Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Página 2 de 11 Anterior  1, 2, 3, ... 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Uso de Esporim na Bota Alta para o pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Sex 24 Ago 2007, 13:37

Relembrando a primeira mensagem :

Boas! Sei que a indicação mais utilizada é a de que o esporim na bota alta so pode ser utilizado por Sarg e Oficiais de Infantaria (Claro, não falando no pessoal de cavalaria), no entanto sei que existe um despacho e/ou informação do nosso Comandante Geral que, quando se começou a permitir o uso de bota alta para o pessoal de Infantaria, o antigo General permitiu também o uso de esporim, tendo o presente Comandante confirmado a mesma indicação, alegando que realçava a beleza da bota alta, bem como existia um melhor acomodamento do pé.

Pergunto se alguém me pode dispensar essa informação emitida pelo nosso Tenente-General, uma vez que sou de Infantaria, uso sempre bota alta e acho o esporim um item importantissimo no que toca à beleza da mesma.

Cumprimentos.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Ter 09 Out 2007, 04:04

lool tao o pessoal de cavalaria que ta nos postos e na BT andam a cavalo como caraças se quisesse ser cavaleiro, fikava nos ultimos lugares do curso, é pa onde vao os ultimos classificados é pa cavalaria, é por serem tao altivos e impenetraveis!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por BMLG81 Ter 09 Out 2007, 06:51

xi o que praki vai!lol acalmem os cavalos!!!! Smile grande risota2

militar
BMLG81
BMLG81
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Agente Autoridade (GNR)
Nº de Mensagens : 1240
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por scardoso Qua 10 Out 2007, 10:43

então em moncorvo fartam se de trabalhar
scardoso
scardoso
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 44
Profissão : S. GNR
Nº de Mensagens : 109
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Meco Sex 12 Out 2007, 17:18

Caros camaradas, sou de cavalaria com orgulho como também o teria se fosse de infantaria ou de outro serviço qualquer!
1º - O tempo de que os últimos classificados iam para cavalaria já foi! Desde 1995, tenho a sensação que tal situação aconteceu 1 vez, tal como também aconteceu de os últimos classificados irem para a fiscal 1 ano.
2º - Seguidamente recolham a informação, que é possível, e vão constatar que nos últimos anos os militares de cavalaria, além de voluntários ficaram sempre nos primeiros lugares da classificação.
3º - Discutir aqui quem trabalha muito ou pouco, digamos que é um bocado falta de cortesia, cada um faz o seu. E nós podemos sempre fazer com que esses que trabalham menos comecem a trabalhar mais.
4º - Relativamente ao trabalho dos militares de cavalaria no posto... Bem, só posso dizer uma coisa POLIVALÊNCIA, fazem atendimento, patrulhas apeadas, a cavalo, ocorrências, palhotas, apoio etc................. Que faz um infante? Atendimento, patrulhas apeadas, ocorrências e apoio.
5º - Relativamente ao facto do esporim e da espora e da cavalaria e da infantaria, o regulamento é claro! Pelo facto de não falar em determinado assunto não quer dizer que se possa fazer. Eu não uso o símbolo da manutenção de ordem pública de infantaria só porque o camarada de patrulha tem um, nem o de explosivos, nem o da fiscal! Uso unicamente relativamente aos cursos que tenho e que o regulamento me permite!
6º - O militar deve primar pelo bem trajar e ter brio, isso não quer dizer que tem de andar de bota alta ou usar esporim, se a guarda quisesse vestir bonito pedia a um estilista para desenhar uma farda metro sexual e já andava-mos na moda...


"Passam céleres, altivos e impenatráveis e transportam na ponta da suas lanças a glória do passado e a esperança do futuro. É A CAVALARIA QUE PASSA".

Ao galope! Ao galope! Ao galope! À CARGA!
avatar
Meco
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 49
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 105
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Sex 12 Out 2007, 17:25

é verdade Meco, e eu que já fui tratar dos cavalos quando me encontrava de outros serviços, enquanto ficava um a render-me, por exemplo, no atendimento, porque havia falta de pessoal. . .
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por scardoso Sex 12 Out 2007, 20:09

eu pessoalmente gosto de ver a bota alta com o esporim colocado uma vez que embeleza a bota ora se os sargentos podem usar porque não os soldados.
mas também não percebo porque é que alguns elementos da cavalaria se sentem ofendidos por esse uso do esporim.
scardoso
scardoso
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 44
Profissão : S. GNR
Nº de Mensagens : 109
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por BMLG81 Sex 12 Out 2007, 22:25

Eu sou de um alistamento onde todos os que foram para Cavalaria foram voluntários, verdade é também que grande parte deles (pelo menos com os que tenho falado), assim que poderem querem sair dos cavalos e passar para outras funções, porquÊ? nao sei, eles lá terão os seus motivos. Quanto ao esporim na bota, muito sinceramente a mim não me faz falta nenhuma, mas por lógica se um sargento de infantaria pode (não tendo qualquer utilidade para o exercício das funções), porque n pode também o soldado? não acho bem, mas se está escrito está escrito! Quanto ao pessoal de cavalaria ficar melindrado por o pessoal de infantaria usar esporim, não tem razão de ser, pois as esporas é o simbolo da especialidade, e essas ninguém pode usar, sendo de Infantaria. Essa história de ser vestido por modista e não sei que mais, acho que vem um pouco descabida, se calhar era melhor ainda andarmos de capote não? e a Mauzer até que não era mal pensado, já que "não se pode disparar" sempre servia de arma de arremesso. Deixemo-nos de guerrinhas e veja-mos o que tem/ou não lógica nos tempos que correm, ou é pra todos ou não é para nenhum, é a minha opinião.
Cumprimentos!
BMLG81
BMLG81
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Agente Autoridade (GNR)
Nº de Mensagens : 1240
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Sáb 13 Out 2007, 00:28

O BMLG81 é que falou bem! mas julgo que o ppl d cavalaria não entende esse esprito, apenas entende que o uso de esporim por parte de militares de infantaria é uma ofensa, kdo o unico simpolo da arma de cav é a espora. Já que o regulamento é claro e que como foi dito pelo camarada no seu presuposto 5º paragrafo, já que por nao estar explicitamente indicado que nao se pode usar, não quer dizer que se possa usar, então o ppl de cav so usa as espora e não esporim como é usual ver, uma vez que o regulamento tb é claro nese sentido, militares de cavalaria usam esporas.
Em relação ao 4º paragrafo é errado se o militar é de cavalaria, só tem de fazer patrulhas a cavalo, uma vez que a apeada é função e caracteristica do infante. No que toka ao 1º e ao 2º parágrafo, no meu alistamento foi precisamente o contrário, do pessoal que meteu pa fiscal so foram os mlitares kom as melhores notas, e pa cavalaria foram para além dos voluntarios, os ultimos 70 homens do curso.Em referência ao toke do estilista e dessa conversa da tanga axo que nem merece comentários por que já vi que a malta de cavalaria tem um certo fanatismo referente áquela arma, quando ao dia 21 a coisa é a mesma. Eu uso esporim sou de infantaria e não fui pa cav porque não quis, talvez pelas mesmas razões que muitos militares de cav têm o papel metido pa infantaria, chorando-se pelo seu erro. Por último...
"Passam altivos e 33 xaravasana e o camandro - Infantaria é que rulla e viva o esporim" LOLOL

avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Soldado Lima Romeo Sáb 13 Out 2007, 01:33

Aahahahaha... Epá... És parvo ó GNR Bate Mto... Deve ser de teres convivido comigo algumas alturas.

Acho que tens razão...
Eu por exemplo sou mais adepto da bota táctica...tanto no meu serviço actual, como na patrulha territorial.
Nunca fui mt virado para a Bota alta... mas admito que fica bem no fardamento 2, e porque não um esporim???
Camaradas de Cavalaria, ninguém vos vai roubar nada, nem estatuto, nem o que passaram no CEC, que pelo que já constei, não é fácil, nem vamos fazer Horsejacking (vertente cavalo do Carjacking, mas acho que captaram), e como o GBM falou, ao dia 21 é mais ou menos a mesma quantia... esse dia é "dia do pai" para todos.
Cumprimentos... e ajudem o GNR bate mto, a tentar encerrar esta dúvida.

E para encerrar esta minha "intervenção" com uma frase parva mas cómica...

"Passam com os olhos cerrados, sedentos de raiva àqueles que às patrulhas tentam agredir... São oito, vestem de negro... Lá vem a Sprinter...
SÃO OS HOMENS DO PIR!!!"
militar
Soldado Lima Romeo
Soldado Lima Romeo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 659
Mensagem : Deus, Cuida dos meus AMIGOS... Dos meus INIMIGOS... Cuido EU!
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Sáb 13 Out 2007, 01:38

eh eh.
olha, eu sou de cavalaria e não me importo que o pessoal de infantaria use esporins. como já disse à uns tempos atrás, se é permitido aos sargentos e oficiais porque não aos praças?
esses não podem moralmente negar essa autorização porque não têm nenhuma razõ plausível ou justa para poderem usar. .
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por BMLG81 Sáb 13 Out 2007, 06:46

nelson pessoa escreveu:eh eh.
olha, eu sou de cavalaria e não me importo que o pessoal de infantaria use esporins. como já disse à uns tempos atrás, se é permitido aos sargentos e oficiais porque não aos praças?
esses não podem moralmente negar essa autorização porque não têm nenhuma razõ plausível ou justa para poderem usar. .

Ora bem!
Cumprimentos!
BMLG81
BMLG81
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Agente Autoridade (GNR)
Nº de Mensagens : 1240
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por WildCatPT Sex 02 Nov 2007, 15:52

Guarda Big one escreveu:Os chifres tb ficam mt bem na cabeça de mt boa gente!
Pois embeleza a mesma e são uma preciosa ajuda quando se amarram para beber!
já agora metam tb um mini pirilampo vermelho no meio da testa!
Há por aí alguem que precise de um par de chifres?
Já vi que estão bem servidos!!!!




don`t approve Rulez

Comentarios desses são escusados!!!!! E ja não é o primeiro!!!
WildCatPT
WildCatPT
Alferes
Alferes

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 3609
Mensagem : Yes, we can...
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Verdi Sex 02 Nov 2007, 23:29

Guarda Big one escreveu:Os chifres tb ficam mt bem na cabeça de mt boa gente!
Pois embeleza a mesma e são uma preciosa ajuda quando se amarram para beber!
já agora metam tb um mini pirilampo vermelho no meio da testa!
Há por aí alguem que precise de um par de chifres?
Já vi que estão bem servidos!!!!

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Nocomld3
Verdi
Verdi
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 51
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 356
Mensagem : "Portugal só foi grande quando olhou o mar" (Fernando Pessoa).
Meu alistamento : 1996

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Asinha Sáb 03 Nov 2007, 10:58

boas.....

Fico com uma duvida, sera que quando vais de patrulha apiada, levas os elasticos nas calças?
Mas mesmo que uses esporins faz um favor a ti proprio:
aprende a utilizalos/usar nas botas porque mesmo assim os esporins tem maneira de colocar.......

Abraço
Asinha
Asinha
Asinha
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 51
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 50
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Dom 11 Nov 2007, 01:51

Boas noites, arranjem lá que tb quero usar.
Não sou de Cavalaria, mas aprecio muito, sinceramente.
Não fui para Cavalaria porque aprecio o verdadeiro serviço de rua (no meu caso na BT).
Arranjem lá isso.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Asinha Dom 11 Nov 2007, 12:45

ola

O que e o "verdadeiro serviço de rua" no caso da BT?

desorientado

abraço
Asinha
Asinha
Guarda
Guarda

Masculino
Idade : 51
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 50
Meu alistamento : 1995

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por CSI Dom 11 Nov 2007, 13:39

Asinha escreveu:ola

O que e o "verdadeiro serviço de rua" no caso da BT?

abraço

É o mesmo que nas Brigadas Territoriais! Aquele que não é feito dentro de portas....

Hmm?
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por tonycamelo Dom 11 Nov 2007, 22:09

Olá e boas pessoal.

Já faz algum tempo que aqui não tenho aparecido. Em verdade partilho que tenho andado atarefado com o encerramento do Posto Territorial de Sendim, em Miranda do Douro e já temos tudo empacotado para em breve partir com a logistica deste Posto, para Espanha...acho que vai ser lá que vou ser colocado.

Bem, como não quero fugir ao assunto do tema, vou começar por falar um pouco acerca dos esporins nas botas altas.

Meus amigos, o que é o esporim? Para quem não sabe, o esporim é um objecto com a mesma finalidade da espora, ou seja, serve para dar indicações aos cavalos.
Quem deveria de usar esporas ou esporins? Apenas e só apenas, militares que tivessem tido aproveitamento no Curso Especifico de Cavalaria, sejam eles sargentos ou oficiais.

Sou contra o uso de esporins nos elementos que não sejam cavaleiros.

Motivos da minha posição:

1º - Os militares de Cavalaria, podem usar esporas ou esporins, porque foram instruídos para os usarem devidamente.
2º - Embora mostrem ser um adorno elegante para ser visto nas botas altas, eu considero que seja usado apenas por quem com mérito tenha o Curso de Cavalaria.
3º - É parolo, é feio, usar artigos sem que para os quais estejamos habilitados a usar.
4º - Qualquer elemento que se digne de andar bem uniformizado, não verá de bom grado usar artigos que sabe que não lhe são atribuídos pelas funções que exerce.


Eu sou de Cavalaria e disso tenho bastante orgulho. Andei 8 meses no Porto, no 1º Esquadrão a frequentar o CEC e ganhei o direito de poder usar esporins ou esporas, objectos identificativos da arma de Cavalaria.

Num Posto no Territorial, mais precisamente em Sendim, foi o local onde tive a minha primeira visão do impossivel.
No dia da minha apresentação nesse Posto, vi em cima dos armários, uns pares de botas com uns esporins colocados. Admirado, perguntei aos presentes quem eram os outros de Cavalaria que faziam parte do efectivo. Obtive como resposta, que o único era só eu.
Bem, o que é certo, é que havia lá dois elementos de Infª, que já estavam a usar esporins. A mim, ensinaram-me que mais ninguém os pode usar. Resultado, esses mesmos elementos depois de pagarem uns aperitivos na tasca em frente, deixaram de usar os esporins, caso contrário, não faziam outra coisa, que não fosse pagar-me uns copos.

Por esta ordem de ideias, eu bem que podia comprar um chapéu da BT e usá-lo nas patrulhas.... afinal, sempre é mais vistoso... quem diz o chapéu, ... diz o cinto branco da BT. Ou então, ir para a patrulha, com o fardamento do pelotão ciclo...

Quem quizer usar esporins... sargento ou oficial, que seja cavaleiro em primeiro lugar.

Qualquer dia, vou ver os EPF a usar esporins....xiça

Paulo Pinto - Saudosos os tempos das cargas no picadeiro no Porto.

SCARDOSO - Quando me voltas a pagar uns aperitivos na Paulina em Sendim? Very Happy ( Olha que em Moncorvo, trabalha-se no duro, no que respeita a cavalos)

Ass: Filipe Camelo - Militar de Cavalaria (até à morte)

Visitem os meus trabalhos ( desculpa cmdt/Geral)
http://macores.forumativo.com
http://castedo.forumativo.com
http://felgar.forumativo.com
http://carvicais.forumativo.com
tonycamelo
tonycamelo
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 75
Mensagem : Todos os Guardas, deveriam de ter uma
www.navalhas.net
Eu já tenho a minha.....
Meu alistamento : Sou do 2º de 1998 - GIA - Turma D
Cavalaria CEC de 1999/2000 - 1º Esquadrão do Porto


http://macores.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por C@rocha Seg 12 Nov 2007, 00:28

tanto criticam por vezes a " cagança" do pessoal de cavalaria e todos querem usar a dita" Botarra" alta...
enfim... por isso nao somos melhor nem pior,... apenas somos diferentes!!!! pisca
C@rocha
C@rocha
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 303
Mensagem : o "inimigo" afinal está cá dentro
Meu alistamento : 03/NOV/97

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por paulo pinto Seg 12 Nov 2007, 13:36

tonycamelo escreveu:Olá e boas pessoal.

Já faz algum tempo que aqui não tenho aparecido. Em verdade partilho que tenho andado atarefado com o encerramento do Posto Territorial de Sendim, em Miranda do Douro e já temos tudo empacotado para em breve partir com a logistica deste Posto, para Espanha...acho que vai ser lá que vou ser colocado.

Bem, como não quero fugir ao assunto do tema, vou começar por falar um pouco acerca dos esporins nas botas altas.

Meus amigos, o que é o esporim? Para quem não sabe, o esporim é um objecto com a mesma finalidade da espora, ou seja, serve para dar indicações aos cavalos.
Quem deveria de usar esporas ou esporins? Apenas e só apenas, militares que tivessem tido aproveitamento no Curso Especifico de Cavalaria, sejam eles sargentos ou oficiais.

Sou contra o uso de esporins nos elementos que não sejam cavaleiros.

Motivos da minha posição:

1º - Os militares de Cavalaria, podem usar esporas ou esporins, porque foram instruídos para os usarem devidamente.
2º - Embora mostrem ser um adorno elegante para ser visto nas botas altas, eu considero que seja usado apenas por quem com mérito tenha o Curso de Cavalaria.
3º - É parolo, é feio, usar artigos sem que para os quais estejamos habilitados a usar.
4º - Qualquer elemento que se digne de andar bem uniformizado, não verá de bom grado usar artigos que sabe que não lhe são atribuídos pelas funções que exerce.


Eu sou de Cavalaria e disso tenho bastante orgulho. Andei 8 meses no Porto, no 1º Esquadrão a frequentar o CEC e ganhei o direito de poder usar esporins ou esporas, objectos identificativos da arma de Cavalaria.

Num Posto no Territorial, mais precisamente em Sendim, foi o local onde tive a minha primeira visão do impossivel.
No dia da minha apresentação nesse Posto, vi em cima dos armários, uns pares de botas com uns esporins colocados. Admirado, perguntei aos presentes quem eram os outros de Cavalaria que faziam parte do efectivo. Obtive como resposta, que o único era só eu.
Bem, o que é certo, é que havia lá dois elementos de Infª, que já estavam a usar esporins. A mim, ensinaram-me que mais ninguém os pode usar. Resultado, esses mesmos elementos depois de pagarem uns aperitivos na tasca em frente, deixaram de usar os esporins, caso contrário, não faziam outra coisa, que não fosse pagar-me uns copos.

Por esta ordem de ideias, eu bem que podia comprar um chapéu da BT e usá-lo nas patrulhas.... afinal, sempre é mais vistoso... quem diz o chapéu, ... diz o cinto branco da BT. Ou então, ir para a patrulha, com o fardamento do pelotão ciclo...

Quem quizer usar esporins... sargento ou oficial, que seja cavaleiro em primeiro lugar.

Qualquer dia, vou ver os EPF a usar esporins....xiça

Paulo Pinto - Saudosos os tempos das cargas no picadeiro no Porto.

SCARDOSO - Quando me voltas a pagar uns aperitivos na Paulina em Sendim? Very Happy ( Olha que em Moncorvo, trabalha-se no duro, no que respeita a cavalos)

Ass: Filipe Camelo - Militar de Cavalaria (até à morte)

Visitem os meus trabalhos ( desculpa cmdt/Geral)
http://macores.forumativo.com
http://castedo.forumativo.com
http://felgar.forumativo.com
[url=http://carvicais.forumativo.com
http://carvicais.forumativo.com[/quote[/url]]

Tonycamelo disse está dito. Muito bem dito.
paulo pinto
paulo pinto
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 51
Profissão : militar gnr (para não esquecer os deveres) ou funcionário público (para sonegação de direitos)
Nº de Mensagens : 480
Meu alistamento : 2.º Curso de 98 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por L@nz@s Seg 12 Nov 2007, 15:52

Nem mais... ok1
L@nz@s
L@nz@s
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1829
Mensagem : O melhor serviço... é aquele que fica feito!!
Meu alistamento : 1.º de 1998, o alistamento da EPG - Queluz Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por BMLG81 Seg 12 Nov 2007, 16:56

Quanto a este tópico, já só tenho a dizer.... LOL
Épa isto o PortuguÊs é lixado, só o meu é qué bom! Smile
Orgulhem-se de montar a cavalo e dominar essa arte que quase nenhum infantaroco domina, mas deixem essas coisas do : "É parolo, é feio, usar artigos sem que para os quais estejamos habilitados a usar", porque a meu ver, nesse prisma também o seria andar com esporas que se houvem á légua estando já fora das funções de montar a cavalo, mas como é um caso que não acontece, não vale a pena falar nisso! Wink
É lógico que a farda da GNR não tem de ser de alta costura, mas ninguém gosta de andar feito farrapo, e quer queiramos quer não a bota alta fica bem melhor que a respectiva bota baixa, se é practico? depende do serviço, onde está a distinção entre infantaria e cavalaria? nas aptidões e no uso das esporas! Faz assim tanto mal o uso de esporim por parte dos infantarocos? Hum, enfim... por mim podem estar descansados, não faço tensões de usar, a menos que me obriguem um dia! (já no tempo do alto corte em termos de fardamento ;P)
Com bota alta ou não, com ou sem esporim ou espora, sejamos unidos! a GNR é a mesma! e a União faz a força! porque "inimigos" temos muitos, já chegam os de fora! Smile
Cumprimentos!
pisca
BMLG81
BMLG81
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Agente Autoridade (GNR)
Nº de Mensagens : 1240
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por VaN_dRaCk Seg 12 Nov 2007, 19:44

Parece que esse tal "papel" anda por ai escondido nas gavetas de certas pessoas que não os querem divulgar... LOLOL! Assim como muitos outros "papeis" que fazem de conta que não existem! Eu pessoalmente não acho comodo o uso das botas altas, mas se usa-se era com os esporins Wink
Mas eu só usarei "botas altas" se um dia for tirar o CEC ou se for para a BT!


edited Editado depois de erro verificado por lanzas22


Última edição por em Seg 12 Nov 2007, 20:51, editado 2 vez(es)
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por L@nz@s Seg 12 Nov 2007, 20:38

VaN_dRaCk escreveu:
Mas eu só usarei "botas altas" se um dia for tirar o SEC ou se for para a BT!

É CEC (Curso Específico de Cavalaria) contente3
L@nz@s
L@nz@s
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1829
Mensagem : O melhor serviço... é aquele que fica feito!!
Meu alistamento : 1.º de 1998, o alistamento da EPG - Queluz Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por VaN_dRaCk Seg 12 Nov 2007, 20:49

Desculpa... LOL! Nem reparei no grave erro... Vou editar! :P
VaN_dRaCk
VaN_dRaCk
Tenente
Tenente

Masculino
Idade : 38
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 4103
Meu alistamento : AIP 2006

http://www.hell.com

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por jominas Ter 13 Nov 2007, 17:52

Desculpem se sou antiquado.
Fui militar Pára-quedista;
Fui militar da GNR de Cavalaria;
Hoje, por mitivo de doença, sou militar de infantaria.
Para mim, as esporas, ou esporins, estão para a cavalaria, como a boina verde para os Páras.
Na tropa, deram-me a boina verde, na Guarda deram-me as esporas; tanto umas como outras, em cerimónia pública.
Por isso, julgo que, apesar das botas serem iguais, os ferros, só devem ser usados por quem os "GANHOU".
jominas
jominas
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 64
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1196
Meu alistamento : 03 de Agosto de 1981

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por L@nz@s Ter 13 Nov 2007, 18:11

Pois é... mas há muito boa gente que não vê as coisas assim... com certeza também há aí muitos se a boina verde se usasse na GNR... a usavam sem ter o curso respectivo...
L@nz@s
L@nz@s
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1829
Mensagem : O melhor serviço... é aquele que fica feito!!
Meu alistamento : 1.º de 1998, o alistamento da EPG - Queluz Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por jose g. s. guerreiro Ter 13 Nov 2007, 18:16

jominas escreveu:Desculpem se sou antiquado.
Fui militar Pára-quedista;
Fui militar da GNR de Cavalaria;
Hoje, por mitivo de doença, sou militar de infantaria.
Para mim, as esporas, ou esporins, estão para a cavalaria, como a boina verde para os Páras.
Na tropa, deram-me a boina verde, na Guarda deram-me as esporas; tanto umas como outras, em cerimónia pública.
Por isso, julgo que, apesar das botas serem iguais, os ferros, só devem ser usados por quem os "GANHOU".


Concordo inteiramente.
Eu também fui Para-quedista, usei sempre o brevê enquanto foi Guarda,quem não foi não pode usar,fui de infantaria na G.N.R.,não podia usar botas com esporas porque não tinha o cursso de cavalaria,etc.
Sejam Praças, Sargentos ou Oficiais , que não têm o cursso de cavalaria,não devia ser admetido o uso de esporas.
Quem usa e não tem cursso,para mim está a enganar-se a ele próprio,e devia ter respeito pelo outros.
jose g. s. guerreiro
jose g. s. guerreiro
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 71
Profissão : reformado da g.n.r.
Nº de Mensagens : 598

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por BMLG81 Ter 13 Nov 2007, 22:14

É de esporim que se fala e não de esporas. Acho que em relação ás esporas a opinião é unanime, só os militares de cavalaria as devem de usar!
Cumprimentos!Smile
BMLG81
BMLG81
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Agente Autoridade (GNR)
Nº de Mensagens : 1240
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por C@rocha Qua 14 Nov 2007, 00:00

e agora questiono eu...
eu fui de cavalaria, e no final do C.E.C. foi me imposto as esporas... tendo eu sido reclassificado por motivos de saude, será que posso continuar a sar esporas!???
Cumps...
C@rocha
C@rocha
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 303
Mensagem : o "inimigo" afinal está cá dentro
Meu alistamento : 03/NOV/97

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Qua 14 Nov 2007, 01:52

Asinha escreveu:ola

O que e o "verdadeiro serviço de rua" no caso da BT?

desorientado

abraço



UM SERVIÇO OPERACIONAL, QUE AINDA VAI PAGANDO O DÉFICE DO NOSSO PAÍS E VAI PAGANDO OS ORDENADOS A ALGUNS CARUNCHOS QUE ANDAM AQUI SÓ A ESPERA DO DIA 21.

DIZEM-SE GUARDAS, MAS NO FUNDO, NEM PARA ARRUMADORES DE CARROS SERVEM.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Edr See Qua 14 Nov 2007, 13:28

Falou-se aqui do curso de paraquedismo tirado na tropa, porque razão tem que andar com o brevê, na GNR, se já não salta...até parece aquele pessoal que tirava o curso e depois saia das companhias operacionais e continuava a usa-lo!
Tal como a esporas, quem está em locais onde se monta, usa-as, quem não está, não usa...
E o pessoal de cavalaria, pode usar bota de meio-cano?!!!!!!!!???????
Edr See
Edr See
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar das Forças de Segurança
Nº de Mensagens : 5922
Mensagem : Tenho fé que um dia a instituição seja mais justa para com os seus elementos...
Meu alistamento : 01SET03 - GIA

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por jose g. s. guerreiro Qua 14 Nov 2007, 16:12

Edr See escreveu:Falou-se aqui do curso de paraquedismo tirado na tropa, porque razão tem que andar com o brevê, na GNR, se já não salta...até parece aquele pessoal que tirava o curso e depois saia das companhias operacionais e continuava a usa-lo!
Tal como a esporas, quem está em locais onde se monta, usa-as, quem não está, não usa...
E o pessoal de cavalaria, pode usar bota de meio-cano?!!!!!!!!???????


Se não sabe pergunta, está escrito no Diario da república a longos Anos que todos os militares que foram das tropas de élite, como os Comamdos,Fuzileiros, Pára-Quedista, Rangers,etc, podem e deve usar o destintivo da força a que pertencerom , nomeadamente as já citadas atrás, porque os mesmos têm o diploma, e serão sempre enquanto seres vivos.
Pára-Quedista sou sempre até morrer, Agora G.N.R, já não sou, porque estou reformado e não me derom nenhum diploma, se nos entregassem um diploma seria com certeza sempre um G.N.R., mesmo que não estevesse a exercer as funções.
Todos os que tirarom um cursso seja ele qual for, e lhe foi atribuido um diploma,serão sempre o que está escarrapachado no Diploma, os mesmos não têm data de validade, e como tal fui tropa nos Páras - Quedistas tirei o cursso de paraquedismo,foi-me entrgue o diploma, e o destintivo (Brevê) enquanto fosse Militar devia usar sempre o mesmo. No caso de saltar, está enganado sempre pratiquei, e neste fim de semana vou fazer mais dois saltos,se quizer vir apesar de não ser paraquedista pode vir que eu dou-lhe uma boleia, saltamos a cerca de 3 mil metros, faço queda- livre, não tenha problemas, será com muito prazer se entender em vir é so´combinar-mos, só tenho uma pessoa que vai saltar comigo,como faço dois saltos,ainda pode vir outo elemento.
Um abraço.
jose g. s. guerreiro
jose g. s. guerreiro
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 71
Profissão : reformado da g.n.r.
Nº de Mensagens : 598

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Sargento eagle Qua 14 Nov 2007, 20:58

Ja estamx a fugir ao tema!!!
Sargento eagle
Sargento eagle
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 179
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por C@rocha Qua 14 Nov 2007, 21:58

andem tbm com a farda deles...
ao menos nota se o k foram....
nao sei é o porquê de terem de la saido not ok
C@rocha
C@rocha
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 303
Mensagem : o "inimigo" afinal está cá dentro
Meu alistamento : 03/NOV/97

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Qua 14 Nov 2007, 22:59

ja agora falem também na utilidade das esporas nos postos e na bt! k eu saiba no regulamento d serviço da guarda o simbolo da arma d cavalaria é a espora e nao o esporim! se falam em utilidade nem um nem outro tem utilidade nenhuma é simplesmente cagança e um militar que se preze tem cagança eu sou d inf e uso esporim e ponto final. se kizesse ser d cavalaria era so meter o papel d certeza k nao mo negavam, enkto k pa passar pa inf a malta d cav passa as passas do algarve
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por BMLG81 Qui 15 Nov 2007, 02:35

Cada um usa aquiilo que ganhou direito a portar! não existe curso algum em que imponham o esporim, como tal acho que quem queira,seja porque motivo fôr, pode usar. Se fica mais bonito, porque não usar? apesar de eu n usar nao vejo mal nenhum nisso. Quanto aos militares de cavalaria ninguém lhes tira a exclusividade das esporas! Acho que se trata mesmo da tal "cagança", melhor termos um pouco de vaidosismo do que andarmos feitos farrapos! sempre dá outra imagem! Se não fosse cagança, os militares de cavalaria que já não montassem, já não usariam espora, nem bota alta, porquedeixaria de ter qualquer sentido. Concluindo, não vejo qualquer problema no uso do esporim por parte dos militares de infantaria! Não estão a tentar imitar ninguém, apenas a melhorar a sua imagem, que pode querer dizer que são militares briosos, que gostam de andar fardados o melhor possível, acho que é de valorizar, e não de recriminar.
Cumprimentos!
BMLG81
BMLG81
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Agente Autoridade (GNR)
Nº de Mensagens : 1240
Meu alistamento : 2003

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por SATIL Qui 15 Nov 2007, 03:51

Eu não uso porque aqui no grupo não está permitido, mas noutros já podem.
Tenho uns e quando for permitido aqui no meu grupo logo vejo se uso ou não... conforme me der na telha, conforme os dias.
Apenas e só o pessoal dos cavalos fica chateado com tal, mas pela ordem de ideias tirando o pessoal dos cavalos e das motas mais ninguem andava com bota alta.
Fica mais bonito... quer usar... entao porque não. As esporas essas sim exclusivas.

Agora não me venham defender quintinhas. Acho que por ficar melhor querem sobressair-se dos outros e dai não concordarem.

Certamente quem não tem o cec não usara o cavalo na camisa. Essa é uma maneira de mostrar ao publico o curso que se tem...
Os esporins é para mostrar e ficar mais bonito...

Bonequinhos na camisa é que não uso tire o curso que tirar... se furo as camisas levo com o rolo da massa e um dia perco aquilo e depois os buracos ficam lá.
SATIL
SATIL
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da Guarda
Nº de Mensagens : 581
Meu alistamento :


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por CSI Qui 15 Nov 2007, 10:09

Eu sou de Infantaria e não concordo nem um pouco, que militares que não sejam de Cavalaria usem esporins. O pessoal não pode usar aquilo que quer só por ficar mais bonito, mas sim usar aquilo a que tem direito ou o que é permitido.
A Boina do BOP ou o barrete da BT dariam um aspecto mais bonito do que o mal amado barrete em uso pelas patrulhas territoriais, acham que também os podem usar?

hmm
CSI
CSI
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar da [sempre] Brigada de Trânsito
Nº de Mensagens : 7006
Mensagem : Podem tirar-nos tudo, mas há uma coisa que eles não levam: A ALMA!!
Isenção Firmeza e Cortesia, eis a Brigada

https://www.youtube.com/watch?v=Hz0XnognzAA

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por jose g. s. guerreiro Qui 15 Nov 2007, 11:16

CSI escreveu:Eu sou de Infantaria e não concordo nem um pouco, que militares que não sejam de Cavalaria usem esporins. O pessoal não pode usar aquilo que quer só por ficar mais bonito, mas sim usar aquilo a que tem direito ou o que é permitido.
A Boina do BOP ou o barrete da BT dariam um aspecto mais bonito do que o mal amado barrete em uso pelas patrulhas territoriais, acham que também os podem usar?

hmm

Pois tá claro, cada macaco no seu galho.
jose g. s. guerreiro
jose g. s. guerreiro
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 71
Profissão : reformado da g.n.r.
Nº de Mensagens : 598

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por C@rocha Qui 15 Nov 2007, 11:55

nem mais .... mt bem
C@rocha
C@rocha
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 303
Mensagem : o "inimigo" afinal está cá dentro
Meu alistamento : 03/NOV/97

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por SATIL Qui 15 Nov 2007, 12:34

Não concordo... não com os bones, não com os cintorões, mas sim com o esporim.
Para diferenciar, usem os simbolos dos cursos na camisa, quem quizer e a isso tiver direito.
Opiniões dividem-se...
SATIL
SATIL
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da Guarda
Nº de Mensagens : 581
Meu alistamento :


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por tonycamelo Qui 15 Nov 2007, 14:16

Esclarecimento:

Pessoal, acho que os presentes membros ainda não sabem distinguir a funcionalidade do esporim.

O esporim, é um objecto com a mesma finalidade das esporas, no entanto, o referido adorno, não é tão violento para o animal. Quer isto dizer, que em alguma parte dos cavalos da Guarda, não se torna aconselhável o uso das esporas, por serem demasiado violentas, basta montar com o esporim.

Esporim ou espora, a finalidade, o objectivo é o mesmo.

Afinal, mostrem-me aqui, a circular que permite o uso de esporins aos militares de Infª. Até lá, andem apenas de bota alta.

Foram-me distribuidos no Alistamento, sapatos, botas e botas altas. Se as tenho, é porque as posso usar. Reparem só numa coisa. Se fosse permitido o uso de esporins a elementos de Infª, tê-los-iam distribuido a todos os militares logo no alistamento.

Eu gostava de ver o pessoal no Regº de Infª, de bota alta e esporim... é que haveria de ser cómico.

Usa quem pode. Ficam bem os esporins nas botas? Pois ficam, mas apenas aos de cavalaria. Os restantes, até havia de ter vergonha de usar um adereço que não estão AUTORIZADOS a usarem.

Queiram ser cavaleiros para usarem esporins. Só assim merecem passear os ferrinhos.
tonycamelo
tonycamelo
Guarda-Principal
Guarda-Principal

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 75
Mensagem : Todos os Guardas, deveriam de ter uma
www.navalhas.net
Eu já tenho a minha.....
Meu alistamento : Sou do 2º de 1998 - GIA - Turma D
Cavalaria CEC de 1999/2000 - 1º Esquadrão do Porto


http://macores.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por C@rocha Qui 15 Nov 2007, 16:12

 :bravo:
eu era de cavalaria e usava esses adornos,
infelizmente e por motivos de saude fui reclassificado, e achei por bem, deixar de utilizá-los...
estarei eu errado da minha maneira de pensar? hmm
C@rocha
C@rocha
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 303
Mensagem : o "inimigo" afinal está cá dentro
Meu alistamento : 03/NOV/97

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por jcarlos Qui 15 Nov 2007, 16:18

o pessoal está a abusar na sua com isto, principalmente o pessoal de cavª. existem vários Dter´s onde o pessoal de infª usa esporim.

os cavaleiros em vez de se preocuparem e reclamarem tanto com os esporins, deviam era reclamar de passarem muito tempo sem montarem, de serem utilizados para tudo e anularem as patrulhas a cavalo.
como consequência dos cavalos estarem muito tempo sem ser montados, os cavaleiros caem dos cavalos e ficam debaixo deles como aconteceu agora no meu PT.
avatar
jcarlos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 512
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Qui 15 Nov 2007, 19:22

o pessoal de infantaria que queira usar esporins não têm que reclamar com os de cavalaria, deve é reclamar com quem pode alterar a determinação que autoriza os militares de inf com posto a partir de sargento para cima. . .
esta é a minha opinião. . .
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por jcarlos Qui 15 Nov 2007, 20:25

Acólito Apostólico escreveu:o pessoal de infantaria que queira usar esporins não têm que reclamar com os de cavalaria, deve é reclamar com quem pode alterar a determinação que autoriza os militares de inf com posto a partir de sargento para cima. . .
esta é a minha opinião. . .

a partir do momento em que praças de infª, colocados em dter´s a menos de 30km de sede de brigada, usam esporins, não vejo onde está a dúvida! ou podem todos ou não podem nenhuns
avatar
jcarlos
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 512
Meu alistamento : 2006

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por scardoso Qui 15 Nov 2007, 22:20

isto de usar esporins anda a dar a volta ao miolo do pessoal mas com ou sem esporins o que é certo é que os comprei e faço conta de os gastar nas botas até lever uma porrada por usar esporins
scardoso
scardoso
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 44
Profissão : S. GNR
Nº de Mensagens : 109
Meu alistamento : 2002

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por C@rocha Qui 15 Nov 2007, 22:49

para os gastares tens k bater muito alcatrao!!!
C@rocha
C@rocha
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 47
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 303
Mensagem : o "inimigo" afinal está cá dentro
Meu alistamento : 03/NOV/97

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por SATIL Qui 15 Nov 2007, 23:02

jcarlos escreveu:
a partir do momento em que praças de infª, colocados em dter´s a menos de 30km de sede de brigada, usam esporins, não vejo onde está a dúvida! ou podem todos ou não podem nenhuns

Mai nada  :bravo:
SATIL
SATIL
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 43
Profissão : Militar da Guarda
Nº de Mensagens : 581
Meu alistamento :


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 2 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 11 Anterior  1, 2, 3, ... 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes