Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por JSousa Seg 02 Jan 2012, 18:04

Relembrando a primeira mensagem :

Perseguição realizou-se após noite de passagem de ano. Rapper está nos Cuidados Intensivos

O regresso a casa depois da passagem de ano acabou da pior forma para um jovem de 21 anos cantor de rap. o jovem foi baleado, cerca das 7 da manhã, depois de uma perseguição policial, em Rio Meão, Santa Maria da Feira.

Tudo aconteceu quando o condutor da viatura inverteu o sentido de marcha, a poucos metros de uma Operação STOP.
Duas viaturas da Brigada de Trânsito do Porto iniciaram uma perseguição policial que só terminou quando um dos ocupantes foi baleado.
O jovem está internado na Unidade de Cuidados Intensivos e encontra-se submetido a ventilação mecânica.
A TVI contactou a GNR, que lamenta o sucedido e adianta que o disparo já foi participado ao Ministério Público. A Polícia Judiciária confirmou à TVI já estar a investigar o caso.

TVI24 - OOM VÍDEO
JSousa
JSousa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 58
Profissão : Cabo G.N.R.
Nº de Mensagens : 1792
Meu alistamento : No Sec. XX

Ir para o topo Ir para baixo


Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Vitcheco Ter 03 Jan 2012, 19:16

Mourato escreveu:Camaradas, como profissional da GNR, sinto uma enorme tristeza ao ler alguns dos comentários que acabei de ler.

Como é possível que alguém possa dar tanto valor a uma ação destas. Nem acredito que Agentes de Autoridade o possam fazer...

O condutor, na pior das hipóteses, apenas cometeu uma mera contra-ordenação social ao inverter a marcha. Quantas infrações piores cometera o Agente da GNR durante a perseguição???

Será que era caso para puxar de arma de fogo e disparar sobre um condutor que inverteu a marcha antes de chegar junto de uma patrulha da GNR.

Sabem camaradas, é a ganância de fazer autos e excessos de álcool!!!

Já se mata por uma mera infração rodoviária.

Imaginem que era o vosso filho que ia a conduzir o carro e invertia o sentido de marcha antes de chegar junto da patrulha. Não se esqueçam, pode acontecer um dia o vosso filho ter uma atitude dessas. Será que exigiam a morte dele por um facto tão irrelevante???

Entendo que nem todos os agentes da GNR deveriam usar arma de fogo, não estão preparados, não têm treino e também não sabem em que casos a lei o permite.

Tenho pena das consequências que o Agente vai sofrer, pois, não tem a culpa toda. Provavelmente nunca teve quem lhe explicasse, verdadeiramente, como, quando e em que situações deve ser utilizada uma arma de fogo. Está na lei... Certamente que este caso não se enquadra com a lei... Agora, enfim, vai-se tentar arranjar uma justificação, esfarrapada é certo, mas vai convencendo quem julga e acaba por terminar com negligência grosseira e pena suspensa.

Fiquem bem e bom ano.


Aceito esta opinião mas agora questiono?! Como é capaz de dizer que se tratava apenas de uma contra-ordenação?! Como poderia saber se não ia no interior um gang armado?! ou até algo mais grave?! Já que a viatura possuía vidros escurecidos... Quem passa por elas é que sabe, aposto que já teve situações semelhantes e teve "sorte" de correr bem, mas o serviço não corre sempre bem, e nós estamos aqui é para apoiar o camarada, pois ninguém sabe como ocorreu disparo, em que circunstancias, por isso deixe-mos de moral e toca apoiar o camarada... Por aquilo que me deram a conhecer é uma excelente militar...
Vitcheco
Vitcheco
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 36
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 174
Meu alistamento : CFG 2009/2010.... CFP

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Romit Ter 03 Jan 2012, 21:22

Vitcheco escreveu:
Mourato escreveu:Camaradas, como profissional da GNR, sinto uma enorme tristeza ao ler alguns dos comentários que acabei de ler.

Como é possível que alguém possa dar tanto valor a uma ação destas. Nem acredito que Agentes de Autoridade o possam fazer...

O condutor, na pior das hipóteses, apenas cometeu uma mera contra-ordenação social ao inverter a marcha. Quantas infrações piores cometera o Agente da GNR durante a perseguição???

Será que era caso para puxar de arma de fogo e disparar sobre um condutor que inverteu a marcha antes de chegar junto de uma patrulha da GNR.

Sabem camaradas, é a ganância de fazer autos e excessos de álcool!!!

Já se mata por uma mera infração rodoviária.

Imaginem que era o vosso filho que ia a conduzir o carro e invertia o sentido de marcha antes de chegar junto da patrulha. Não se esqueçam, pode acontecer um dia o vosso filho ter uma atitude dessas. Será que exigiam a morte dele por um facto tão irrelevante???

Entendo que nem todos os agentes da GNR deveriam usar arma de fogo, não estão preparados, não têm treino e também não sabem em que casos a lei o permite.

Tenho pena das consequências que o Agente vai sofrer, pois, não tem a culpa toda. Provavelmente nunca teve quem lhe explicasse, verdadeiramente, como, quando e em que situações deve ser utilizada uma arma de fogo. Está na lei... Certamente que este caso não se enquadra com a lei... Agora, enfim, vai-se tentar arranjar uma justificação, esfarrapada é certo, mas vai convencendo quem julga e acaba por terminar com negligência grosseira e pena suspensa.

Fiquem bem e bom ano.


Aceito esta opinião mas agora questiono?! Como é capaz de dizer que se tratava apenas de uma contra-ordenação?! Como poderia saber se não ia no interior um gang armado?! ou até algo mais grave?! Já que a viatura possuía vidros escurecidos... Quem passa por elas é que sabe, aposto que já teve situações semelhantes e teve "sorte" de correr bem, mas o serviço não corre sempre bem, e nós estamos aqui é para apoiar o camarada, pois ninguém sabe como ocorreu disparo, em que circunstancias, por isso deixe-mos de moral e toca apoiar o camarada... Por aquilo que me deram a conhecer é uma excelente militar...

Sublinhei a parte que acho mais importante depois de ler alguns posts.Porque a verdade, é que depois das coisas acontecerem é muito fácil falar e criticar que se devia fazer assim e assado, mas só quem passa por elas é que sabe que atitude teve de tomar numa fração de segundos.Por isso criticar é sempre mais fácil que tentar perceber o que levou a que a situação terminasse desta forma.
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Simões Ter 03 Jan 2012, 21:42

Não agrada a ninguém o que aconteceu, por certo, muito menos ao camarada que disparou, mas questiono-me se todos os que aqui se identificam como Guardas o serão, realmente ou se passaram pelo terreno, onde dói...
Simões
Simões
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 748
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por investigador Ter 03 Jan 2012, 22:24

Eu penso como a maioria dos guardas de secretaria e que passeiam o bastão "Quem foge não quer Guerra".

Para mim quem foge tem que ser apanhado a todo o custo.

Esses rapers teem a mania que são inteligentes e fora da lei, portanto não tenho pena nenhuma dele.

Para mim o ser verdade de terem retirado o carro do local e não terem chamado a PJ para mim é muito grave e vai descredibilizar todos os intervenientes na ocorrência e os militares do posto envolvido.

Boa sorte para os camaradas.

Bom serviço
investigador
investigador
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 853
Mensagem : A Sorte Protege os Audazes.
Odiado por uns, Amado por Outros, mas Respeitado por Todos.
Meu alistamento : 2º Curso de 1996

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por investigador Ter 03 Jan 2012, 22:30

Mourato escreveu:Camaradas, como profissional da GNR, sinto uma enorme tristeza ao ler alguns dos comentários que acabei de ler.

Como é possível que alguém possa dar tanto valor a uma ação destas. Nem acredito que Agentes de Autoridade o possam fazer...

O condutor, na pior das hipóteses, apenas cometeu uma mera contra-ordenação social ao inverter a marcha. Quantas infrações piores cometera o Agente da GNR durante a perseguição???

Será que era caso para puxar de arma de fogo e disparar sobre um condutor que inverteu a marcha antes de chegar junto de uma patrulha da GNR.

Sabem camaradas, é a ganância de fazer autos e excessos de álcool!!!

Já se mata por uma mera infração rodoviária.

Imaginem que era o vosso filho que ia a conduzir o carro e invertia o sentido de marcha antes de chegar junto da patrulha. Não se esqueçam, pode acontecer um dia o vosso filho ter uma atitude dessas. Será que exigiam a morte dele por um facto tão irrelevante???

Entendo que nem todos os agentes da GNR deveriam usar arma de fogo, não estão preparados, não têm treino e também não sabem em que casos a lei o permite.

Tenho pena das consequências que o Agente vai sofrer, pois, não tem a culpa toda. Provavelmente nunca teve quem lhe explicasse, verdadeiramente, como, quando e em que situações deve ser utilizada uma arma de fogo. Está na lei... Certamente que este caso não se enquadra com a lei... Agora, enfim, vai-se tentar arranjar uma justificação, esfarrapada é certo, mas vai convencendo quem julga e acaba por terminar com negligência grosseira e pena suspensa.

Fiquem bem e bom ano.

Um filho meu decerto não vai fugir á guarda pois não é essa a educação que lhe dou.

O que esta corja de miúdos mal educados faz e tem prazer em fazer é desafiar a autoridade seja ela qual fôr, por isso teve o que merecia.

Esse senhores que pensam que os agentes são uns bandalhos e uns "porcos" como nos chamam tem que saber que o tempo da carochinha tem que acabar e teem que começar a levar no toutiço forte e feio senão qualquer dia estão a ir ao cú ao Agentes das FS.

Quem anda á chuva molha-se portanto é melhor começarem a andar com guarda chuva.

Força e Honra
investigador
investigador
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 48
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 853
Mensagem : A Sorte Protege os Audazes.
Odiado por uns, Amado por Outros, mas Respeitado por Todos.
Meu alistamento : 2º Curso de 1996

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por RTiago Qua 04 Jan 2012, 00:36

Mais um situação que vai terminar mal para o lado do autor do disparo.
RTiago
RTiago
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8
Mensagem : Não se deve indagar sobre tudo: é melhor que muitas coisas permaneçam ocultas.


Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por иuησ Sex 06 Jan 2012, 01:46

Numa pesquisa, encontrei este artigo, onde o deixo para vocês comentarem:

"Jovem baleado pela GNR

5 DE JANEIRO DE 2012 | POR CECÍLIA HONÓRIO

A comunicação social noticiou que Fábio Ribeiro Vitó, de 21 anos, foi baleado pela GNR às 7 horas da manhã do dia 1 de Janeiro, estando neste momento em coma induzido, devido à gravidade dos ferimentos.

A bala entrou pelo abdómen e saiu pela perna, causando hemorragias internas que o mantêm em estado reservado, apesar de não ter atingido nenhum órgão vital.

O que é noticiado refere que esta atuação da GNR surgiu em resposta ao facto de o automóvel onde o jovem seguia ter invertido o sentido da marcha a poucos metros de uma operação stop. É de sublinhar que o jovem não conduzia o veículo.

Esta é, evidentemente, uma situação gravíssima e faz também lembrar várias ocorrências passadas de uso potencialmente abusivo da violência como a que ocorreu em 15 de Março de 2010, quando Nuno Manaça Rodrigues foi morto a tiro, no seguimento de uma desobediência em uma operação stop.

Para além de tudo apontar para a desproporcionalidade da atuação da GNR na presente situação, é também motivo de enorme preocupação o relato de que poderá ter havido tentativa de ocultação do motivo do incidente por parte da GNR.

Situações como esta impõem o esclarecimento cabal por parte da tutela, devem merecer um inquérito atento e a responsabilização dos agentes envolvidos, e recolocam a necessidade de formação dos agentes com armas de fogo e em situações de risco.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Administração Interna, as seguintes perguntas:

1. Como explica o Ministério que, ano após ano, se repitam intervenções por parte das forças policiais de desproporcionalidade do uso da força, com consequências gravíssimas para os cidadãos?

2. Que medidas tenciona o Ministério implementar junto das forças de segurança para que não se repitam estas condutas?

3. Pode o Governo atestar a qualidade da formação das forças policiais com armas de fogo, a adequação das armas utilizadas nestas operações e a conformidade da própria metodologia utilizada para a resposta a estas situações?"


http://www.beparlamento.net/sites/default/files/perg_jovem_baleado_2.pdf

http://www.beparlamento.net/jovem-baleado-pela-gnr
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Ang3ls Sex 06 Jan 2012, 02:03

Sem dúvida que há desproporcionalidade! Há desproporcionalidade de cada vez que a polícia não pode usar meios mais eficazes, tem de ter cuidado com a sua actuação para não correr o risco de levar com um processo criminal em cima e ser julgado culpado. Há desproporcionalidade quando um polícia em situações em que estava a tentar cumprir os seus deveres e a tentar proteger os cidadãos, calha de ter um azar, e vão a julgamento e levam uma pena mais pesada do que criminosos reincidentes com crimes muito mais gravíssimos!

Há desproporcionalidade de cada vez que um criminoso é detido e é de imediato, muitas das vezes, solto com TIR, enquanto que o polícia fica, por vezes, a preencher papelada, a fazer horas a mais por causa de ter cumprido o seu dever e o criminoso já livre para voltar a cometer mais um crime.

É engraçado que isso não vêem eles, essa desproporcionalidade nos direitos e deveres de uns e de outros!!!

Em termos ideológicos, sempre tive uma tendência mais à esquerda, mas não me revejo, nem eu nem ninguém com um bocadinho de bom senso se revê nestas posições do bloco de esquerda. No Fixe
Ang3ls
Ang3ls
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Feminino
Idade : 42
Profissão : Analista
Nº de Mensagens : 2547
Mensagem : "O homem descobre-se quando se mede com um obstáculo."
Antoine de Saint-Exupéry


Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por suckoi 35 Sex 06 Jan 2012, 02:27

O Bloco de Esquerda faz-me lembrar um certo seguemento aqui neste forum. é que nem ele vai ganhar "sócios" a não ser da dita, nem o Bloco de esquerda, vai ganhar sócios em santa Maria da feira, por mais tendenciosos, que sejam. aliás é incrivel o "empolgar" desta noticia, dias a fio, contribuindo para um excesso de vitimização.

como é ridicula a vitimização.

Já agora e porque gosto de por os pontos nos sitios certos, gostava de saber já que até ao momento não vi aqui nada, se este camarada, integrante da verdadeira unidade de transito, vai ser ajudado, ou já lhe foi transmitido apoio e tou a falar de defensor, não de um telefonema, porque isso meus amigos, é tudo giro, fica bem anunciar isso para 2 ou 3 compichas, mas para a vida futura deste camarada não interessa nada.

pronto lá tou eu a ser inconveniente.
avatar
suckoi 35
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2402
Mensagem : O bucha e o estica.
é só aguardar......pela bomba.
vais me dizer agora quem é o energumeno,meu f....

Meu alistamento : 2º 1996.

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por jose alho Sex 06 Jan 2012, 07:42

Relativamente ao colega da UNT e se precisar de apoio psicologico e como não meto, mas não fico calado perante provocações diárias vamos dar-lhe apoio psicologico. Vou falar com o meu amigo Dr. Colaço quando ele melhorar para ver o que pode fazer. Em todos os os tópicos é sempre a mesma coisa.
Há pessoas que devem ter concorrido e ficaram mal na especialidade.
jose alho
jose alho
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 90
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1951
Mensagem : Presidente da ASPIG.

Comentador da crónica criminal da TVI

O primeiro e único comentador da Instituição.





Meu alistamento : 1986.

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por irreverente Sex 06 Jan 2012, 09:02

Como explica o Ministério que, ano após ano, se repitam intervenções
por parte das forças policiais de desproporcionalidade do uso da força,
com consequências gravíssimas para os cidadãos?


Apetece-me perguntar: Como se explica que ano após ano mês após mês dia após dia, se repitam os ROUBOS contra os agentes das Forças Policiais, com consequências gravíssimas para os próprios e seus familiares, e nada seja feito para acabar com estes atropelos?

Que medidas tenciona o Ministério implementar junto das forças de segurança para que não se repitam estas condutas?

Esta também serve para nós. Pois também perguntamos o mesmo.

Pode o Governo atestar a qualidade da formação das forças policiais
com armas de fogo, a adequação das armas utilizadas nestas operações e a
conformidade da própria metodologia utilizada para a resposta a estas
situações?"


Pode o Governo garantir (atestar) a qualidade dos DEPUTADOS com assento Parlamentar, garantir que vão acabar com os CORRUPTOS que pela Assembleia proliferam, e que vai actuar em conformidade com a metodologia para adequar esta realidade ás necessidades que o País atravessa?

Morre tanto BURRO ao Cigano...
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Alvaro Carvalho Sex 06 Jan 2012, 09:05

Há quem diga neste forum q "um filho meu nao vai fugir á Guarda...".

Mas o meu filho ou o vosso, pode ser pendura de outro condutor q "sem mais nem ontem" decide fugir...
E depois se o meu ou o vosso levar um tiro de quem é a culpa?
Pensem bem nisto...

avatar
Alvaro Carvalho
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR/ Reserva,quase na reforma...
Nº de Mensagens : 883
Meu alistamento : Setembro de 1975! Cap Aguiar, como Comandante de Companhia
MAS,FINALMENTE NA REFORMA!

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Marco Alves Pinto Sex 06 Jan 2012, 12:23

Que sirva de exemplo a outros, quem foge sujeita-se...
Marco Alves Pinto
Marco Alves Pinto
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 42
Profissão : militar GNR
Nº de Mensagens : 51
Mensagem : Compra uma RMZ 450 e diverte-te...
Meu alistamento : GIA 2006 " PASSA TUDO!"

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por JSousa Sex 13 Jan 2012, 18:45

Rapper alvejado por GNR quer repor verdade em tribunal

O jovem cantor rapper de Santa Maria da Feira baleado por um GNR, em Rio Meão, já está em casa. Fábio Vitó rejeita vingança, mas está indignado com as justificações para o tiro. Vai tentar repor a "verdade" em tribunal e acredita que o disparo foi um "acidente".

"Não há justificação para o tiro da GNR. A única coisa que fizemos foi uma inversão de marcha e nem fugimos a nenhuma ordem de paragem", afirmou , ontem, ao JN, o jovem, de 21 anos, baleado por um elemento da GNR no decurso de uma operação stop, na madrugada do passado dia 1, em Rio Meão (Santa Maria da Feira), quando ia ao lado do condutor.

"Eu não sou nenhum bandido. Sou um puto e nada mais que um puto com família e amigos que faz música e é acarinhado", adiantou. "Não tenho ódio nem quero vingança em relação ao militar que me baleou. Quero justiça", adiantou Fábio Vitó.

E sobre o tiro que o atingiu gravemente no abdómen tem uma justificação. "Quero acreditar que tenha sido um acidente, mas não me digam que o GNR escorregou. Quero a verdade", reivindica o jovem, um dia depois de ter tido alta no Hospital da Feira, onde esteve em coma induzido. "Sou uma pessoa consciente para perceber que erros todos cometem, mas há que assumi-los e não esconder. O GNR não sabia quem estava dentro do carro, no meu lugar podia estar uma criança que ele podia ter matado. Nada justifica um tiro", reiterou.

Indignação

A "indignação" que Fábio diz sentir prende-se com a alegada postura do militar após o tiro. "Diz que partiu o vidro com uma lanterna, mas não foi isso que aconteceu". Para Fábio, o GNR também não procedeu correctamente ao não informar o socorro do que verdadeiramente aconteceu. "Disse que eu estava indisposto ou que tinha tido um acidente. Em momento algum me perguntou se eu estava bem ou me pediu desculpa. Limitou-se a dizer que o sangue que eu tinha nas calças e que não parava de sair era da mão dele", acusou. Também não aceita a justificação que o tiro aconteceu por ter escorregado. "Isso não é verdade. Da maneira como a bala foi disparada, não pode ter caído".

Fábio Vitó chegou a querer falar com o militar. Mas já não quer. "Eu não ia levar o caso até as últimas consequências se falassem verdade comigo. Mas agora ainda tentam fazer de mim o mau da fita quando eu era apenas o passageiro de um carro. O GNR já não é apenas um homem que errou, ele está a tentar passar para mim a culpa do que aconteceu", disse.

Sobre este caso, a GNR fez já saber publicamente que ele está a ser alvo investigado e rejeita qualquer encobrimento do acontecimento.

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=2239573&page=2
JSousa
JSousa
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 58
Profissão : Cabo G.N.R.
Nº de Mensagens : 1792
Meu alistamento : No Sec. XX

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por J.F Sex 13 Jan 2012, 20:26

Ang3ls escreveu:Sem dúvida que há desproporcionalidade! Há desproporcionalidade de cada vez que a polícia não pode usar meios mais eficazes, tem de ter cuidado com a sua actuação para não correr o risco de levar com um processo criminal em cima e ser julgado culpado. Há desproporcionalidade quando um polícia em situações em que estava a tentar cumprir os seus deveres e a tentar proteger os cidadãos, calha de ter um azar, e vão a julgamento e levam uma pena mais pesada do que criminosos reincidentes com crimes muito mais gravíssimos!
Há desproporcionalidade de cada vez que um criminoso é detido e é de imediato, muitas das vezes, solto com TIR, enquanto que o polícia fica, por vezes, a preencher papelada, a fazer horas a mais por causa de ter cumprido o seu dever e o criminoso já livre para voltar a cometer mais um crime.
É engraçado que isso não vêem eles, essa desproporcionalidade nos direitos e deveres de uns e de outros!!!
Em termos ideológicos, sempre tive uma tendência mais à esquerda, mas não me revejo, nem eu nem ninguém com um bocadinho de bom senso se revê nestas posições do bloco de esquerda. Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 99078

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 373838 Alguem com uma visão abrangente, a qual está a par das dificuldades com que os elementos policiais se deparam no dia-a-dia no terreno a combater a criminalidade.Se actualmente Portugal está a saque, não é por falta de empenho das forças policiais. Nós cumprimos com o nosso dever, a justiça que seja aplicada.

Será que alguem consegue ficar motivado no serviço após ler esta notícia.
Ao que o CM apurou, já tinha sido detido 24 vezes (esta foi a 25ª) pela PSP por roubo a pessoas, furto de viaturas e carjacking. Presente ao Tribunal de Sintra, foi-lhe aplicada a medida de coacção menos gravosa: termo de identidade e residência. O assaltante, como o CM noticiou na edição de ontem, roubou uma viatura e fugiu a uma operação de fiscalização. Segundo a PSP, quando foi mandado parar pela Polícia, encetou uma fuga a alta velocidade, pondo em perigo a vida de outros condutores.
J.F
J.F
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : Patrulheiro da GNR
Nº de Mensagens : 1037
Mensagem : 2021, promete ser um ano afrodisíaco.
Vamos andar sempre tesos.
Convite :Aceita-se Guardas/Cabos para trabalhar em turnos de oito horas em Posto Territorial com defice de recursos humanos.
Meu alistamento : 04MAR91

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por suckoi 35 Sex 13 Jan 2012, 21:53

JSousa escreveu:Rapper alvejado por GNR quer repor verdade em tribunal

"Eu não sou nenhum bandido. Sou um puto e nada mais que um puto com família e amigos que faz música e é acarinhado", adiantou. "Não tenho ódio nem quero vingança em relação ao militar que me baleou. Quero justiça", adiantou Fábio Vitó.

olha a letra deste tocador de cd's contrafeitos. com que então acarinhado?

só espero que este camarada esteja a ser apoiado, no minimo pela associação da especialidade dele, porque adivinham-se tempos dificeis.
avatar
suckoi 35
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2402
Mensagem : O bucha e o estica.
é só aguardar......pela bomba.
vais me dizer agora quem é o energumeno,meu f....

Meu alistamento : 2º 1996.

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Gil Vicente Sáb 14 Jan 2012, 00:00

irreverente escreveu: CSI™ disse: Mas o de Paredes de Coura vinha armado e efectuou disparos contra a patrulha, obrigando os militares a utilizar a arma de defesa para salvaguarda da sua própria vida, conforme o preceituado na legislação vigente...

Sim, isso é verdade. E fizeram-no de uma forma eficaz como se sabe.


A Missão ficou a 50% camarada.

Não tardará que o que escapou não vá dar "agua pela barba" aos camaradas da zona. Com o currículo que tem, não lhe auguro um bom futuro.

Mais dia menos dia vai ao encontro do pai ao Jardim das Tabuletas.
Gil Vicente
Gil Vicente
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 64
Profissão : Duarda da Guarda
Nº de Mensagens : 1946
Mensagem : Gozar na Reserva aquilo que não me era permitido gozar no Activo. Já agora também poder livremente privar com os Netos, coisa que muitas vezes me foi sonegado para acompanhamento dos Filhos.
Finalmente a Reserva, mas até agora nos retiram DIREITOS.
Meu alistamento : 13MAI85 2ºT/GF
Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por irreverente Sáb 14 Jan 2012, 10:06

Gil Vicente se for, já ontem era tarde.

Pelo menos os camaradas já sabem com o que contam.

Com este tipo de gente tem obrigatoriamente que ser:

Um olho no Burro outro no Cigano.
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Ark Sáb 14 Jan 2012, 23:43

olhovivo escreveu:Películas nos vidros,só dificulta a nossa acção nestas situações.Qualquer movimento no interior do veiculo,torna-se suspeito.
Que tudo se resolva da melhor forma para o camarada e o ferido que recupere rápido.

Camarada embore concorde que dificulta principalmente quando no interior existe gente desta... o problema não passa pela pelicula, porque ela também existe em inumeros paises da união europeia, e não são apenas "pilhos" que a usam. O problema passa mesmo pela atitude das pessoas, do sentimento de impunidade e por ai fora.

Agora, como já foi falado, não se pode fechar os olhos a este tipo de atitudes, é para parar... pára !

As melhores das sortes para o que ai vem, aos camaradas envolvidos e se há coisinha que me mete raiva é essa cambada de parasitas da sociedade com campanhas contra a autoridade no facebooks e afins...
Ark
Ark
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 40
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1267

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por AMOP34 Dom 15 Jan 2012, 11:46

Romit escreveu:
Vitcheco escreveu:
Mourato escreveu:Camaradas, como profissional da GNR, sinto uma enorme tristeza ao ler alguns dos comentários que acabei de ler.

Como é possível que alguém possa dar tanto valor a uma ação destas. Nem acredito que Agentes de Autoridade o possam fazer...

O condutor, na pior das hipóteses, apenas cometeu uma mera contra-ordenação social ao inverter a marcha. Quantas infrações piores cometera o Agente da GNR durante a perseguição???

Será que era caso para puxar de arma de fogo e disparar sobre um condutor que inverteu a marcha antes de chegar junto de uma patrulha da GNR.

Sabem camaradas, é a ganância de fazer autos e excessos de álcool!!!

Já se mata por uma mera infração rodoviária.

Imaginem que era o vosso filho que ia a conduzir o carro e invertia o sentido de marcha antes de chegar junto da patrulha. Não se esqueçam, pode acontecer um dia o vosso filho ter uma atitude dessas. Será que exigiam a morte dele por um facto tão irrelevante???

Entendo que nem todos os agentes da GNR deveriam usar arma de fogo, não estão preparados, não têm treino e também não sabem em que casos a lei o permite.

Tenho pena das consequências que o Agente vai sofrer, pois, não tem a culpa toda. Provavelmente nunca teve quem lhe explicasse, verdadeiramente, como, quando e em que situações deve ser utilizada uma arma de fogo. Está na lei... Certamente que este caso não se enquadra com a lei... Agora, enfim, vai-se tentar arranjar uma justificação, esfarrapada é certo, mas vai convencendo quem julga e acaba por terminar com negligência grosseira e pena suspensa.

Fiquem bem e bom ano.


Aceito esta opinião mas agora questiono?! Como é capaz de dizer que se tratava apenas de uma contra-ordenação?! Como poderia saber se não ia no interior um gang armado?! ou até algo mais grave?! Já que a viatura possuía vidros escurecidos... Quem passa por elas é que sabe, aposto que já teve situações semelhantes e teve "sorte" de correr bem, mas o serviço não corre sempre bem, e nós estamos aqui é para apoiar o camarada, pois ninguém sabe como ocorreu disparo, em que circunstancias, por isso deixe-mos de moral e toca apoiar o camarada... Por aquilo que me deram a conhecer é uma excelente militar...

Sublinhei a parte que acho mais importante depois de ler alguns posts.Porque a verdade, é que depois das coisas acontecerem é muito fácil falar e criticar que se devia fazer assim e assado, mas só quem passa por elas é que sabe que atitude teve de tomar numa fração de segundos.Por isso criticar é sempre mais fácil que tentar perceber o que levou a que a situação terminasse desta forma.



Boas palavras, acrescento ainda:

Não ha muitos anos uma patrulha da GNR de Estarreja quando mandava parar um carro teve como resposta do condutor um tiro para o interiro da iatura onde sguiam os militares, feridno um deles,

Em santa maria de lamas, uma patrulha ao avistar uma carrinha junto de um fabrica desloca-se para junto da mesma que entretanto arranca em direcção à viatura policial e ao cruzar-se com esta dispara ferindo os dois militares,

isto são apenas dois episodios entre centenas para não dizer milhares do que se passa na zona de santa maria da feira, e conheço bem a zona pois trabalhei lá cerca de 11 anos

pois é quem passa por elas é que sabe!

Se os guardas/policias têm o dever de saber quando utilizar a arma de fogo ou a massa muscular que lhe está distribuida tambem têm o direito de ser respeitados e ver as suas ordens legitimas serem cumpridas;

Se os pilhos têm o direito da presunção da inocência como aqui foi dito, tambem têm o dever de respeitar os opc's

digo eu

Força e apoio aos camaradas envolvidos e a todos os verdadeiros operacionais.
AMOP34
AMOP34
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 406
Mensagem : Pior burro do que aquele que muito urra, é aquele que nada urra.
"AD UNUM"
"FIRMES E CONSTANTES"
Meu alistamento : 16/10/1995 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por irreverente Dom 15 Jan 2012, 13:46

AMOP34 Fixe

Subscrevo na integra.
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Croco Ter 24 Abr 2012, 14:41


Inspeção arquivou disparo de GNR que atingiu rapper na Feira


23 Abr 2012, 08:42



Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 0003BB23A47689



A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) arquivou o processo de averiguações do incidente envolvendo militares da GNR.

No incidente, na manhã de 1 de janeiro passado, foi baleado, com gravidade, um jovem conhecido pela atividade como rapper, sobretudo, na cena musical nortenha.

Um dos guardas atingiu Fábio Ribeiro Vitó, conhecido como NTS, 21 anos, quando seguia num automóvel que terá desrespeitado ordem de paragem dada pela patrulha ao circular na localidade de Riomeão, concelho de Santa Maria da Feira.

O gabinete da inspetora-geral, juíza-desembargadora Maria Margariada Blasco, após pedido do nosso jornal, informou, sem mais desenvolvimentos, que o processo de averiguações foi arquivado através de despacho, em fevereiro passado, por “não se ter operado indícios de infração disciplinar e autuação do militar visado”.

Embora solicitados formalmente, em várias ocasiões, nas últimas semanas, a prestar esclarecimentos sobre o caso, tanto o comando geral como a Inspeção da GNR não responderam às solicitações.

Fábio Ribeiro Vitó, pela sua parte, disse aguardar o desenrolar do inquérito a cargo do Ministério Público da Comarca de Santa Maria da Feira.
O jovem rapper depôs na Polícia Judiciária (PJ), que assumiu as investigações, e terá de fazer uma perícia médico-legal quando terminar a fisioterapia para avaliar o seu grau de incapacidade física, nomeadamente na perna atingida.

“Tudo bem que cometemos uma infração, mas sou um mero passageiro e o guarda não pode tomar aquela atitude, em que o carro estava parado e não havia ninguém em perigo. Não aceito o disparo como recurso”, afirmou, esperando que o processo chegue a tribunal para se apurar responsabilidades.

De acordo com informações policiais reveladas aquando o incidente, a 1 de janeiro, domingo, o jovem foi baleado pouco depois das 7:00, durante uma operação Stop.

O projétil terá entrado no estômago, vindo a sair pela nádega e a alojar-se no assento do automóvel.

Assistido no local pelos meios de socorro (Bombeiros e INEM), seria transportado para o hospital de S. Sebastião, na Feira, onde hora e meia depois foi sujeito a cirurgia para correção de lesões abdominais provocadas pelo disparo. Passou as horas seguintes com prognóstico reservado nos cuidados intensivos submetido a ventilação mecânica. Receberia alta cerca de dez dias depois.

A GNR comunicou o caso à Polícia Judiciária (PJ) do Porto. A guarda assumiu logo que Fábio Vitó tinha sido atingido por um dos militares da patrulha da Unidade Nacional de Trânsito (UNT) do Porto, justificando a reserva quanto às circunstâncias para não interferir nas investigações.

O jovem baleado seguia de automóvel conduzido por um amigo e ainda com uma rapariga no banco de trás a caminho de casa, em Riomeão, depois de ter estado numa festa de passagem de ano.

Ao darem com a GNR, inverteram a marcha mas acabariam por ficar bloqueados pela patrulha. Só depois o condutor se terá apercebido que o colega no lugar do ´pendura´ fora atingido por arma de fogo.

Os bombeiros da Feira foram chamados pela guarda inicialmente para “um acidente” . No hospital é que se terá constatado que os ferimentos eram de outra natureza. Indignados, famíliares e amigos da vítima chegaram a acusar a GNR de pretende “ocultar” o caso.

Segundo um amigo do rapper, Vitor Couto, produtor musical, a família tinha sido informada no posto da GNR “que o militar escorregou e disparou sem querer”.

http://www.noticiasdeaveiro.pt/pt/25115/inspecao-arquivou-disparo-de-gnr-que-atingiu-rapper-na-feira/
Croco
Croco
Major
Major

Masculino
Idade : 55
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 8373
Mensagem : "Não faças aos outros o que não queres que os outros te façam a ti".

“Karma tarda mas não falha".

A MINHA ETAPA TERMINOU, BOA SORTE PARA VOÇES.
Meu alistamento : 1991 CIP

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por JosePinto Ter 24 Abr 2012, 17:43

Bem uma parte ja esta passada so resta o tribunal, so espero que tenha o mesmo desfecho que o inquerito do IGAI, o que por si só ja e uma conquista
JosePinto
JosePinto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 442
Meu alistamento : 2001 GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por foca branca Ter 24 Abr 2012, 19:20

Uma boa noticia.

foi criado muito barulho de fundo á volta do "projeto de eminem de Rio Meão".

tambem no tribunal há de ser clarificado e completamente absolvido, porque o nosso colega só se limitou a cumprir com a sua função.

quanto ao "futuro eminem" desejo-lhe as melhoras e que reflita na sua ação, quando o mandarem parar, que pare, saiba-se comportar e não tome a atitude que tomou, que foi avançar com uma arma (carro) para cima de agentes de autoridade, é que estes tambem são humanos.
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por espelho Seg 07 maio 2012, 16:13

Que dizem as normas de utilização de armas de fogo nestas circunstâncias?
E que tipo de informação se pode retirar daqui quanto à formação, capacidade de utilização em segurança de armas de fogo, evidenciada pelo atirador?
espelho
espelho
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 64
Profissão : Psicólogo
Nº de Mensagens : 10
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por irreverente Seg 07 maio 2012, 16:34

espelho disse: Que dizem as normas de utilização de armas de fogo nestas circunstâncias?

E que tipo de informação se pode retirar daqui quanto à formação, capacidade de utilização em segurança de armas de fogo, evidenciada pelo atirador?

Respondo-lhe com algo que um camarada já aqui escreveu:

Se os guardas/policias têm o dever de saber quando utilizar a arma de fogo ou a massa muscular que lhe está distribuida tambem têm o direito de ser respeitados e ver as suas ordens legitimas serem cumpridas;

Porque a verdade, é que depois das coisas acontecerem é muito fácil falar e criticar que se devia fazer assim e assado, mas só quem passa por elas é que sabe que atitude teve de tomar numa fração de segundos.Por isso criticar é sempre mais fácil que tentar perceber o que levou a que a situação terminasse desta forma.
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por dragao Seg 07 maio 2012, 16:59

espelho escreveu:Que dizem as normas de utilização de armas de fogo nestas circunstâncias?
E que tipo de informação se pode retirar daqui quanto à formação, capacidade de utilização em segurança de armas de fogo, evidenciada pelo atirador?

Decreto-Lei n.º 457/99. D.R. n.º 258, Série I-A de 1999-11-05

Ministério da Administração Interna

Aprova o regime de utilização de armas de fogo e explosivos pelas forças e serviços de segurança
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por espelho Seg 07 maio 2012, 17:09

dragao escreveu:
Decreto-Lei n.º 457/99. D.R. n.º 258, Série I-A de 1999-11-05
Ministério da Administração Interna
Aprova o regime de utilização de armas de fogo e explosivos pelas forças e serviços de segurança
Não esperava, da parte do dragao, este tipo de resposta que não é resposta.
Por isso reponho as questões colocadas.
espelho
espelho
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 64
Profissão : Psicólogo
Nº de Mensagens : 10
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por dragao Seg 07 maio 2012, 17:12

espelho escreveu:
dragao escreveu:
Decreto-Lei n.º 457/99. D.R. n.º 258, Série I-A de 1999-11-05
Ministério da Administração Interna
Aprova o regime de utilização de armas de fogo e explosivos pelas forças e serviços de segurança
Não esperava, da parte do dragao, este tipo de resposta que não é resposta.
Por isso reponho as questões colocadas.

Neste momento, não me é possivel desenvolver a opinião, pelo que o anteriormente indicado, serve apenas de informação.

Cumps
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por espelho Seg 07 maio 2012, 17:15

dragao escreveu:
o anteriormente indicado, serve apenas de informação.
Já conhecia mas agradeço de igual forma.
espelho
espelho
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 64
Profissão : Psicólogo
Nº de Mensagens : 10
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por espelho Seg 07 maio 2012, 17:17

irreverente escreveu:
(...) algo que um camarada já aqui escreveu:
(...)os guardas/policias têm (...) o direito de ser respeitados e ver as suas ordens legitimas serem cumpridas;
Pode-se depreender que o desrespeito de uma "ordem legítima" legitima o uso imediato de arma de fogo?

irreverente escreveu:
(...)depois das coisas acontecerem é muito fácil falar e criticar(...)
Parece-lhe que é disso que se trata?
irreverente escreveu:
só quem passa por elas é que sabe que atitude teve de tomar numa
fração de segundos.Por isso criticar é sempre mais fácil que tentar
perceber o que levou a que a situação terminasse desta forma.
Entende que se tratou de uma situação desse tipo? Ou trata-se de defesa corporativa de um camarada de armas?
Sente-se capaz de responder às questões colocadas - que mantenho?
espelho
espelho
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 64
Profissão : Psicólogo
Nº de Mensagens : 10
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por GIA2050 Seg 07 maio 2012, 17:20

Colinho a esta hora...
GIA2050
GIA2050
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1855
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Vitcheco Seg 07 maio 2012, 17:32

espelho escreveu:Que dizem as normas de utilização de armas de fogo nestas circunstâncias?
E que tipo de informação se pode retirar daqui quanto à formação, capacidade de utilização em segurança de armas de fogo, evidenciada pelo atirador?


Já alguma vez se viu perante um cenário de extremo stress em que tem que tomar uma decisão numa fração de segundos? Já alguma vez durante o seu trabalho diagnosticou mal um paciente ou até equivocou-se num tratamento?(esta pergunta insere-se no fato se se apresentar como psicólogo).
Com todo o respeito gostava que me responde-se a estas perguntas...
Vitcheco
Vitcheco
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 36
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 174
Meu alistamento : CFG 2009/2010.... CFP

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Luisa Baião Seg 07 maio 2012, 18:58

Alguem aí já disse :"só quem passa por elas é que sabe",
Concordo a 100%.
Nem os próprios camaradas que não estiveram presentes devem de criticar negativamente a atitude tomada por quem estava no local da ocorrência. Quem lá estava é que sabe o que teve de decidir numa fracção de segundo.
Não creio que o guarda atirasse só porque sim.Só porque lhe deu na gana dar um tiro.
E porque será que ,se fosse o policia a ser molestado a maioria diriam:ossos do oficio".
Porque será que não criticam o facto de a policia mandar parar e não obedecerem ?
Sabe Deus o stress que numa hora dessas se apodera do policia.
Quem não obedece , dá meia volta para fugir ,alguma coisa tem a esconder.E por norma ,coisa boa não é.
Cá por mim, irrita-me quando vejo os tais sinais de luzes a avisar que adiante está policia.E essa mania estúpida devia de acabar.
Quem sabe se ,ao avisar com luzes ,estamos avisando um traficante ou um ladrão que acabou de nos assaltar a casa.
Portanto,enquanto não houver prova em contrário, estou do lado do agente de autoridade.
Nós ,os civis,estamos aqui para dar apoio moral . Não para causar mais stress . A pesar de, poucos recursos materiais e humanos que têm ,é com a policia que contamos se precisarmos de ajuda .
Criticar negativamente sim,se tivermos provas credíveis.
Nesta situação, não me parece que o devamos fazer.
Boa sorte ao sr GNR ! e justiça seja feita .



Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Simões Seg 07 maio 2012, 19:04

espelho escreveu:
irreverente escreveu:
(...) algo que um camarada já aqui escreveu:
(...)os guardas/policias têm (...) o direito de ser respeitados e ver as suas ordens legitimas serem cumpridas;
Pode-se depreender que o desrespeito de uma "ordem legítima" legitima o uso imediato de arma de fogo?

irreverente escreveu:
(...)depois das coisas acontecerem é muito fácil falar e criticar(...)
Parece-lhe que é disso que se trata?
irreverente escreveu:
só quem passa por elas é que sabe que atitude teve de tomar numa
fração de segundos.Por isso criticar é sempre mais fácil que tentar
perceber o que levou a que a situação terminasse desta forma.
Entende que se tratou de uma situação desse tipo? Ou trata-se de defesa corporativa de um camarada de armas?
Sente-se capaz de responder às questões colocadas - que mantenho?
Não se trata de defesa corporativa, mas parece-me que o senhor está a ir à pesca, todas os seus comentários e forma como interpreta o que aqui foi escrito, parece-me, uma tentativa, bem pobre, de tentar julgar e culpar na praça pública o camarada.
Um qualquer individuo ao volante de uma viatura, com comportamentos de risco (existem países que já assumem que qualquer delito cometido ao volante é equivalente a ser cometido com uma arma), prevalece sobre o polícia que apenas cumpre com o seu serviço?
Simões
Simões
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 748
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por irreverente Seg 07 maio 2012, 19:32

espelho disse: Pode-se depreender que o desrespeito de uma "ordem legítima" legitima o uso imediato de arma de fogo?

Não, não se pode depreender nada disso, eu posso é depreender que você é que está a tentar branquear o que se passou na realidade e tentar JULGAR na praça publica um agente Policial.

Não me diga que era o condutor da viatura em fuga, ou a passageira que seguia no banco de trás.
Só assim aceito que se esteja a querer vitimizar quem ia na viatura, com conhecimento real de causa.
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Luisa Baião Seg 07 maio 2012, 20:09

Parece-me que o user "espelho "pode ser muita coisa excepto psicologo.Parece-me ... pode ser que o seja e , eu esteja errada.
Bom,na hipotese de ser psícologo, tanto quanto penso que sei, esses profissionais trabalham na área da saúde mental. Sendo assim ,a sua intervenção está exactamente no oposto do que deveria de ser. Digo eu...
Creio eu, (se estiver errada me corrija-me) situações desta natureza causam mossa ,preocupação , e stress ,nos profissionais da GNR .
E vem um sr ,que se diz psicólogo (será, não será...) causar mais angustia e tristeza ,pela falta de compreensão e apoio , nestes profissionais.Pensava eu que o papel de um psicólogo era exactamente o oposto...pensava... se calhar ,ando a pensar mal.Mas ,não me parece.
Já agora ,gostaria de ver o sr "espelho"comentar neste tópico:
http://forumgnr.virtuaboard.com/t29560p20-esfaqueia-policia-e-juiz-manda-o-em-liberdade#372930
Faça-me um favor :passe por aí e ,diga de sua justiça.
O que acho deste policia que foi esfaqueado .Este ,é um entre muitos.é claro.Que diz o sr psicólogo destas situações?
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Simões Seg 07 maio 2012, 20:20

Sabe Luísa, no meu anterior post não queria chegar tão longe, mas tenho tendência a concordar com, principalmente, os dois primeiros parágrafos... cheira-me a jornalista de pasquim à procura de história, onde não a há.
Mais um que incentiva a anarquia, fomentando o desrespeito às autoridades, e que gostaria de ver os polícias atrás das grades e os criminosos em liberdade.
Se não existisse contenção no uso dos meios coercivos, eu e muitos outros não carregaríamos física e psicologicamente as cicatrizes de "empatarmos o trabalho" dos "coitadinhos" dos delinquentes.
Simões
Simões
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 748
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Luisa Baião Seg 07 maio 2012, 20:46

Simões escreveu:S
Mais um que incentiva a anarquia, fomentando o desrespeito às autoridades, e que gostaria de ver os polícias atrás das grades e os criminosos em liberdade.
Se não existisse contenção no uso dos meios coercivos, eu e muitos outros não carregaríamos física e psicologicamente as cicatrizes de "empatarmos o trabalho" dos "coitadinhos" dos delinquentes.

Pois...não tenhas dúvida ,há por aí muita gente que preferia ver os policias atrás das grades.
Porque será...
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por NEVES VASCO Seg 07 maio 2012, 21:00

Eu gosto mesmo é da noticia ""jovem de 21 anos"",para mim para ser tratado por jovem tem de ser pessoa de bem porque em todos os outros casos é ""gandim"".
NEVES VASCO
NEVES VASCO
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 64
Profissão : GNR/UCC/RES.
Nº de Mensagens : 232
Mensagem : PESSOAL FIQUEM EM BEM E DIGNIFIQUEM A NOSSA PROFISSÃO.
Meu alistamento : F.A. -10/04/78 a 31/10/83 ««G.F.-21/11/83 A 31/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por dragao Seg 07 maio 2012, 21:11

espelho escreveu:Que dizem as normas de utilização de armas de fogo nestas circunstâncias?
E que tipo de informação se pode retirar daqui quanto à formação, capacidade de utilização em segurança de armas de fogo, evidenciada pelo atirador?

Relativamente ás questões expostas, para além da legislação em vigor, devo informar que existem normas internas quem vem esclarecer a utilização das armas de fogo. Contudo, por ser de caracter interno e como o caríssimo não exerce funções de agente de autoridade, nem o tópico se encontra em local adequado, não me poderei pronunciar sobre as questões expostas pelo caríssimo utilizador.

Apenas poderei informar, que os agentes possuem formação e encontram-se preparados para lidar com situações de risco em que tenham de recorrer eventualmente ao uso da arma.

Cumps
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23227
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por irreverente Seg 07 maio 2012, 22:10

Nem mais dragão.

Não podia estar mais de acordo. militar
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Lynx Seg 07 maio 2012, 22:57

camaradas ignorem......................................
Lynx
Lynx
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GUARDA
Nº de Mensagens : 3778
Mensagem : so vence quem acredita na vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por foca branca Ter 08 maio 2012, 01:02

está aberta a caça á parasitagem....

os gato fedorento tinham um boneco que dizia "o que tu queres sei eu..."

um javardo que com um carro desobedece á ordem legitima de paragem de um agente de autoridade, apontando o carro para cima dele, acelarando, tentando-o atropelar, é o quê?

tentativa de homicidio?, tentativa de ofensa á integridade fisica? pôs a vida do agente em risco?

será que isto está previsto na lei?

é só consultar numa biblioteca qualquer....
foca branca
foca branca
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2696
Mensagem : eu sei em quem meti, foi na tua mulher...
barrancos é a terra onde está o corn do marido da tua mulher e está tão magrinho.
há boi lindo...
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por espelho Ter 08 maio 2012, 09:56

Aqui chegado hoje, constato que me tornei alvo de alguns posts irritados e de dúvidas várias.

Vamos então esclarecer algumas coisas para apaziguar ânimos.

Psicólogo? Sim, sou. Mais especificamente, na área de Trabalho (não, não lido com "saúde mental", mas sim com aspectos da realidade quotidiana do Trabalho - incluindo o trabalho policial). E não, não sou "jornalista". Mas se o fosse, qual seria o mal? A Verdade não é preferível?

Se já me vi em situações de "extremo stress"? Sim, já. Antes, durante e depois de ter sido CMD. Lido bem com isso. E nunca uma arma por mim empunhada disparou acidentalmente, ou acertei onde não queria.

Se tenho algo contra os polícias em geral? Não, apenas contra o mau exercício uma profissão de risco. No que concordam todos os amigos polícias que me orgulho de ter - na PJ, na GNR, na PSP, desde a base ao topo. E todos sabemos (até pelas questões abordadas neste fórum, mesmo recentemente) que não é por se ser Polícia (ou militar, ou médico, ou juiz, ou advogado, ou psicólogo) que automaticamente podemos ser considerados "bons". Ou "maus". Cada caso é um caso e deve ser assim analisado.

Ao escolher "Espelho" como username, a minha intenção foi a de fornecer aos intervenientes neste fórum um "espelho" - algo que nos devolve a nossa imagem, tal como os outros a vêem, e não aquilo que pensamos que somos. Quando olhamos para nós num espelho, apercebemo-nos daquela ruga na camisa, na nódoa na gravata, na linha solta da costura nas costas do casaco. Algo que nos passaria desapercebido se não tivéssemos o espelho, que nos ajuda a melhorar.

Parece-me pois excessivo que me estejam a caracterizar da forma acintosa como alguns têm feito. E isso preocupa-me, porque quando agimos cegamente em defesa corporativa arriscamo-nos a sustentar, de alguma forma, os comportamentos criminosos que supostamente condenamos.


Posto isto, constato que não há ainda resposta clara às minhas perguntas. Não tenham medo delas, são apenas perguntas. E atenhamo-nos aos factos:
-não é ainda claro o modo como a viatura foi imobilizada e abordada
-o disparo ocorreu na vertical, do lado do passageiro
-o veículo foi removido do local antes da chegada da PJ
Não me parece que existam mais factos, mas apenas conjecturas, neste momento. Não estávamos lá.

Relembro por isso as minhas perguntas:
"Que dizem as normas de utilização de armas de fogo nestas circunstâncias?
E
que tipo de informação se pode retirar daqui quanto à formação,
capacidade de utilização em segurança de armas de fogo, evidenciada pelo
atirador?"

Registo apenas a colaboração de "Dragao", que agradeço embora seja pouco esclarecedora, porque além de remeter para a legislação, argumenta com "normas" que por serem de "caracter interno" não podem ser divulgadas - o que me deixa naturalmente com dúvidas sobre as mesmas e impossibilitado de me pronunciar.

Vamos lá então de novo, reformulando, e procurem responder sem ansiedade, irritação ou parcialidade.
-legislação (e "normas internas"): enquadrar-se-á nelas o acto?
-formação: quer o disparo tenha sido acidental, quer tenha sido propositado, parece estar de acordo com a formação recebida?
espelho
espelho
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 64
Profissão : Psicólogo
Nº de Mensagens : 10
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por vmgonçalves Ter 08 maio 2012, 10:09

Não se esqueça também que um "espelho" inverte as "imagens".

Cumprimentos e bom trabalho.
avatar
vmgonçalves
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 895
Meu alistamento : 2 º de 1998 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por irreverente Ter 08 maio 2012, 10:22

Não acredito que seja Psicólogo coisa nenhuma.

Quer ter respostas verdadeiras? Porque não põe o nome e fotografia verdadeiros?

Por mim a conversa com este user terminou.
irreverente
irreverente
Sargento-Mor
Sargento-Mor

Masculino
Idade : 59
Profissão : cabo gnr
Nº de Mensagens : 2983
Mensagem : Pecar pelo silêncio
Quando se deve protestar
Transforma Homens
Em Covardes
Meu alistamento : Há muito tempo atrás

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por espelho Ter 08 maio 2012, 10:25

vmgonçalves escreveu:Não se esqueça também que um "espelho" inverte as "imagens".

Exacto. Permite ver "o outro lado" de nós, aquele de que não nos apercebemos. Obrigado pela adenda.
espelho
espelho
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 64
Profissão : Psicólogo
Nº de Mensagens : 10
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por GIA2050 Ter 08 maio 2012, 10:34

Depois do IGAI arquivar o caso, alguém chega a este fórum com o intuito de ressuscitar o caso, estranho no mínimo.

Como referiu no comentário a outro tópico: "-há uma notícia de jornal pouco esclarecedora, mas tanto quanto é
possível perceber uma magistrada (que se limita a aplicar a legislação,
não a faz) decidiu aplicar apenas um TIR a um indivíduo que ferira um
agente policial ao ser detido. São apenas estes os factos conhecidos".

Aqui também existe uma notícia de jornal, os factos reais tiveram nas mãos do IGAI, esse orgão, independente da Guarda decidiu arquivar, por achar que não existiam infracções. Onde é que está o problema?
GIA2050
GIA2050
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 41
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 1855
Meu alistamento : 2005

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Simões Ter 08 maio 2012, 11:24

Se está na área do trabalho, em vez de tentar legitimar o infractor, analise como é que a forma como os polícias, no geral, têm sido tratados quer pelo povo, quer pelo estado, que continuam a pedir o máximo, mas dando e respeitando o mínimo, afecta a forma como nos dedicamos ao trabalho e, decerto, verificará que, hoje em dia, um polícia não é um homem, mas sim um ser dotado de poderes que lhe permitem aguentar aquilo que ninguém mais aguentaria e, ainda assim, continuar a defender aqueles que lhe cospem em cima, quer como homens, quer como profissionais.
Simões
Simões
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 748
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Jovem de 21 anos baleado pela GNR - Página 2 Empty Re: Jovem de 21 anos baleado pela GNR

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes