois temos vários exemplos de países em que possuem uma polícia única. Como é o caso da Áustria, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Suíça, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha, entre outros. Países de outros continentes, como do continente americano e do africano, também seguem a tendência da criação de um corpo único. Esta medida tem a vantagem, não só de ordem económica e financeira, como também a uniformização, o aproveitamento de estruturas físicas, e a padronização dos mais variados meios.
--- Uma Policia Nacional iria também trazer uma enorme vantagem no acesso e na não dispersão da informação, até hoje ainda se esta para comprrender o porque da Gnr ter desenvolvido um Sistema de Base de Dados quando a PSP já tinha O “SEI” com provas dadas de fiabilidade e de funcionalidade…
--- Vou agora aqui deixar uma proposta já feita no passado a assembleia da Republica á qual as pessoas que a elaboraram nunca obtiveram resposta:
1 SNPM – Praceta Públia Hortênsia, n.36, 4400-163 Vila Nova de Gaia. Nif: 507543114. Tel. 96 3184055. Fax. 220934109. Email: geral@snpm.pt. www.snpm.pt
"A PEDIDO DE VÁRIOS CIDADÃOS, O PRESENTE DISCURSO, FOI ENTREGUE EM TODOS OS GRUPOS PARLAMENTARES DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, BEM COMO NO GABINETE DO PRIMEIRO MINISTRO E MINISTRO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA".
DISCURSO
Exmº General Augusto Monteiro Valente
Exmº Dr. Marinho Pinto
Exmº Professor Doutor Gomes Canotinho
Exmº Dr. Manuel Matos
Exmºs elementos das Forças e Serviços de Segurança aqui presentes
Exmº público em geral aqui presente
Quero expressar a Vossas Excelências as minhas cordiais saudações.
Faço votos para que esta minha intervenção a título meramente pessoal e na qualidade de estudante do Ensino Superior na área da Comunicação Social, venha suscitar algum debate, contribuindo assim, para que a temática que nos trouxe hoje aqui leve a uma profunda reflexão que vise defender os mais legítimos interesses do país e dos cidadãos no seu todo.
Vamos ter a oportunidade de confrontar ideias e iluminar esta discussão com propostas tendentes a projectar uma visão alargada sobre o estado das Forças de Segurança em Portugal, sustentada na realidade em que vivemos.
Hoje, todos nós estamos cientes das profundas mudanças, que face à actual conjectura, atravessam quer o sector público, quer o privado.
As Instituições de Segurança não estão alheias a essas mudanças, pois são parte integrante do sistema do Estado.
Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre polícias e sobre segurança interna. Reconhecendo as várias reformas já introduzidas nos vários corpos de polícia, constata-se que ainda existe um longo caminho a percorrer, pois o modelo que continua a vigorar actualmente está completamente esgotado e desajustado à actual realidade.
No nosso caso concreto, embora Portugal pese a sua reduzida dimensão geográfica, continua a ter uma grande variedade de estruturas policiais e dos maiores rácios de polícia por habitante de toda a Europa. 2 SNPM – Praceta Públia Hortênsia, n.36, 4400-163 Vila Nova de Gaia. Nif: 507543114. Tel. 96 3184055. Fax. 220934109. Email: geral@snpm.pt. www.snpm.pt
Mantemos um sistema dual de instituições de segurança (GNR e PSP), de competência integral, mas de natureza diferente; missão idêntica, iguais na qualidade de serviço, mas com falta de uma doutrina policial única para todo o território nacional, uma vez que cada uma destas instituições recebe a sua própria formação em função do estatuto que a rege. Tal situação, pode levar a que os portugueses não se sintam todos em igualdade de circunstâncias, pelo simples facto de ser a área da sua residência a determinar qual das instituições de segurança a que têm direito. Podemos assim concluir que o território nacional encontra-se dividido em duas fracções, o que leva a uma dualidade de critérios.
Uma dessas fracções fica à inteira responsabilidade da Guarda Nacional Republicana com os cerca de 85% do território nacional e com os 53% da população portuguesa; a outra fracção cabe à, Polícia de Segurança Pública com os restantes 15% do território nacional e 47% da população.
Noutros tempos, ter um sistema dual de instituições de segurança traduzia-se num privilégio para o regime de então. Hoje manter o mesmo sistema dual, passou a ser não só um problema, mas sim uma série de problemas para o nosso país.
Vamos abordar alguns exemplos que são bem visíveis aos olhos de qualquer simples cidadão português, minimamente atento e independentemente da sua condição social, ou ponto geográfico onde se encontre.
Assim temos:
Duas instituições a fazerem rigorosamente o mesmo tipo de serviço, ambas de âmbito nacional, e a duplicarem os meios humanos, materiais e logísticos. Esta situação leva a que todos os recursos existentes não sejam devidamente aproveitados, trazendo com isso, avultados prejuízos económicos e outros para o estado, com fortes reflexos na segurança dos cidadãos.
Como que isso não bastasse, surgem ainda outras questões relacionadas com as populações. Muitos cidadãos a preferirem mais uma instituição, outros a preferirem mais outra. Por vezes vemos esse desejo a ser partilhado por vários órgãos autárquicos. Estas situações podem gerar alguma complexidade e instabilidade para o país com reflexos na segurança interna.
Com a criação de uma POLÍCIA NACIONAL viria a solução para estes e outros problemas, através da junção das diversas instituições, nomeadamente: Guarda Nacional Republicana, Polícia de Segurança Pública, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e Polícia Marítima.
À semelhança do modelo existente em várias polícias Europeias, poderíamos optar por criar diversos departamentos integrados numa Polícia Nacional. Cada um desses departamentos com a sua especificidade, ou seja:
-Para a acção criminal, crimes da actual competência da GNR, PSP, Polícia Marítima e SEF, a fusão das estruturas da investigação criminal destes quatro órgãos, trariam uma excelente rentabilidade operacionalidade e económica.
-Para o trânsito, a criação de uma única unidade nacional de trânsito para todo o território nacional, através da fusão das duas Unidades de Trânsito existentes no nosso país, a unidade de trânsito da GNR e a unidade de trânsito da PSP. Seria uma medida muito mais eficaz para o serviço, e consequentemente traria também significativa redução de custos, bem como uma uniformização de 3 SNPM – Praceta Públia Hortênsia, n.36, 4400-163 Vila Nova de Gaia. Nif: 507543114. Tel. 96 3184055. Fax. 220934109. Email: geral@snpm.pt. www.snpm.pt
procedimentos para todo o território nacional em termos de fiscalização rodoviária. Esta medida carece de uma tomada de posição no imediato para travar desde já a desastrosa evolução da sinistralidade rodoviária que está a tornar-se num grave flagelo social.
-Para a vigilância e fiscalização costeira, a fusão da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, com a Polícia Marítima, traria também mais operacionalidade para o serviço e grande redução de custos.
-Relativamente ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a integração das suas valências numa polícia nacional, traria uma maior coordenação operacional, assim como uma diminuição de gastos.
-No que concerne às unidades especiais de intervenção, da GNR e da PSP, contendo cada uma destas instituições, Corpos de Intervenção, Operações Especiais, Segurança Pessoal, Minas e Armadilhas, Grupo Operacional Cinotécnico entre outras, é inevitável e urgente incorporar numa só unidade todas estas valências.
A dispersão e duplicação destes meios especiais, é insustentável, como sabemos, manter duas unidades com as presentes características pode ser considerado aos olhos dos portugueses como que um desperdício desnecessário que urge solucionar no imediato.
Em relação à formação, seria extremamente benéfico manter um só Instituto de Segurança Interna, bem como uma única Escola que viesse agrupar os diversos centros de formação descentralizados por todo o país. Esta medida traria igualmente resultados económicos muito mais vantajosos, além de enquadrar uma melhor gestão na formação e uma evidente uniformização de procedimentos.
Verifica-se que desde Lisboa, até à mais pequena cidade do país, dispõe-se da sobreposição dos mais variados meios, desde humanos, a materiais. Aqui, a duplicação e concentração de meios nas duas instituições de segurança é bem notória; mas esta situação estende-se a todo o território nacional.
Em todas as capitais de distrito, existem dois comandos próprios o que levam a uma duplicação de meios. Constata-se que até a cidade de Gouveia situada na encosta da Serra da Estrela, uma das mais pequenas cidades do país, tem a duplicação das duas estruturas policiais, GNR e PSP.
O sistema de saúde, existente em cada uma destas instituições, está igualmente em duplicação com os consequentes encargos daí resultantes. Estas suportam, nos seus quadros orgânicos, mais de 48 mil elementos, a GNR com mais de 26 mil e a PSP com cerca de 22 mil.
Calcula-se que, com a criação de uma polícia nacional, viria a rentabilizar-se mais de uma dezena de milhar de elementos que estão inaproveitáveis.
Uma parte desses elementos poderiam ser aproveitados para colmatar as vagas existentes em todo o território nacional. Como sabemos, existem estruturas policiais espalhadas por todo o país a funcionarem com um tão reduzido número de elementos que dificilmente conseguem garantir os serviços mínimos prestados às populações. Outra parte sobrante desse efectivo, poderiam passar à pré-reforma, desde que possuíssem as condições para tal. Aos restantes, aqueles que assim o desejassem, deveriam integrar as Polícias 4 SNPM – Praceta Públia Hortênsia, n.36, 4400-163 Vila Nova de Gaia. Nif: 507543114. Tel. 96 3184055. Fax. 220934109. Email: geral@snpm.pt. www.snpm.pt
Municipais, à semelhança do que já acontece em Lisboa e Porto que vão directamente da PSP.
Como sabemos as Polícias Municipais não estão suficientemente bem aproveitadas, apesar do orçamento desta polícia também ser pago por todos os contribuintes. Seria aconselhável alargarem as suas competências, partilharem mais o policiamento de proximidade e ficarem dependentes do MAI sob coordenação dos municípios.
Com a introdução de uma verdadeira reforma nas instituições de segurança teríamos uma convergência de valores, de atitudes, e objectivos policiais que, por um lado, garantia a unidade de estratégias, critérios e princípios, e por outro lado, permitia a optimização dos resultados na prevenção criminal pró-activa. O princípio da unidade de esforços traria para as diversas missões, um melhor aproveitamento das várias potencialidades existentes nestas instituições, e ainda um princípio, que hoje mais que nunca deve ter-se em linha de conta: o princípio da racionalização na utilização dos meios humanos, materiais, técnicos e financeiros.
Um resultado de um estudo da Consultora Accenture, de 2006, dá-nos a conhecer os reduzidos custos que uma unificação de instituições traria, além do melhoramento da qualidade nos serviços prestados às populações. Esse estudo concluiu que daí resultaria uma libertação substancial de recursos humanos, sendo aproveitados largos milhares de efectivos das instituições de segurança e que traria uma maior coesão, estabilidade e tranquilidade em todos os elementos desse corpo.
No que concerne à Instituição Polícia Judiciária, é aconselhável que este corpo fique de fora, até haver uma opinião bem mais fundamentada. Portanto, deve manter a sua estrutura organizacional, conservando as actuais competências de investigação relativamente à criminalidade violenta, altamente organizada ou de especial complexidade.
O surgimento de uma Polícia Nacional não era inovador na Europa, pois temos vários exemplos de países em que possuem uma polícia única. Como é o caso da Áustria, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Suíça, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha, entre outros. Países de outros continentes, como do continente americano e do africano, também seguem a tendência da criação de um corpo único. Esta medida tem a vantagem, não só de ordem económica e financeira, como também a uniformização, o aproveitamento de estruturas físicas, e a padronização dos mais variados meios.
Na Bélgica, estas reformas provaram ter sido a melhor solução, já que neste país as Instituições de Segurança estavam como que, à “deriva”. Antigamente, tinham diversos compartimentos estanques, a informação não fluía. Com a criação de uma polícia nacional, deixaram de ter “segredos”, todos os elementos passaram a trabalhar em comum, ficando para trás despiques e guerrilhas que se tornavam benéficas para o alastramento da criminalidade que aproveitava esse vazio. Os vários corpos de polícia existentes na altura nesse país, em vez de convergirem com objectivos comuns no combate à criminalidade, quase que entravam mais numa concorrência entre si. 5 SNPM – Praceta Públia Hortênsia, n.36, 4400-163 Vila Nova de Gaia. Nif: 507543114. Tel. 96 3184055. Fax. 220934109. Email: geral@snpm.pt. www.snpm.pt
Muitos desses países, com características bastante parecidas com as do nosso país, facilmente concluíram que o modelo único para o seu país foi uma opção, não só muitíssimo mais funcional, como também muito mais económica. Passaram a prestar um bom serviço às populações e acabaram com litígios e conflitos existentes nos vários corpos policiais.
Se bem que a organização da segurança interna difere de país para país, o certo é que as medidas tomadas pelos vários países da Europa vão no sentido de uma uniformização que permita mais eficácia e mais economia de gastos.
Considerando as exigências que o futuro nos coloca, ficam aqui espelhadas algumas ideias sobre esta importante temática, na esperança da sua utilidade que venha trazer alguma luz que sirva para despoletar outras reflexões.
Perante o já exposto, e tendo em vista outros melhores e mais ricos fundamentos que eventualmente tenham escapado, concluo esta linha de pensamento dizendo: Uma instituição de segurança única, moderna, e adaptada aos dias de hoje pode e deve ser vista como um sinal de evolução, com a certeza que dificilmente poderemos justificar o que é injustificável.
Termino deixando um desejo: que consigamos ter maior exigência nos desempenhos, rigor na actuação, economia na gestão e, consequentemente que o país e as populações fiquem, mais bem servidas, deixando os superiores interesses do Estado e dos cidadãos acima de quaisquer outros.
Dou por encerrada esta minha intervenção.
Obrigado,
--- Fica aqui também uma etrevista realizada ao Director Nacional da PSP:
Link: http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&contentid=6F884308-3538-4F79-9634-3B763A903B0D&h=8
"Uma polícia única resolve problemas"
Francisco Oliveira Pereira, director nacional da PSP, diz que a eventual unificação com GNR e PJ, dando origem a um corpo de polícia com vertentes de investigação e patrulhamento, é “questão política” mas, “provavelmente”, a solução para travar dispersão de meios e dar melhores condições de vida aos polícias
• 16 Abril 2010
• Nº de votos (0)
• Comentários (49)
Por:Henrique Machado
Correio da Manhã – No contexto actual qual é o papel da PSP no combate à criminalidade violenta?
Oliveira Pereira – É determinante, na dependência funcional do Ministério Público (MP). A PSP tem preferencialmente áreas urbanas. Ali estão bairros e zonas sensíveis, focos de instabilidade e, por vezes, de grande perturbação pública. Estamos a atingir objectivos, com uma monitorização permanente, um policiamento de proximidade dirigido e repressão coordenada e proporcional. Temos tido sucesso nisso.
– MP e PJ atacam-se frequentemente por causa da atribuição à PSP e GNR de investigações que a lei orgânica diz serem da competência exclusiva da PJ, como os crimes com armas de fogo.
– É verdade, mas o MP também pode delegar noutras forças essas atribuições. Pode haver aqui alguma contradição, mas não sou jurista. A realidade é esta. E o MP tem utilizado esse processo para delegar na PSP muitas investigações.
– A aposta na investigação não põe em causa a vertente de segurança pública, o patrulhamento?
– De maneira alguma. É indissociável a investigação criminal da ordem pública – pessoal no terreno, informações dos agentes que andam na rua. No combate ao crime violento, um factor para o sucesso é o de haver boas e melhores informações policiais.
– Precisa de mais agentes?
– Preciso sempre. Vai haver, a curto prazo, uma nova escola. Está a decorrer um curso de investigação criminal. Temos orientado todo o esforço em virtude das nossas competências – e naquelas que nos são delegadas pelo MP.
– Existe uma guerra de protagonismo entre polícias, com prejuízo das investigações em causa?
– Custa-me a acreditar, pois o MP, como entidade reguladora, faz o seu papel. Mas é natural que, pontualmente, haja um ou outro conflito menos agradável.
– Como funciona a partilha de informações entre a PSP e GNR?
– Nunca funcionou tão bem como nos últimos dois anos. Há uma disponibilidade completamente diferente, incentivada pelo secretário-- geral da Administração Interna.
– Essa partilha existe em relação à PJ, com mais competências mas menos meios no terreno?
– Sim, diariamente comprovada. Quando as competências são da PJ, são-lhe transmitidas as informações. Não quer dizer que funcione em pleno, mas é obrigatório que exista. Os resultados são evidentes.
– Seria útil a PSP ter meios para efectuar as suas escutas telefónicas, perícias a armas e na área de lofoscopia (impressões digitais), tornando-se independente da PJ?
– Em relação às armas estamos a estudar uma eventual proposta nesse sentido. Era capaz de dar uma maior eficácia. Quanto às escutas e lofoscopia, também seria uma solução que cada um de nós pudesse ter a sua autonomia.
– Como encara uma possível unificação de polícias, originando uma polícia nacional, com vertentes de investigação e de policiamento?
– Tenho uma opinião muito particular, mas, sendo uma questão política, não vou poder dizê-la na condição de director nacional.
– Num país pequeno, de fracos recursos, justifica-se uma duplicação de meios com a GNR no que diz repeito às operações especiais?
– Há duas forças com áreas distintas de actuação, competências distintas e, naturalmente, quer a GNR quer a PSP, se querem uma polícia integral, têm de ter todos os meios à disposição para fazer face ao crime violento.
– Sendo os agentes mal pagos, a unificação, sem esta dispersão de meios financeiros, não permitiria melhores condições de vida para os polícias, por exemplo?
– Pois, provavelmente essa solução iria resolver uma séria de problemas. Repito: é uma questão política, não me pronuncio.
– Agrada-lhe o modelo de polícia única em países estrangeiros?
– Apenas de um ponto de vista técnico, posso avaliar a experiência dos outros países, reconhecendo neles virtudes...
'MAIS AGENTES A COMETER CRIMES, MAS PUNIDOS'
CM – Os sindicatos pronunciam-se muitas vezes sobre questões operacionais e não laborais.
– Esse é o paradoxo. A que propósito? São muitas vezes dadas opiniões desajustadas por questões operacionais e os sindicatos devem preocupar-se com as condições de trabalho dos polícias.
– E nesse aspecto têm razão?
– Têm. Foram descuradas durante muitos anos as questões de manutenção e criação de novas infraestruturas, de dignificação de espaços de trabalho da polícia.
– Mas onde mais lhes dói é nas condições salariais. Os polícias ganham manifestamente mal.
– É uma realidade também.
– Os subsídios de risco...
– Sou contra subsídios de risco. Sou é por um vencimento digno e compatível com o risco, com a ameaça, com as agruras de trabalhar por turnos. Isso deve ser pago, não à custa de subsídios.
– E está a ser pago?
– Não, acho que fica aquém daquilo que podia ser. Mas essa é uma negociação da direcção da polícia com o Governo e o MAI está sensível a essa problemática.
– Com o poder que os polícias detêm, as dificuldades económicas por que passam não os tornam mais permeáveis a cometer crimes como corrupção?
– Não acredito que as pessoas, por terem mais ou menos capacidade económica, tenham mais tendência para se deixarem corromper. A PSP tem o controlo do IGAI, do MP, mas também interno. Em 2009 tivemos oportunidade de enviar para aposentação compulsiva 15 elementos policiais e, para demissão, 24.
– Por crimes cometidos?
– Por crimes, vários. É a prova – e nunca num ano anterior tinha ocorrido um número tão elevado – de que temos os mecanismos e estamos a utilizá-los.
– Mas é também a prova de que há mais polícias a cometer crimes.
– É provável, mas são punidos.
'ARTICULAÇÃO COM OUTROS PAÍSES
CM – Portugal é um país seguro?
O.P. – As provas são, até, internacionais. Em termos mundiais, estávamos em 9º lugar entre os países mais seguros e, a nível europeu, estamos muito abaixo da média de criminalidade da esmagadora maioria dos países.
– A abertura das fronteiras tornou-nos mais vulneráveis à entrada de máfias de leste e outras organizações de crime organizado.
– Isso combate-se com reforço e articulação cada vez maior com as forças dos outros países. No ano passado detivemos 38 cidadãos de leste que se dedicavam ao furto de ouro em residências. Era uma organização bem montada e estruturada e conseguimos detê--los graças às informações recolhidas da polícia espanhola.
PERFIL
Francisco Maria Oliveira Pereira nasceu há 59 anos, em Lisboa. Licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar, ascende a capitão do Exército, em 1980, e a Major, em 1987. É com esta patente que, após estágio de actualização, entra na PSP. Em 1985 comanda a PSP de Macau e, em 1992, é nomeado subdirector do Instituto Superior da PSP. Dois anos depois, o então primeiro-ministro Cavaco Silva nomeia-o oficial de Segurança. Em 1999, chega à chefia das operações da Direcção Nacional e, em 2003, ao Comando da PSP de Lisboa. No mês de Março de 2008, o ministro Rui Pereira nomeia-o director nacional da PSP. É casado e tem dois filhos.

--- Para concluir utilizaram de militares para desempenharem o serviço de segurança a instalações (Embaixadas; Tribunais; Organismos Públicos e Afins)
--- Espero ter contribuído para um País melhor.



_____________________________________________
Agente Bruno o mais maior grande da aldeia, o todo grosso de lisboa e já comi metade das gajas de portugal. Dou coro a qualquer uma, não sou esquisito tb podem ser homens.
avatar
ORY
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 39
Profissão : Policia Psp
Nº de Mensagens : 1148
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por BigSargent Sex 08 Out 2010, 17:36

Fixe
"ORY"

Por acaso também coloquei essa sugestão de Unificar as policias.

Esperar para ver.
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por justiçeiro Sex 08 Out 2010, 17:39

Então e se vier a verificar-se uma unificação das policias digam-me lá onde é que enfiam tanto comandante ?
Não deve haver buracos pa todos, ou há?
Ás tantas até há, tão-me sempre a surpreender grande risota2
justiçeiro
justiçeiro
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 47
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 403
Mensagem : Guarda, Guarda principal, Guarda secundário, Guarda terciário, etç
zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por conchinha Sex 08 Out 2010, 17:50

à pois Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 8326
conchinha
conchinha
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 58
Profissão : Cabo da gnr
Nº de Mensagens : 1865
Mensagem : olá um abraço amigo para todos os membros do forum
Meu alistamento : 17SET1990

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por BigSargent Sex 08 Out 2010, 17:55

É facil deixam de ser comandantes.
Para quecomplicar...LOL
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por BigSargent Sex 08 Out 2010, 22:08

[quote="ORY"]Esta foi uma proposta que apresentei no Site www.cortardespesas.com, Penso que o pessoal deveria tambem mandar para lá, proposta em relaçao a este assunto para ver se eles realmente percebem que , isto é importante e que se desperdiçam milhoes, se chegarem lá varias propostas a falar do mesmo assunto pode ser que eles abram os olhos e plo menos tentem fazer algo (para melhor esperemos nos)

...

Apoiado

 :bravo:
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por msm Sáb 09 Out 2010, 19:21

Não haverá no meio disto tudo muitos GNRs com o escondido desejo de serem POLICIAS puros, sem aquelas alineas e asteriscos que caracterizam e confundem as pessoas e os proprios guardas como são chavões do tipo Militares da Guarda, Corpo Especial de Tropas ou Policias mas apenas funcionalmente ... e outras prendas do género?

Uma coisa tenho por garantida, os que aqui aparecem dizendo que a PSP e GNR são iguais apenas podem estar a expressar um desejo, ou então nao sabem o que dizem nem conhecem a própria Guarda.
É que, para começar, possuem identidades e geneses muito diferentes.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por rogerpiter Sáb 09 Out 2010, 20:49

já repararam quantos OPC existem neste país á beira-mar plantado???
GNR, PSP; PJ, SEF, PM, ACT .....ETC.
será que não dava para juntar alguns organismos?????
rogerpiter
rogerpiter
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 88
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por msm Sáb 09 Out 2010, 22:00

OPCs e forças ou serviços de segurança não são a mesma coisa (e tambem temos seviços de segurança que nao são opc, como o sis).
È OPC qualquer organismo que à luz do CPP pode submeter os seus autos directamente ao MP, e existem imensos, quase 30 e com tendência para aumentar.
Pessoal e profissionalmente sinto-me ofendido/diminuído quando simplesmente classificado como opc.


E respondendo à sua pergunta penso que sim, alguns atépoderiam ser extintos que ninguém daria pela sua falta.
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por BigSargent Dom 10 Out 2010, 00:24

msm escreveu:OPCs e forças ou serviços de segurança não são a mesma coisa (e tambem temos seviços de segurança que nao são opc, como o sis).
È OPC qualquer organismo que à luz do CPP pode submeter os seus autos directamente ao MP, e existem imensos, quase 30 e com tendência para aumentar.
Pessoal e profissionalmente sinto-me ofendido/diminuído quando simplesmente classificado como opc.


E respondendo à sua pergunta penso que sim, alguns atépoderiam ser extintos que ninguém daria pela sua falta.

"msm"
A GNR e a PSP não são assim tão diferentes, o meu irmão é PSP e conheço bem a instituição pelo que falamos no terreno as diferenças são 0.

Um procedimento ou outro um pouco diferente:
- Tipo um acidente de viação na minha ZA antes era resolvido no máximo em 20 minutos, actualmente demora mais de 1 hora se te referes a estas diferenças, então sou obrigado a concordar contigo.
- Há uns meses tive necessidade de formalizar uma queixa crime (furto/desconhecidos) desloquei-me à esquadra onde prestei serviço (hoje PSP) estive uma hora e meia à apresentar queixa, o sistema estava lento (blá blá...)
ah e apresentei a queixa à frente de todos ali no "Atendimento" quando essa esquadra tem diversos gabinetes, sei isto porque prestei lá serviço.

São estas as diferenças "msm"???????????????????????????

Abraço
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por msm Dom 10 Out 2010, 02:24

BigSargent,

1 - Estou disponível para responder às suas perguntas e debater consigo e com outros todo o tipo de assuntos conexos com a nossa profissão.
Mas uma coisa é mandar bocas, outra é discutir os temas com seriedade.
Quando você pega num caso de atendimento (ou acidente, que também é um atendimento ao publico, mas na rua) e desse caso em particular generaliza como sua justificação/caracterização de uma força por inteiro, no caso a PSP, você está a ser profundamente desonesto a ponto de, perdoe-me, parecer não estar à altura de conversar estas coisas comigo. Espero que tenha sido uma distracção sua, só pode ter sido. É que você saberá talvez tão bem quanto eu que no mesmo dia e em diferentes departamentos da GNR situados a metros um do outro a qualidade do atendimento pode variar do execrável ao excelente. Escolheu por isso muito mal os exemplos que deu; é que muito embora eu não ponha em duvida a sua veracidade tenho a certeza que não espelham a realidade global da PSP.

Recuso.me por isso a colocar aqui a minha opinião sobre a qualidade do serviço da força a que você pertence alicerçada nas vezes a que a ele tive de recorrer. E que importaria dizer aqui que foi óptimo ou péssimo se nenhum deles corresponde à media?
Não sou maldizente, posso é brincar, mas não é serio misturar essas posturas. Procuro ser honesto nas minhas reflexões e observações aqui expostas.

Todavia não me acanho a ponto de não lhe dizer que é minha convicção de que a interacção entre o público e as nossas forças será genericamente melhor e mais amigável para o cidadão quando se trata da PSP.

2 - Você quer eu lhe fale da identidade, da essência de cada uma das nossas forças, aquela natureza peculiar e própria que embora passe distraída a muitos (aqui neste fórum é a maioria), e que quase subconscientemente nos molda e tolhe a maneira de estar, a maneira como actuamos, como convivemos e inevitavelmente até como percepcionamos a razão de estar nessa força e até na família e na vida?

Eu também tenho familiares na GNR, mais que um. Ainda muito recentemente foi para a reserva um que era major oriundo da GF. Há ainda um Sargento e um Guarda. Converso com eles sobre estes temas mas nenhum deles é capaz de vincar em mim uma opinião sobre a GNR. Só são 3? É importante mas é pequena a amostra.

Guio-me também e principalmente por outros dados, pela observação, pela leitura (deste fórum também, obviamente. Com o desconto disto ser pasto de ressabiados que gostariam de ver a GNR transformada numa PSP – perdoe-me o aparte, porém já por mim aqui referido).

Mas não querendo perder-me e expandir muito este texto (até porque é tarde, estou com sono e se for grande ninguém o lê), voltando ao tema, vou falar num assunto que mexe desde as profundas entranhas das nossas forças até à sua estrutura, desde a o CG ao comum guarda patrulheiro, da simples organização dum arquivo ao regulamento disciplinar.

Você nem imagina o que eu já ouvi dizer e li, aqui e noutros locais, jornais incluídos, do que se passava – por exemplo - na ultima escola de cabos. Do piorinho. Queixavam-se do tratamento que lhes era reservado pelo formadores e cmdts. Dele se queixaram homens que alegavam ter uma dezena de anos de bom serviço, outros que arguiam a condição de chefes de família e pais de filhos e que lhes custava imenso roer os impropérios com que eram prendados, os exercícios físicos forçados ou de castigo, etc… um inimaginável rol de queixas.
A nenhuma dei relevância. Até porque nenhum me conseguiu convencer que aquele procedimento era inesperado, inadequado, ou desconforme com o plano de formação, tradição ou regulamentos.

Mas quer saber uma coisa engraçada? Na PSP, desde a minha “recruta”, ao meu “curso de cabos”, ao de “sargentos”, e apesar de não existir qualquer regulamentação especifica a balizar essas matérias eu nunca fui tratado por directores, comandantes, instrutores ou monitores, por mais nada que não fosse “senhor” e nunca ouvi um colega a ser tratado por menos que “você”. NUNCA!

Está para nascer quem me consiga convencer cabalmente de que tão diametralmente opostas formas de tratamento estão erradas, ou que uma deveria seguir o exemplo da outra. Defendo que muito provavelmente em ambas está certo… porque são distintas, muito, e é essa distinção que permite tamanha diferença.

Isto é demonstrativo do ADN que circula nas “veias” das nossas forças, no seu cerne. Diferenças interiores e inerentes que se explicam pelas muitas diferenças sedimentadas por muitas dezenas de anos de história e vida e que, francamente, não acho que seja melhor alterar à força ou por devaneios políticos.

Por isso e acima de tudo não desejo uma integração, nem num sentido nem noutro. No máximo poderia admitir a extinção de ambas e a criação de uma outra a partir do zero. Mas tambem lhe digo que desejo veementemente isso não aconteça enquanto eu por cá andar.

Desculpe enormidade do texto, desadequada para um fórum.
Certo que amanhã ao le-lo encontrarei coisas qye queria escrever e que não escrevi e outras que estarão obviamente a mais. Mas só mais uma coisa: fui sincero.

Cumprimentos
msm
msm
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 53
Profissão : PSP
Nº de Mensagens : 1700
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por BigSargent Dom 10 Out 2010, 10:56

"msm"
Quando falo em Unificação,obviamente que seria a extinção das 2 (PSP/GNR), criando talvez a Policia Nacional ou algo parecido.

O que eu quero dizer é que na sua essência o objectivo da PSP/GNR são identicos ou seja PROTEGER O CIDADÃO.

Apenas respondi a uma provocação sua quando disse:
"...Não haverá no meio disto tudo muitos GNRs com o escondido desejo de serem POLICIAS puros, sem aquelas alineas e asteriscos que caracterizam e confundem..."
- Não se trata disso, conheço muitos PSP que gostariam de pertencer à GNR porque poderiam chegar mais rápidamente para junto das suas familias, apenas isso...

Abraço
BigSargent
BigSargent
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Miltar da GNR
Nº de Mensagens : 2222
Mensagem : Ola a todos.
Boa sorte camaradas e amigos.
Meu alistamento : Simplesmente o melhor - 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por paulo pinto Dom 10 Out 2010, 11:26

O surgimento de uma Polícia Nacional não era inovador na Europa, pois temos vários exemplos de países em que possuem uma polícia única. Como é o caso da Áustria, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Grécia, Inglaterra, Irlanda, Suíça, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha, entre outros. Países de outros continentes, como do continente americano e do africano, ....
Alemanha??? Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Yellowcr Holanda??? Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Laughaty Suiça??? Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Laughhar Bélgica??? lol! Inglaterra ???Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Pjr-laug Américas??? Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Greenrof

Vejam se arranjam outros exemplos.
No mundo quantos países é que possuem, apenas e só, uma única polícia?
Mas eu acredito que a Polícia Nacional está para breve em Portugal.
Cumps.
paulo pinto
paulo pinto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 51
Profissão : militar gnr (para não esquecer os deveres) ou funcionário público (para sonegação de direitos)
Nº de Mensagens : 480
Meu alistamento : 2.º Curso de 98 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Edr See Dom 10 Out 2010, 12:13

Quase de certeza que já há muito tempo que se avalia a unificação das policias, mas de certeza que não tem havido muita motivação para o fazer, em vez disso, tem-se criado organismos para fazerem ponte entre as várias instituições, a ver, não passam de mais tachos, que pouco ou nada fazem!
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por bawer Dom 10 Out 2010, 15:35

Só quero dizer que a mim tanto me faz ser PSP ou GNR, o que me interessa é que as coisas funcionem melhor e os meios sejam melhor empregues.
Não existe nenhuma dúvida que o problema é o sistema cadeira quente de tantos sarg. e oficiais (gnr e psp)que tinham que ir para a Rua trabalhar.
Ficavam os efectivos muito bem distribuidos e postos/esquadras reforçados.
Fiz patrulhas com GNR/PSP - PSP/GNR conjuntas e não me custou nada nem ao colega de farda diferente.
Só existe um CPP,CP,CC etc. Os métodos de actuação para com os cidadãos são os mesmos e as pessoas estão pouco se lixando qual é a força, querem é ter sitios perto onde fazer uma queixa, querem ter um piquete que lhes vá aos acidentes, querem é que tirem o ruido do vizinho etc.
O resto é tudo tralha lá no quintal
Está gente graúda quer é ter o seu gabinete e em vez de ser um oficial para a ser um chefe de serviço, eles propios é que parecem esquecer que são tropinhas, não andam na rua, ficam nos quartéis etc.
Por isso srs dos escalões mais baixos, não adianta chorar, polar e gritar, enquanto não forem todos unidos e coerentes esta gente vai dominar o perimetro do quintal como quer e quando quer.

cumpts
bawer
bawer
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar
Nº de Mensagens : 443
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Unificação das polícias será avaliada pelo PSD - Página 2 Empty Re: Unificação das polícias será avaliada pelo PSD

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes