Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Página 3 de 11 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Uso de Esporim na Bota Alta para o pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Sex 24 Ago 2007, 13:37

Relembrando a primeira mensagem :

Boas! Sei que a indicação mais utilizada é a de que o esporim na bota alta so pode ser utilizado por Sarg e Oficiais de Infantaria (Claro, não falando no pessoal de cavalaria), no entanto sei que existe um despacho e/ou informação do nosso Comandante Geral que, quando se começou a permitir o uso de bota alta para o pessoal de Infantaria, o antigo General permitiu também o uso de esporim, tendo o presente Comandante confirmado a mesma indicação, alegando que realçava a beleza da bota alta, bem como existia um melhor acomodamento do pé.

Pergunto se alguém me pode dispensar essa informação emitida pelo nosso Tenente-General, uma vez que sou de Infantaria, uso sempre bota alta e acho o esporim um item importantissimo no que toca à beleza da mesma.

Cumprimentos.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Sex 16 Nov 2007, 00:47

E mais, os esporins e ou as esporas, foram feitos para montar a cavalo, CERTO???

Eu até penso que nem os deviam usar quando fazem patrulhas Auto ou de MOTO.

É como o pessoal que era da tropa (seja ela qual for), usar aquels cenas todas na camisa da GUARDA, que, eu por acaso tb tenho e ficam em casa.
Não consigo compreender, qual a piada de andarem com aqueles cobres falsos todos a xocalhar.....
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por bvlgary Sex 16 Nov 2007, 01:24

GNR BATE MTO escreveu:ja agora falem também na utilidade das esporas nos postos e na bt! k eu saiba no regulamento d serviço da guarda o simbolo da arma d cavalaria é a espora e nao o esporim! se falam em utilidade nem um nem outro tem utilidade nenhuma é simplesmente cagança e um militar que se preze tem cagança eu sou d inf e uso esporim e ponto final. se kizesse ser d cavalaria era so meter o papel d certeza k nao mo negavam, enkto k pa passar pa inf a malta d cav passa as passas do algarve

Apoiado, tá tudo dito !!!  :bravo:
bvlgary
bvlgary
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 44
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 25
Meu alistamento : GIA ; 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Sex 16 Nov 2007, 03:26

Epa não entrem em guerrinhas sem lógica, ok??
Cada qual é de onde quer ser, embora para cavalaria, alguns tenham ido obrigados, mas isso são apenas pormenores, mais nada.......
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por jose g. s. guerreiro Sex 16 Nov 2007, 07:48

King escreveu:E mais, os esporins e ou as esporas, foram feitos para montar a cavalo, CERTO???

Eu até penso que nem os deviam usar quando fazem patrulhas Auto ou de MOTO.

É como o pessoal que era da tropa (seja ela qual for), usar aquels cenas todas na camisa da GUARDA, que, eu por acaso tb tenho e ficam em casa.
Não consigo compreender, qual a piada de andarem com aqueles cobres falsos todos a xocalhar.....

Quem não gosta não come ,põe nas bordas.


risota
jose g. s. guerreiro
jose g. s. guerreiro
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 71
Profissão : reformado da g.n.r.
Nº de Mensagens : 598

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Sex 16 Nov 2007, 23:29

Quem não gosta não come ,põe nas bordas.


ora ai esta o que é! tt conversa n sei pa k!! embora o esporim e a espora possam ter a mema utilidade o que é certo é k o simbolo da arma de cav é a espora, se assim nao fosse nao tinha logica permitirem o uso de esporim a sarg e oficais d infantaria, é porque o esporim não está tao adido a cav como alguns militares do forum o pensam! Ainda se a malta d cav fizesse uso das esporas pa montar a cavalo, epa um gajo inda papava, agora fazerem exactamente o mm serviço que os infantes (nos pt's e bt e bf), e ainda andarem a marcar cenário e a fazer barulho kas esporas so pk andaram 6 meses a meter halibut nas virilhas e nem querem que um gajo ande de esporim seker... era só o que faltava!!
Viva ao esporim utilizado plo infante bem como as constituições d arguido!!! hehehe ó moxeeeee lolololo
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por ZORBA Sáb 17 Nov 2007, 00:05

Sou Guarda de cavalaria à muitos e muitos anos e sempre ouvi dizer que ferro nas botas só p/pessoal de cavalaria (esporas ou esporins) No caso dos esporins além do pessoal de cavalaria que poderiam usar um ou outro, só sarg. ou oficiais de infantaria é que podiam usar esporins e só esporins. Lógica? não vejo nenhuma; ou usam todos ou ninguém que não fosse de cavª poderiam usar. Mas uma determinação sobre isso, acho não existir, o chefe da quinta é que decide. grande risota2
ZORBA
ZORBA
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR-Templário
Nº de Mensagens : 469
Mensagem : Sejam voluntários...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!1980

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por ZORBA Sáb 17 Nov 2007, 00:13

Bem até campanha se faz para presidentes de junta por causa de um papel... Sou militar de cavalaria e como passei para a cino, aconselharam-me e não usar nada disso...E sou de cavª, fará quem o não é.iiiiihhhiiiii....Tirem as vossas conclusões. paz
ZORBA
ZORBA
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR-Templário
Nº de Mensagens : 469
Mensagem : Sejam voluntários...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!1980

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por ZORBA Sáb 17 Nov 2007, 00:31

Se não há nada que determine, ou seja, ninguém sabe do tal papelinho, usemos todos o ESPORIM, porque se ninguém sabe do papel como é que me garantem que os sargentos saibam dle? E usam-nas não é? Façam o mesmo que ninguém vos bate. Sou de cavalaria e acho que sim " USO OBRIGATÓRIO DO ESPORIM" Que cá para mim fica bem na bota, mas garanto-vos uma coisa. Normalmente no sitio da bota que fica no juanete vai-se detiorar com o bico do esporim. Fala e esperiência, porque o esporim toca nesse local e destrói o cabedal da bota mas continuo"IM AO ESPORIM... :adeus:
ZORBA
ZORBA
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 67
Profissão : GNR-Templário
Nº de Mensagens : 469
Mensagem : Sejam voluntários...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!1980

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por toluis Seg 19 Nov 2007, 17:13

Serei sempre de Cavalaria. O que é certo é que é essa a minha arma na Guarda.


Última edição por em Qui 20 Dez 2007, 21:45, editado 1 vez(es)
toluis
toluis
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 45
Profissão : a mesma de todos....
Nº de Mensagens : 59
Mensagem : 4ºesquadrão a minha primeira grande casa da guarda....é para homem...
Meu alistamento : cav.2001

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por BMLG81 Seg 19 Nov 2007, 18:15

"insignias demonstrativas dos cursos que possuem", ora ai está! isso é que ninguém pode usar se não tiver curso! o esporim não é um bem adquirido exclusivo á arma de cavalaria. Já alguém viu militar com curso de trânsito voltar ao territorial e continuar a usar barrete branco? ou alguém que vem do BOP para a territorial continuar a usar boina? Eu nunca vi! Continuam sim (alguns) a usar a insignia do respectivo curso. Se vamos por finalidades e utilidades, o esporim ou espora no militar de cavalaria que já não monta não tem grande logica. Concordo com a afirmação : "ou é para todos ou não é para nennhum".
Cumprimentos! Smile
BMLG81
BMLG81
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Agente Autoridade (GNR)
Nº de Mensagens : 1240
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por CEC91 Seg 19 Nov 2007, 18:21

GNR BATE MTO escreveu:Quem não gosta não come ,põe nas bordas.


ora ai esta o que é! tt conversa n sei pa k!! embora o esporim e a espora possam ter a mema utilidade o que é certo é k o simbolo da arma de cav é a espora, se assim nao fosse nao tinha logica permitirem o uso de esporim a sarg e oficais d infantaria, é porque o esporim não está tao adido a cav como alguns militares do forum o pensam! Ainda se a malta d cav fizesse uso das esporas pa montar a cavalo, epa um gajo inda papava, agora fazerem exactamente o mm serviço que os infantes (nos pt's e bt e bf), e ainda andarem a marcar cenário e a fazer barulho kas esporas so pk andaram 6 meses a meter halibut nas virilhas e nem querem que um gajo ande de esporim seker... era só o que faltava!!
Viva ao esporim utilizado plo infante bem como as constituições d arguido!!! hehehe ó moxeeeee lolololo


O Simbolo da arma de cavalaria são as espadas cruzadas!!!!!!
CEC91
CEC91
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 54
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1184
Mensagem :
Se nem Deus agradou a todos!!! Imaginem eu!!!!



Meu alistamento : 1991-03-04


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por toluis Seg 19 Nov 2007, 21:34

este ultimo topico que deu entrada nesta questao nao fui eu.ja fiz um topico para alertar para essa situaçao..


abraço de sempre,para a camaradagem
toluis
toluis
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 45
Profissão : a mesma de todos....
Nº de Mensagens : 59
Mensagem : 4ºesquadrão a minha primeira grande casa da guarda....é para homem...
Meu alistamento : cav.2001

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por criscruz Ter 20 Nov 2007, 17:54

toluis escreveu:Serei sempre de Cavalaria. O que é certo é que é essa a minha arma na Guarda.

Se monto ou não a cavalo hoje, não importa. De facto, actualmente estou desvinculado dos andamentos do dorso do cavalo, mas isso não obriga a que eu abandone os esporins. Já dei mais de 3 anos aos cavalos e pude separar-me desse tipo de serviço.... mas não dos esporins.

Os Cavaleiros, nunca deverão abandonar os esporins, da mesma forma que os restantes cursos, nunca abandonam as insignias demonstrativas dos cursos que possuem.

Se eu não tenho o curso dos Comandos (por exemplo) não carrego o crachá dessas tropas.
ns razão porque so quem la pasou e q sabe aquilo q é
mt bem
criscruz
criscruz
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 51
Profissão : GNR- BT
Nº de Mensagens : 106
Meu alistamento : 01JUN06

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por criscruz Ter 20 Nov 2007, 17:58

para informação de alguns elementos do forum
e de uso obrigatório
as esporas no fardamento nº 1
PARA TODOS OS MILITARES DA ARMA DE CAVALARIA
não especifica se muda ou não de especialidade
saudações :fg hurray:
criscruz
criscruz
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 51
Profissão : GNR- BT
Nº de Mensagens : 106
Meu alistamento : 01JUN06

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por paulo pinto Qua 21 Nov 2007, 13:52

E A ADMINISTRAÇÃO/MODERAÇÃO NÃO ACABA COM ESTA CONVERSA DA TRETA
Para que serve o RGSGNR?
Tenho dito.
paulo pinto
paulo pinto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 51
Profissão : militar gnr (para não esquecer os deveres) ou funcionário público (para sonegação de direitos)
Nº de Mensagens : 480
Meu alistamento : 2.º Curso de 98 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por WildCatPT Qua 21 Nov 2007, 13:59

paulo pinto escreveu:E A ADMINISTRAÇÃO/MODERAÇÃO NÃO ACABA COM ESTA CONVERSA DA TRETA
Para que serve o RGSGNR?
Tenho dito.

Rulez don`t approve


Atenção às maiusculas!!! E se nao quiseres participar, limita-te a deixar os outros users debaterem. Não passa a ser conversa da TRETA só pk meia duzia nao tenha a mesma opinião.


Cumps
WildCatPT
WildCatPT
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 3609
Mensagem : Yes, we can...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por tonycamelo Qua 21 Nov 2007, 14:54

Estou a ver que a tropa nova da Guarda quer usar esporins à força toda.
Meus amigos, esforcem-se por serem militares bem uniformizados. O uso de esporim a praças da Guarda, só está previsto a elementos de Cavalaria.
O mal está nos Alistamentos que agora dão...Very Happy ... Faz parte da Instrução, ministrar o RGSGNR, onde está previsto o plano de uniformes. Consultem a tabela de fardamento. Até prova em contrário, prevalece o que se encontra escrito nos nossos regulamentos. Estudem meus amigos.

Citando o nosso camarada Paulo Pinto: " Tenho dito"
tonycamelo
tonycamelo
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 75
Mensagem : Todos os Guardas, deveriam de ter uma
www.navalhas.net
Eu já tenho a minha.....
Meu alistamento : Sou do 2º de 1998 - GIA - Turma D
Cavalaria CEC de 1999/2000 - 1º Esquadrão do Porto


http://macores.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por VaN_dRaCk Qua 21 Nov 2007, 18:32

No plano de uniformes não está previsto o esporim, mas sim a espora (Posso tar errado, mas se bem me lembro não), e sim, esta está apenas prevista para os militares de cavalaria! Mas como não fala lá do esporim, há quem se use disso para usar o mesmo, não sendo da arma de cavalaria!
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Sargento eagle Qua 21 Nov 2007, 20:36

existe um despacho e/ou informação do nosso Comandante Geral que, quando se começou a permitir o uso de bota alta para o pessoal de Infantaria, o antigo General permitiu também o uso de esporim, tendo o presente Comandante confirmado a mesma indicação, alegando que realçava a beleza da bota alta, bem como existia um melhor acomodamento do pé.
Sargento eagle
Sargento eagle
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 179
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por criscruz Sex 07 Dez 2007, 10:43

VaN_dRaCk escreveu:No plano de uniformes não está previsto o esporim, mas sim a espora (Posso tar errado, mas se bem me lembro não), e sim, esta está apenas prevista para os militares de cavalaria! Mas como não fala lá do esporim, há quem se use disso para usar o mesmo, não sendo da arma de cavalaria!

hmm

berm dito
o esporim apenas e utilizado, "para quem sabe", na instrução a cavalo para não ferir o animal, isto no verdadeiro sentido da palavra
depois foi utilizado pelos oficiais para marcar a diferença e posteriormente pelos sargentos de infantaria claro
a espora so pode ser usada pelo milital de cavalaria, " qualquer seja o posto"
criscruz
criscruz
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 51
Profissão : GNR- BT
Nº de Mensagens : 106
Meu alistamento : 01JUN06

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por criscruz Sex 07 Dez 2007, 10:46

Sargento eagle escreveu:existe um despacho e/ou informação do nosso Comandante Geral que, quando se começou a permitir o uso de bota alta para o pessoal de Infantaria, o antigo General permitiu também o uso de esporim, tendo o presente Comandante confirmado a mesma indicação, alegando que realçava a beleza da bota alta, bem como existia um melhor acomodamento do pé.

se tensconhecimento desse despacho talvez seja melhor por-lo aqui
assim ficavamos todos elusidados

paz
criscruz
criscruz
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 51
Profissão : GNR- BT
Nº de Mensagens : 106
Meu alistamento : 01JUN06

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por snake Sex 07 Dez 2007, 11:57

Pois, mete aí esse papel
snake
snake
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 44
Profissão : Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 985
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por ze guardilha Dom 30 Dez 2007, 21:51

eu uso bota alta e sou de infantaria, até porque já fui da betinha, mas a minha opinião esporas, esporins e afins deveria ser exclusivo do pessoal de cavalaria, sargentos ou oficiais de infantaria não deveriam usar.
ze guardilha
ze guardilha
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 50
Profissão : opc/gnr
Nº de Mensagens : 20
Meu alistamento :
CFP-1994
CTFS-1997
BT-1999-XXXI
CPCB-2001

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Qua 16 Jan 2008, 21:36

Menos conversa e mais trabalho......
Vamos a isso companheiros, estamos todos no mesmo barco,
por isso vamos atrás do """"papel""" todos juntos havemos de conseguir.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ler
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por jorge Qua 16 Jan 2008, 23:09

ze guardilha escreveu:eu uso bota alta e sou de infantaria, até porque já fui da betinha, mas a minha opinião esporas, esporins e afins deveria ser exclusivo do pessoal de cavalaria, sargentos ou oficiais de infantaria não deveriam usar.

Ora nem mais, sou da mesma opinião ok1
jorge
jorge
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 46
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 101
Meu alistamento : Séc. XX

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Raposinho Sex 15 Fev 2008, 18:44

axo que tanto se fala sobre os adornos nas botas, de cavalaria, infantaria, de quem trabalha muito ou pouco, e todos nos esquecemos de uma coisa muito mais grave que andamos todos atras do mesmo, eu nao conheço ninguem que ande cá pelo gosto a camisola, se podemos usar ou nao podemos usar axo isso pouco importante, eu sou de infantaria e sempre usei botas altas, e nunca vi a necessidade de usar os ferrinhos, uso botas altas para nao ter de usar os elasticos, que axo que e bem pior, mas de longe...
No meio disto tudo estive a ler todas as mensagens e vi uma coisa que apesar de todos sermos militares da Guarda Nacional Republicana cada um puxa para seu lado, quando deviamos ser nos, militares da GNR a remar para o mesmo lado, deixarmos-nos de pintilheces que nao levam a lado nenhum, todos sabes que cada posto e um comando geral e com li numa das mensagens quem decide e o patrao da quinta, se ele permitir o uso usa-se, senão deixar nao se usa...
E a guarda que temos, mas temos que viver com isso. Sabemos todos que todas as armas sao precisas e que todas as especialidades sao necessaria, nos nao somos uns melhores que outros mas sim completamos-nos, uns sabem mais umas coisas outros de outras, e quando me registei neste forum pensei que era para a gente se ajudar uns aos outro e nao para entrarem em guerras por coisas de menor importancia...

felicidades para tudos...
Raposinho
Raposinho
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 45
Profissão : Agente da GNR
Nº de Mensagens : 421
Meu alistamento : 2000, ano dos F...

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por zurk Sex 22 Fev 2008, 15:20

Meus filhos, o nome não é bota alta, chama-se bota de montar, pelo que em principio só devia ser usada por quem monta a cavalo ou em motociclo, quanto á beleza é relativa, o que dá beleza não é a bota é o corte dos calções de montar, pois as calças da nossa farda ficam um pouco a dever á beleza. As Botas de montar deviam ser proibidas quer para pessoal de cavalaria quer para pessoal de infantaria, que efectuem qualquer tipo de serviço apeada operacional, são o tipo de fardamento mais incomodo para correr ou efectuar movimentos mais activos.

Acho piada, certos militares andarem a defender que a gravata e o novo barrete não são operacionais para o serviço e depois virem aqui com uma pentelhiçe como o uso do esporim, o esporim só serve para duas coisas, para montar a cavalo e para praticas de sado-masoquismo.

Exijam aos comandos a remodelação do fardamento utilizado na patrulha, para um fardamento que permita uma maior operacionalidade (exemplo o que foi feito na Guarda Prisional), e deixen-se de querer dar nas vistas com um tipo de fardamento que faz parecer as patrulhas em guardas do Sec. IXX, a Guarda Real já passou à História.

E já agora queriam usar bota alta, tinham metido os papeis para a Ajuda, e podia ser que até tivessem jeito para o VASCULHO.
zurk
zurk
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 87
Meu alistamento : 2º Turno - 1997

http://www.travian.pt/?uc=pt7_24229

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por C@rocha Sex 22 Fev 2008, 15:30

mt bem
C@rocha
C@rocha
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 303
Mensagem : o "inimigo" afinal está cá dentro
Meu alistamento : 03/NOV/97

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por WildCatPT Sex 22 Fev 2008, 22:17

risota de ti Ta fixe.. e bem dito.
WildCatPT
WildCatPT
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 3609
Mensagem : Yes, we can...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Dani99 Sex 22 Fev 2008, 22:24

E se, quem tem o poder de mudar algo, por acaso quiser tirar ideias...não precisa de ir mto longe para ver policias com fardamento adequado ao seu serviço...basta passar a fronteira!!

Quanto ao esporim..eu que uso bota alta, concordo que torna a bota mais bonita e dá "mais estilo" mas...não me trás mais orgulho ou brio profissional, nem faz de mim melhor militar,nem me ajuda a cumprir melhor as minhas funçoes, por isso...troco bem o esporim por qualquer coisa que possa realmente dar uso...
Dani99
Dani99
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar da GNR/BT
Nº de Mensagens : 246
Mensagem : O sagitário ninguém me tira...
Meu alistamento : GIA - 2002/2003

37º Curso de Trânsito

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Robles Qua 05 Mar 2008, 13:58

Pessoal, o fardamento é uma questão que nós não podemos discutir, pois quem de direito faz aquilo que lhe vai na real gana. Se me estivessem a dizer que queriam utilizar a boina, ao invés do bivaque, ou do decalitro, ainda vá, se me dissesem que o raio da gravata não está com nada quando utilizada com botas e elásticos, bem, agora botas altas com esporins? Amigos, as botas são maiores, mais têm que engraxar, são caras, incomodas, quentes, com o passar do tempo tornam-se feias, deformadas, tenham passiência, façam força para ter uma farda que se coadune com a vertente policial, uma farda prática, cómoda e resistente, e se possivel agradável à vista.
Robles
Robles
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR/Investigador Criminal
Nº de Mensagens : 992
Mensagem : Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens. Mas não tenho certeza do que afirmo sobre a questão do Universo. "Albert Einstein"
Meu alistamento : 1.º de 96

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por pistolas Qui 06 Mar 2008, 12:48

Pois ninguem arranja essa maravilhosa NEP, pois temos nos os militares de infantaria temos que continuar a andar com botas altas sem esporin, como sempre aqui nesta instuição sem provas dos factos nao podemos fazer nada.
pistolas
pistolas
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 65
Mensagem : "Keep your friends close, and your enemies closer."
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por jcarlos Sáb 08 Mar 2008, 19:22

Apesar da bota alta não ser muito operacional, acho preferível usá-las do que andar com elásticos nas calças! E a farda fica mais bonita...

O que deviam fazer era mudarem o fardamento!! E basta olharem para a Guardia Civil ou então melhorarem a farda de instrucção!! Já não digo igual ao BOP/FIR, mas devia ser algo muito semelhante
avatar
jcarlos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 512
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por esgaçama Qui 27 Mar 2008, 00:26

GNR BATE MTO escreveu:Boas! Sei que a indicação mais utilizada é a de que o esporim na bota alta so pode ser utilizado por Sarg e Oficiais de Infantaria (Claro, não falando no pessoal de cavalaria), no entanto sei que existe um despacho e/ou informação do nosso Comandante Geral que, quando se começou a permitir o uso de bota alta para o pessoal de Infantaria, o antigo General permitiu também o uso de esporim, tendo o presente Comandante confirmado a mesma indicação, alegando que realçava a beleza da bota alta, bem como existia um melhor acomodamento do pé.

Pergunto se alguém me pode dispensar essa informação emitida pelo nosso Tenente-General, uma vez que sou de Infantaria, uso sempre bota alta e acho o esporim um item importantissimo no que toca à beleza da mesma.

Cumprimentos.


efectivamente camarada, o militar de infantaria (praça) não pode usar o esporim, a explicação é simples, no uniforme da GNR, os sargentos e oficiais podem usar esporins contudo não se podem apresentar de bota alta com esporins ou espora.

é verdade que a espora só pode ser usada pelos militares de cavalaria, embora agora a especialidade de cavalaria já tenha a sua insignia.
o esporim não deverá ser usado pelos militares de Infantaria, nem sequer devia ser usado pelos sargentos e oficiais, pq o esporim é tão utilizado pelos militares de cavalaria tv mais do que a espora e se o mesmo é utilizado é porque o mesmo é um utensilo nas botas para montar e não para realçar a beleza da bota.
Mais te informo, que a espora da ordem foi proibida no RC, sendo só utilizada pelo EP.
e á mais, o esporim a ser utilizado por militares de infantaria não poderá ter qq tipo de efeito ligado á cavalaria( por ex: o casco do cavalo) , terá que ser um esporim liso, e bem colocados , pois os mesmos tem forma de se colocar e não á toa.....
esgaçama
esgaçama
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1458
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por esgaçama Qui 27 Mar 2008, 00:35

[quote="criscruz"]
Sargento eagle escreveu:existe um despacho e/ou informação do nosso Comandante Geral que, quando se começou a permitir o uso de bota alta para o pessoal de Infantaria, o antigo General permitiu também o uso de esporim, tendo o presente Comandante confirmado a mesma indicação, alegando que realçava a beleza da bota alta, bem como existia um melhor acomodamento do pé.

O esporim causa Acomodamento ao pe:grande risota2 grande risota2 grande risota2 . essa é de morte.....só quem anda com eles é que sabe, e o que causa é dor no pé.HÁ cada uma..o esporim causa acomodamento ao pé grande risota2 grande risota2 grande risota2 grande risota2
esgaçama
esgaçama
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1458
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Esporas e esporins...!!!

Mensagem por Convidad Seg 07 Abr 2008, 15:17

Espora; haste de metal com um espigão munido de uma roseta, que se adapta ao calcanhar do calçado, para incitar as cavalgaduras; esporins são semelhantes mas sem roseta.
Isto será a sua definição, na guarda cavalgaduras quem as dá são os militares de cavalaria, por isso usam as esporas/esporins quando terminam o CEC, pois só no terminos do curso e após o ter concluido com exito é que lhe é permitido usar aquele utensilio que muitos teimam em chamar adereço, por ignorancia talvez.
Eu tenho uma teoria para esse fenomeno do uso dos esporins/esporas, vai ja alguns anos que o pessoal de cavalaria depois de ser colocado num esquadrão (sim esquadrão de cavalaria, sei que muita gente anda de esporins e não sabe que a guarda tem esquadrões de cavalaria), ficava muitos anos lá, e só em postos mistos é que eram colocados. Logo e atendendo ao carisma que havia na hierarquia da GNR ninguem sonhava andar com um sibolo/emblema de uma especialidade que não tinha, pois era imediatamente punido por tal atrevimento.
Depois surgiu a bota alta nos postos...como??, Benedita é o segredo....pois de lá vieram as tao desejadas botas para aqueles que gostavam de ver o pessoal da BT a passar tal como os cavaleiros, um usou outro tambem e assim na presença de cmts dos postos que tambem gostavam de ter lá se foi proliferando sem que nada se fizesse pois aqueles que de alguma forma gostariam de o ser desses especialidades, noites perdidas e muitas sonhadas pela presença de tal figura atingiram o objectivo......
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty .....

Mensagem por Convidad Seg 07 Abr 2008, 15:57

Já vi alguns guardas fazerem figurinhas perante a presença de pessoas ligadas ao mundo do cavalo, nomeadamente perante pessoas liagas a associações de criação de cavalos e até por civis que tem cavalos em casa. É o mais parecido ao andar com uma transmissão na rua e ser abordado por um mecânico e não sabermos o que temos na mão.
É parolo e triste haver alguem a usar um utensilio, pois o mesmo é uma ferramenta para quem monta a cavalo, porem na guarda os militares de cavalaria andam seis meses num curso de equitação para que e após terminarem com sucesso usem as esporas ou esporins no seu dia a dia enquanto cavaleiros e o mesmo se passa com os civis. É muito triste alguem responder que uso porque fica bonito ou até porque é "fixe" como eu vi um militar do posto de Esposende responder a um camarada, ou aquele que passeia pelo centro de caminha olhando pela primeira vez o seu novo "adereço" nas botas como quem olha após pisar algo que os cães deixam nos passeios e assim continuar observando entre as esplanadas daquela cidade.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Nero Seg 14 Jul 2008, 23:15

comecei a ler o tópico por causa do "assunto", acabei por me perder com tanta coisa sobre esporins, e esporas, e cavalos, e oficiais e sargentos...
mas o k é bom de papel pa mostrar os cmdt pt.... nada...! pisca
lol.
abraço...
Nero
Nero
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 39
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1681
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Pardal Ter 15 Jul 2008, 00:31

Aqueles que hoje andam a luzir, um bonito esporim, sem que para tal tenham feito o curso, (CEC) onde muitas vezes se tem que lavar o cu com sabão azul e branco, para se calejar as partes doridas de tanto raçar no arreio, deviam ter vergonha!
Mas como eu já vi de tudo, não me admiro, que um dia destes começem alguns, também a usar o azulejo branco do curso de manutenção de ordem pública, sem terem feito o curso!
not ok
Pardal
Pardal
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 424
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Zé Observador Ter 15 Jul 2008, 18:23

já que as Associações socio profissionais da GNR andam mais preocupadas com as colocações dos seus elementos, porque não se faz uma corrente de e-mails para o CG, a solicitar a revisão do fardamento, para um uniforme tactico nas patrulhas???? pode ser que eles até alinhem..hj. em dia na Guarda nunca se sabe
Zé Observador
Zé Observador
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 74
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 425
Mensagem : Caldas da Rainha ...Câmara de Lobos...Caniço .....Cantanhede
Cartaxo.....Chaves.....epá eu sei que começa por um C, mas o alsaimer já meanda a atacar...já nem sei bem qual a minha cidadezinha....


Meu alistamento : 1989

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Rupio Ter 15 Jul 2008, 23:25

Depois de ler tanta informação, continuo com a minha opinião inalterada.
O pessoal de Cavalaria, acha-se no direito de usar esporas e/ou esporins e não acha bem que o restante pessoal utilize esse elemento nas suas botas.
Pelo contrário o pessoal de Infantaria também quer fazer uso da bota de montar com o respectivo esporim.
Ao que parece ninguém consegue apresentar nenhum documento.
Visto que o documento que supostamente autoriza o pessoal de infantaria a utilizar o esporim não aparece, peço ao pessoal de cavalaria ou a alguém que tenha o plano de fardamento que
o coloque aqui para vermos onde é que diz que o uso do esporim ou espora é EXCLUSIVO dos elementos de Cavalaria.

Citando aqui o camarada Esgaçama : "...e á mais, o esporim a ser utilizado por militares de infantaria não poderá ter qq tipo de efeito ligado á cavalaria( por ex: o casco do cavalo)", !? Não percebo porquê? Poderá alguém explicar-me onde é que isto está escrito?

Para finalizar posso dizer que uso bota alta desde 2005 e que desde Outubro de 2006 utilizo esporins, apesar de ser de Infantaria.
Foi colocada a questão ao meu comandante directo e ao comandante de Grupo. O Cmdt Grupo disse que não havia nada a autorizar, mas pelo contrário também não havia nada a proibir.O Cmdt de Destacamento só não autoriza o uso nas patrulhas de moto.
Tenho conhecimento de postos onde é EXPRESSAMENTE PROÍBIDO o uso de esporins por militares de infantaria e os comandantes confrontados com essa ideia, prometeram represálias em vez de participações, talvez porque afinal não haja nada escrito, isto digo eu.
Rupio
Rupio
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 43
Profissão : (BT) G.N.R.
Nº de Mensagens : 214
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por CSI Qua 16 Jul 2008, 00:41

Eu sempre fui contra utilizar utensílios ou símbolos quando não se tem legitimidade para tal! Eu uso bota alta porque estou na BT, porque senão, como Infante que me prezo, utilizaria a bota de meio cano ou sapato que é aquilo que me pertence. Já nem falo da Espora ou do Esporim, porque isso então...
Este tópico já leva um certo tamanho e o pessoal vai falando que não há nada escrito sobre o uso da espora e do esporim e eu fui confiando. Hoje decidi verificar e então socorri-me do velhinho (mas ainda em vigor) RGSGNR (Regulamento Geral do Serviço da Guarda Nacional Republicana) e então encontrei o seguinte:

1- Cliquem neste link: http://dre.pt/pdf1sdip/1985/09/22101/00010144.pdf

2- Desloquem-se até à pag. 112 e lá encontrarão (cliquem na imagem para aumentar):

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 113


Isto é a tabela de fardamento para Oficiais, respeitante à Farda nº 2 e está lá previsto no ponto 3: Botas Altas com esporas ou esporins!

3- Desloquem-se depois para a pag. 113 e lá encontrarão (cliquem na imagem para aumentar):

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 211


Isto é a tabela de fardamento para Sargentos, respeitante à Farda nº 2 e está lá previsto no ponto 4: Botas Altas ou Botas com Polainas com esporas ou esporins!

4- Desloquem-se depois para a pag. 114 e lá encontrarão (cliquem na imagem para aumentar):

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 310


Isto é a tabela de fardamento para Praças, respeitante à Farda nº 2 e está lá previsto no ponto 4: Botas com Polainas com esporas (Para Cavalaria)!

Como se pode verificar, fazendo as necessárias adaptações (porque na GNR foram abolidas as polainas) as esporas apenas estão previstas para serem usadas por Oficiais, Sargentos e Praças de Cavalaria. Os Infantes não podem usar esses adereços porque no Regulamento nada diz sobre essa possibilidade.
Isto é apenas a minha opinião, porque quem manda nas quintas são os seu donos...
Mas espero por opiniões, claro!


hmm


Última edição por CSI™ em Ter 01 Dez 2009, 10:51, editado 3 vez(es)
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Rupio Qua 16 Jul 2008, 00:58

Afinal sempre apareceu um papel, agora cada qual tira daqui as suas elações.

Isto é a tabela de fardamento para Praças, respeitante à Farda nº 2 e está lá previsto no ponto 4: Botas com Polainas com esporas ou esporins!

No ponto 4 não fala em esporins, só está escrito botas com polainas com esporas (para cavalaria)
(CSI - corrige se estou errado - apenas estou a guiar-me pelas imagens que colocaste - amanha vou ler o doc. completo)

Eu continuo com a minha: esporas EXCLUISIVO do pessoal de Cavalaria (o doc. colocado pelo CSI reforça a minha opinião), quanto a esporins, nada fala quanto a praças.

Nem diz que sim ,nem diz que não.

Agora uma coisa é certa, cada qual sabe de si e deve tomar as suas atitudes com os dois pés bem acentes no chão, porque vocês sabem bem o que a casa gasta...
Rupio
Rupio
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 43
Profissão : (BT) G.N.R.
Nº de Mensagens : 214
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Rupio Qua 16 Jul 2008, 01:18

Vejam a página 115 ao fundo.
Nota 4 - Oficiais e Sargentos: usam esporas (cavalaria) ou esporins (outros)
Praças de Cavalaria : usam esporas

Nada refere quanto à possibilidade de serem utulizados esporins pelos elementos de Infantaria.
Rupio
Rupio
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 43
Profissão : (BT) G.N.R.
Nº de Mensagens : 214
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por CSI Qua 16 Jul 2008, 11:46

A ver se me faço entender, neste Regulamento está descrito o material que se pode usar com cada fardamento. Se verificar na farda nº 2 para praças, não está previsto que se possa usar esporas ou esporins (excepto Cavª esporas). Logo se não está escrito que se possa usar é porque não se pode, acho eu!!


Última edição por CSI em Qua 16 Jul 2008, 14:56, editado 2 vez(es)
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por L@nz@s Qua 16 Jul 2008, 14:14

Expliquem-me lá o porquê de tanta vontade de usar os esporins por parte dos militares de Infantaria... Não consigo compreender...
Qual a função?? Faz-vos sentir mais operacionais?? Mais Homem/Mulher???

Dêem-me lá uma justificação para eu perceber...
L@nz@s
L@nz@s
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1829
Mensagem : O melhor serviço... é aquele que fica feito!!
Meu alistamento : 1.º de 1998, o alistamento da EPG - Queluz Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por esgaçama Qua 16 Jul 2008, 18:49

é simples, todos os militares poderão usar esporim ou espora, vasta ir para o RC tirar o CEC, como todos os cavaleiros.
Para mim, nem os so sargentos ou oficias deveriam usar esporim, tanto que de fato preto o pessoal de Infantaria é todo de sapatinho.......
esgaçama
esgaçama
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1458
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por lui Qua 16 Jul 2008, 23:34

Amigo, nem só porque eu tenho o curso de transito e sempre usei botas altas com o n.º 1 e sou de infantaria.
Nao vejo porque só os de cavalaria querem usar.
lui
lui
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Idade : 51
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 16
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Rupio Qui 17 Jul 2008, 01:50

esgaçama escreveu:Para mim, nem os so sargentos ou oficias deveriam usar esporim, tanto que de fato preto o pessoal de Infantaria é todo de sapatinho.......

Nem todos vão de sapatinho.... na BT, o pessoal de infantaria vai de fato preto e bota alta!!!
Rupio
Rupio
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 43
Profissão : (BT) G.N.R.
Nº de Mensagens : 214
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por MasterN Qui 24 Jul 2008, 01:07

O que respondo a todos é que tanto a espora como o esporim são adereços para montar a cavalo.
E não vejo porque quem nunca passou, durante 5 meses a esfolar o cu e o resto, tem direito a usar esses adereços.
Eu sou de cavalaria com muito gosto pois fui de infantaria e pedi para ser reclassificado. E adquiri o direito a usar esses adereços.
Para quem não sabe todos os oficiais da academia, que não são de cavalaria, tem equitação durante o curso e aquirem esse direito a usar os adereços.
Pelo menos até a alguns anos atrás. Não sei se isso mudou recentemente.
Acho uma vergonha o pessoal de infantaria usar espora e esporim.
Como também acho mal usarem bota alta.
A bota alta é para ser usada a montar a cavalo e para quem anda de mota.
E dai o pessoal da brigada usar.
De resto quem é de infantaria deve usar bota baixa.
Eu actualmente uso bota baixa devido à funções que estou a exercer e porque uso o fato MOP. Eu adoraria usar bota alta mas não posso.
Acho que cada militar só devia usar o fardamento que lhe esta designado função que exerce e a arma que representa.
MasterN
MasterN
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 69
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 3 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 11 Anterior  1, 2, 3, 4 ... 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes