Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Página 9 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Uso de Esporim na Bota Alta para o pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Sex 24 Ago 2007, 13:37

Relembrando a primeira mensagem :

Boas! Sei que a indicação mais utilizada é a de que o esporim na bota alta so pode ser utilizado por Sarg e Oficiais de Infantaria (Claro, não falando no pessoal de cavalaria), no entanto sei que existe um despacho e/ou informação do nosso Comandante Geral que, quando se começou a permitir o uso de bota alta para o pessoal de Infantaria, o antigo General permitiu também o uso de esporim, tendo o presente Comandante confirmado a mesma indicação, alegando que realçava a beleza da bota alta, bem como existia um melhor acomodamento do pé.

Pergunto se alguém me pode dispensar essa informação emitida pelo nosso Tenente-General, uma vez que sou de Infantaria, uso sempre bota alta e acho o esporim um item importantissimo no que toca à beleza da mesma.

Cumprimentos.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por snowgrill Sáb 23 Jan 2010, 12:03

E acho muito bem que acabe. É vergonhoso que um militar de cavalaria tenha de esperar 2 anos e mais pelas botas da intendência que lhe fazem falta para o serviço A CAVALO porque a intendência anda cheia de pedidos de meninos de infantaria que se sentem mais belos de botinha alta. Tenho dito.
snowgrill
snowgrill
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 538

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por luisfiliperolo Sáb 23 Jan 2010, 12:47

concordo perfeitamente com a snowgrill...se querem botas altas,venham pa cavalaria...é graças a isso que eu pa montar a cavalo neste momento tive que comprar umas botas,porque a intendencia nao consegue dar a tempo as botas que me sao atribuidas...
luisfiliperolo
luisfiliperolo
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 38
Profissão : Militar da Guarda Nacional Republicana
Nº de Mensagens : 101
Mensagem : a minha arma? CAVALARIA com muito orgulho...
Meu alistamento : 2008/2009 begin_of_the_skype_highlighting              2008/2009      end_of_the_skype_highlighting

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Romit Sáb 23 Jan 2010, 13:32

Esta discussão é tão importante como o uso de bandeira na farda.....................
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por snowgrill Sáb 23 Jan 2010, 15:11

O que eu acho importante nisto é o que acabei de referir. Para mim nem o guarda nem o sargento de infantaria deveriam poder usar esporim. Os oficiais, cavaleiros ou infantes, todos tiveram instrução a cavalo na academia portanto acho bem.
Quanto ás botas como já referi na intendência deveria ser feita distinção e dada SEMPRE prioridade ao militar de cavalaria o que não acontece. Que o infante quer andar mais belo que gaste mais dinheiro e as compre lá fora.
snowgrill
snowgrill
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 538

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Romit Sáb 23 Jan 2010, 15:20

Não será mais importante a competência do Guarda do que a forma como anda fardado?

Eu, já trabalhei com colegas que usam bota alta sendo de infantaria, já trabalhei com colegas de cavalaria que usam bota normal, e sinceramente é para o lado que durmo melhor.

O que me interessa realmente é a competência dos mesmos na rua e nada mais.

Cumprimentos!
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gambuzino Sáb 23 Jan 2010, 15:38

vaidozices apenas
Gambuzino
Gambuzino
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Golf November Rómeo
Nº de Mensagens : 241

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Balístico Dom 24 Jan 2010, 02:45

aresta escreveu:
VaN_dRaCk escreveu:Pela primeira vez, no outro dia, vi um militar de Infantaria com esporins nas botas.

Eu sou de infantaria, logo, só uso bota baixa, por isso esta discussão nada me afecta!! Mas a minha opinião é que os Guardas e Cabos deviam poder utilizar o esporim também como os sargentos e oficiais.
As esporas, claro, isso só para militares de Cavalaria!!
sendo militar de cavalaria ponho só uma questão ao camaradas de infantaria que andam com bota alta e esporim.
durante o nosso serviço podem ocorrer situações onde seja necessário correr atras de alguem correcto?
já algum camarada o consegui fazer de bota alta e esporim?
eu já o fiz e o resultado não foi muito bom....para mim....
no meu detacamento quando fazemos op apeadas em apoio do "PIR" ( não em acções de fiscalização de transito)na maior parte das vezes ate tiramos as esporas/esporins ,não porque não tenhamos orgulho nelas PQ TEMOS E MUITO MAS PQ TEMOS CONSCIÊNCIA DE QUE SE ALGUEM FUGIR VAI SER DIFICIL CORRER ATRS DELE COM UNS FERROS QUE NOS PODEM FAZER CAIR.
outra questão:
eu adoro o chapeu branco da BT.acho-o lindo!!!!!!!acho que dá pinta ao homem que o usa...mas então se nada estiver escrito...tambem o vão começar a usar?,ou aí a pinta já não conta???????

para mim enquanto militar de Cavalaria nada me afecta ver algum infante de bota e esporim , tenho nesta guarada coisas mais importantes com que me chatear, mas sinceramente não entendo o porquê. e o que mais me espanta é que muitas vezes esses mesmos homens perferem dar 100e porumas botas e calções etc mas recusam-se a dar uns euros por uma lanterna, algemas etc que isso sim concerteza lhe dará mais geito no dia a dia.

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Welldone
Balístico
Balístico
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR ora porra! :)
Nº de Mensagens : 968
Meu alistamento : Ora bem, eu inscrevi-me em 2006, o curso começou no fim de 2007, deveria ter terminado em 2008, mas arrastou-se até meados de 2009...
Ah 2070s do catano!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por JGSI Dom 24 Jan 2010, 21:41

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 662882
JGSI
JGSI
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 39
Profissão : OPC
Nº de Mensagens : 139
Mensagem : Porque o mundo me empurrou, caí na lama e então... tomei-lhe a cor, mas não sou, a lama que muitos são!!!!
Meu alistamento : GIA06, 2ºPL1ªCI

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por PIR666RIP Qui 04 Fev 2010, 15:44

Se o camarada tem brio e quer andar com as botas altas e os ferros qual o mal? Eu acho muito bem que se tenha alguma (não exagero) vaidade, é saudavel...
PIR666RIP
PIR666RIP
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 42
Profissão : Soldado da Tropa Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1108
Mensagem : I'm a Slave Soldier In a Corrupted Force, My Commanders Are Usless!!!!
Meu alistamento : The First One In Hell!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por bad boys Qui 04 Fev 2010, 17:05

bota alta só para os cavaleiros...( eu sou de inf.ª)
bad boys
bad boys
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 44
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 327
Meu alistamento : 2001 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gelo Qui 04 Fev 2010, 17:51

PIR666RIP escreveu:Se o camarada tem brio e quer andar com as botas altas e os ferros qual o mal? Eu acho muito bem que se tenha alguma (não exagero) vaidade, é saudavel...

Eu também gostava de usar a boina do GIOP, acho que me ficava bem...vaidade por vaidade!!!!
Gelo
Gelo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Gnr
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira"
(Tolstoi)
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Qui 04 Fev 2010, 17:58

Paulo B escreveu:Atenção que o uso de bota alta por pessoal que não anda a cavalo, tem os dias contados. Isto é fonte segura!
Vamos aguardar serenamente o Reg. Geral Serviço da Guarda e depois fassam um aquario com elas.

Cada um que pensse o que quiser,Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 4_12_12mas....

Dizes bem pelo pessoal que não anda a cavalo?

Assim como quem é de cavalaria e faz patrulhas apeadas ou auto, tambem tem os dias contados.
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Qui 04 Fev 2010, 18:06

snowgrill escreveu:O que eu acho importante nisto é o que acabei de referir. Para mim nem o guarda nem o sargento de infantaria deveriam poder usar esporim. Os oficiais, cavaleiros ou infantes, todos tiveram instrução a cavalo na academia portanto acho bem.
Quanto ás botas como já referi na intendência deveria ser feita distinção e dada SEMPRE prioridade ao militar de cavalaria o que não acontece. Que o infante quer andar mais belo que gaste mais dinheiro e as compre lá fora.


Mais uma vez a demontrar a suposta superioridade que quer ter em relação ao militar de infantaria, parece-me que deve ter alguma coisa contra.

Quer vc dizer que tem mais direitos na intendencia do que qualquer outro militar, não lhe forneceram umas botas de cav. em cerca de um mes??? Parece que sim, então é porque passou a frente de alguem....

Caso não saiba, ou então feche os olhos pra não querer saber, tanto tem vc usar a bota de cavalaria, sendo da arma de cavalaia, como tem direito o militar de infantaria...

Se não sabe onde esta escrito isso, ande uns topicos atras e certamente ve tudo isso escrito...

Mas o que se discute aqui e o uso do esporim, que nada tem a ver com o ser de cavalaria ou nao, apenas tem a ver com a classe a que se pertence... Mas pronto... Cá se vai andando...
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gelo Qui 04 Fev 2010, 18:14

logit escreveu:
Paulo B escreveu:Atenção que o uso de bota alta por pessoal que não anda a cavalo, tem os dias contados. Isto é fonte segura!
Vamos aguardar serenamente o Reg. Geral Serviço da Guarda e depois fassam um aquario com elas.

Cada um que pensse o que quiser,Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 4_12_12mas....

Dizes bem pelo pessoal que não anda a cavalo?

Assim como quem é de cavalaria e faz patrulhas apeadas ou auto, tambem tem os dias contados.


O pessoal de cavalaria quando acaba o CEC participa na cerimonia de imposição de esporas, quer dizer que os que são cavaleiros e já não montam não podem usar uma coisa que lhes foi dada por terem terminado o CEC????? Não me digam que os vão obrigar a usar as esporas nas botas de infantaria? Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 270803
Gelo
Gelo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Gnr
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira"
(Tolstoi)
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Qui 04 Fev 2010, 18:38

Gelo escreveu:
logit escreveu:
Paulo B escreveu:Atenção que o uso de bota alta por pessoal que não anda a cavalo, tem os dias contados. Isto é fonte segura!
Vamos aguardar serenamente o Reg. Geral Serviço da Guarda e depois fassam um aquario com elas.

Cada um que pensse o que quiser,Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 4_12_12mas....

Dizes bem pelo pessoal que não anda a cavalo?

Assim como quem é de cavalaria e faz patrulhas apeadas ou auto, tambem tem os dias contados.


O pessoal de cavalaria quando acaba o CEC participa na cerimonia de imposição de esporas, quer dizer que os que são cavaleiros e já não montam não podem usar uma coisa que lhes foi dada por terem terminado o CEC????? Não me digam que os vão obrigar a usar as esporas nas botas de infantaria? Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 270803

Podem usar se montar a cavalo. caso contrario sempre as podem usar como porta-chaves... Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Pjr-laug
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gelo Qui 04 Fev 2010, 18:55

Vê-se mesmo que és desconhecedor do RGSGNR....Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Yellowcr
Gelo
Gelo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Gnr
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira"
(Tolstoi)
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Qui 04 Fev 2010, 19:54

Gelo escreveu:Vê-se mesmo que és desconhecedor do RGSGNR....Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Yellowcr

Paraa tua resposta cito apenas isso, porque nem me preocupei em encontrar mais.
Gelo escreveu:Se querem usar esporins ou outra cena qualquer nas botas é facil....vão fazer o CEC... Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Yellowwi


Caso não saibas a bota alta estava anteriormente destinada a sargentos e oficiais, aos praças, era destinado a bota com polaina.

A bota com polaina foi retirada, ficando assim e escrito no RGSGNR (que tu dizes que sou desconhecedor) que ao praça e permitido o uso da bota alta, não especifica se é de cavalaria ou infantaria, logo não vejo o porque de querer ir tirar o curso do CEC pra se usar a bota alta, agora la que tu penses que so tem direito a usar a bota quem tem o CEC, so demonstras o quanto te e desconhecedor o RGSGNR.
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por bad boys Qui 04 Fev 2010, 20:00

independentemente do que está escrito acho que o pessoal de inf.ª não deveria usar bota alta, infª que é infª não usa bota alta.......
bad boys
bad boys
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 44
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 327
Meu alistamento : 2001 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Luisa Baião Qui 04 Fev 2010, 20:05

Isto é que vai aqui uma açorda heim!? Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Laughhar
21 páginas de conversa por causa dum pedaçinho de ferro ... Jesus ! Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 270803

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Laughaty
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por bad boys Qui 04 Fev 2010, 20:14

concordo plenamente, acho que essa questão não têm discusão, o pessoal de inf.ª bota rasteira o de cavª bota alta.....
bad boys
bad boys
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 44
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 327
Meu alistamento : 2001 AIP

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por L@nz@s Qui 04 Fev 2010, 20:46

Luisa Baião escreveu:Isto é que vai aqui uma açorda heim!? Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Laughhar
21 páginas de conversa por causa dum pedaçinho de ferro ... Jesus ! Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 270803

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Laughaty

Pois é amiga Luísa, há por aí pessoal que por uma botinha alta com um ferrinho, davam o ** e 3 tostões.

HeeHeeHee

A mim o que me chateia é chegar à Intendência, e ter fardamento próprio da minha arma, e da qual preciso para fazer o serviço diário, esgotado.
E a razão disto, é apenas uma, simples e unicamente explicável pela vaidosia de certos elementos da Guarda Nacional Republicana, porque de funcionalidade não têm nada, e conforto, muito menos. Não consigo arranjar outra explicação para tanta afluência à bem dita bota alta de CAVALARIA.
Se alguém tiver, que a exponha. Smile
L@nz@s
L@nz@s
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1829
Mensagem : O melhor serviço... é aquele que fica feito!!
Meu alistamento : 1.º de 1998, o alistamento da EPG - Queluz Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Qui 04 Fev 2010, 21:07

L@nz@s escreveu:Pois é amiga Luísa, há por aí pessoal que por uma botinha alta com um ferrinho, davam o ** e 3 tostões.

HeeHeeHee

A mim o que me chateia é chegar à Intendência, e ter fardamento próprio da minha arma, e da qual preciso para fazer o serviço diário, esgotado.
E a razão disto, é apenas uma, simples e unicamente explicável pela vaidosia de certos elementos da Guarda Nacional Republicana, porque de funcionalidade não têm nada, e conforto, muito menos. Não consigo arranjar outra explicação para tanta afluência à bem dita bota alta de CAVALARIA.
Se alguém tiver, que a exponha. Smile

Pergunto eu!

A falta de fardamento na indendencia certamente nada tem a ver com vaidosia dos militares, mas sim com uma má gestão, cada vez que me desloco para ir comprar fardamento, nunca consigo trazer o que quero. ou não ha camisa ou as calças estão esgotadas e queres que meta as culpas em quem, nos militares de cavalaria ou nos de infantaria que esgotaram o numero de calças e camisas que eu tambem uso???

É esse o teu ponto de vista??? Se o é, que eu saiba a intendencia a que eu tenho direito deve ser a mesma que tens tambem direito, assim como o fardamento....

A afluencia a bota alta, pelos elementos da GNR, certamente quem usa e porque lhe é permitido e não porque lhe apetece, ou porque quer ser mais ou menos "vaidoso".

De certeza que os militares de cav. quando fazem patrulha apeada n retiram as esporas, e qual a funcionalidade delas numa apeada???

Muitos deles nem em postos mistos estão colocados...

É um adereço, que ganharam quando tiraram um curso, quantos militares tiraram cursos e tiveram direito a usar adereços proprios e que depois de sairem tiveram de se reger pela uniformidade em que se iriam colocar????


Mas vcs é que estão bem....

Isso é so um desabafo...
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por snowgrill Qui 04 Fev 2010, 21:12

logit escreveu:
Mais uma vez a demontrar a suposta superioridade que quer ter em relação ao militar de infantaria, parece-me que deve ter alguma coisa contra.

Quer vc dizer que tem mais direitos na intendencia do que qualquer outro militar, não lhe forneceram umas botas de cav. em cerca de um mes??? Parece que sim, então é porque passou a frente de alguem....

Caso não saiba, ou então feche os olhos pra não querer saber, tanto tem vc usar a bota de cavalaria, sendo da arma de cavalaia, como tem direito o militar de infantaria...

Se não sabe onde esta escrito isso, ande uns topicos atras e certamente ve tudo isso escrito...

Mas o que se discute aqui e o uso do esporim, que nada tem a ver com o ser de cavalaria ou nao, apenas tem a ver com a classe a que se pertence... Mas pronto... Cá se vai andando...

Para começar vou esclarece-lo acerca daquilo que pensa que sabe e não sabe. No CEC as minhas botas não demoraram 1 mês a chegar. Demoraram cerca de 4 meses. Foram 4 belos meses a montar de galocha. Sim devo ter passado á frente de alguns, isto porque está previsto que tal tenha de acontecer.
Acontece que, como não deve saber, é extremamente complicado fazer serviço de cavalaria apenas com um par de botas. Obviamente umas botas que fazem cavalariças, patrulhas, montadas, etc. não estão nas melhores condições de fazer um jarrão no dia seguinte ou um carmo... A isso chama-se brio. Sim porque não temos a opção de usar a bota baixa, quando muito apenas para o serviço de cavalariça.
Infelizmente a intendência não tem regras mais adequadas ao serviço e não é dada prioridade a quem precisa do material. Não digo isto por me sentir superior a nenhum infante, nada disso. Digo isto porque eu como muitos tive de comprar umas botas EM SEGUNDA MÃO para montar a fim de ter um par mais reservado para os serviços. Isto porque a média anda nos 2 a 3 anos de espera. Não imagina o quanto as botas se desgastam na cavalaria...
Por mim o infante até pode andar de havaianas e calções floridos acho mal é ser dada equiparação ao serviço do infante e do cavaleiro para efeitos de confecção das botas.

Ah, e mais, ainda hoje tive de desmanchar mais uma das saias que me foram distribuídas no alistamento para REMENDAR os calções de montar visto que na intendência estão esgotados. Porque será....?


Última edição por L@nz@s em Qui 04 Fev 2010, 21:24, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : 2 Post's seguidos)
snowgrill
snowgrill
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 538

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gelo Qui 04 Fev 2010, 21:15

logit escreveu:
Gelo escreveu:Vê-se mesmo que és desconhecedor do RGSGNR....Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Yellowcr

Paraa tua resposta cito apenas isso, porque nem me preocupei em encontrar mais.
Gelo escreveu:Se querem usar esporins ou outra cena qualquer nas botas é facil....vão fazer o CEC... Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Yellowwi


Caso não saibas a bota alta estava anteriormente destinada a sargentos e oficiais, aos praças, era destinado a bota com polaina.

A bota com polaina foi retirada, ficando assim e escrito no RGSGNR (que tu dizes que sou desconhecedor) que ao praça e permitido o uso da bota alta, não especifica se é de cavalaria ou infantaria, logo não vejo o porque de querer ir tirar o curso do CEC pra se usar a bota alta, agora la que tu penses que so tem direito a usar a bota quem tem o CEC, so demonstras o quanto te e desconhecedor o RGSGNR.

Fico com a ideia que só lês o que te convém, eu não me referi ás botas altas mas sim aos esporins e ás esporas...eu uso aquilo a que tenho direito (esporas), agora tu deves ser daqueles que pensas que és mais Guarda por usares algo a que se calhar não tens direito, falo dos esporins e não das botas altas e por isso aconselho-te a leres melhor os meus comentários já que parece que isso não te custa muito!!!!
Gelo
Gelo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Gnr
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira"
(Tolstoi)
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Qui 04 Fev 2010, 21:20

snowgrill escreveu:(...)
logit escreveu:

E quando faz as cavalariças, não lhe é permitido o uso de outras botas???

Tenho uma ligeira sensação que sim, mas é só ligeira pra depois n dizer que tenho a mania que sei tudo..

Ja me desloquei e consegui ver botas da decathlon a fazer cavalariças, e ninguem lhes dizia nada, é era permitido o uso dentro da unidade.
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por L@nz@s Qui 04 Fev 2010, 21:21

e queres que meta as culpas em quem, nos militares de cavalaria ou nos de infantaria que esgotaram o numero de calças e camisas que eu tambem uso???

Dê-me uma razão para um militar de infantaria, num posto, utilizar bota alta. Apenas uma, fora a que disse, claro.

É um adereço, que ganharam quando tiraram um curso, quantos militares tiraram cursos e tiveram direito a usar adereços proprios e que depois de sairem tiveram de se reger pela uniformidade em que se iriam colocar????

Como disse, "é um adereço que ganharam quando tiraram um curso", emendo, é um símbolo que o militar de cavalaria ganha quando tira o curso especifico de cavalaria. São as esporas que representam o curso que possui, tal como um militar pára-quedista, ou fuzileiro, ou operações especiais ganha e tem o direito de ostentar.
No tempo que tenho de Guarda, que até já não é assim tão pouco, nunca vi a ninguém lhe ser retirado um distintivo de um curso/especialidade, e já passei por muito sitio, deste territorial, aos Regimentos e Especialidades.

Eu sei que custa, mas é a realidade, deve usar bota quem delas necessita para o serviço ou arma que representa. Fora disso, não vejo qual a necessidade.

militar
L@nz@s
L@nz@s
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1829
Mensagem : O melhor serviço... é aquele que fica feito!!
Meu alistamento : 1.º de 1998, o alistamento da EPG - Queluz Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gelo Qui 04 Fev 2010, 21:23

logit escreveu:Pergunto eu!

A falta de fardamento na indendencia certamente nada tem a ver com vaidosia dos militares, mas sim com uma má gestão, cada vez que me desloco para ir comprar fardamento, nunca consigo trazer o que quero. ou não ha camisa ou as calças estão esgotadas e queres que meta as culpas em quem, nos militares de cavalaria ou nos de infantaria que esgotaram o numero de calças e camisas que eu tambem uso???(...)
Isso é so um desabafo...


Estas com um discurso muito estranho, dizes o seguinte:" A afluencia a bota alta, pelos elementos da GNR, certamente quem usa e porque lhe é permitido e não porque lhe apetece, ou porque quer ser mais ou menos "vaidoso"."..queres dizer que usam porque são obrigados a usar? Dizes que usam não por lhes apetecer mas sim porque é permitido? Entao usam porquê? Não é para ficarem mais "bonitinhos"? Ou é para parecerem mais "operacionais"? A mim não me incomodam as botas altas, só não gosto de ver pessoal de infantaria a usar algo a que não tem direito, só para te esclarecer estou a referir-me agora aos esporins!!!

Mas tu é que estas bem..

Isso é só um desabafo...
Gelo
Gelo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Gnr
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira"
(Tolstoi)
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Qui 04 Fev 2010, 21:26

Gelo escreveu:Fico com a ideia que só lês o que te convém, eu não me referi ás botas altas mas sim aos esporins e ás esporas...eu uso aquilo a que tenho direito (esporas), agora tu deves ser daqueles que pensas que és mais Guarda por usares algo a que se calhar não tens direito, falo dos esporins e não das botas altas e por isso aconselho-te a leres melhor os meus comentários já que parece que isso não te custa muito!!!!



Não custa e prova disso, é que até os reli pra não cair n erro de dizer coisas que não são....

Não sou mais guarda nem menos por usar o que não me pertence... isso, porque não o faço!

Uso o que me e permitido usar.

Mas pela maneira que falas, quem quer marcar a diferença pela maneira
que farda es tu, quando afirmas o que
a pouco te mostrei em comentarios feitos por ti.
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Qui 04 Fev 2010, 21:32

L@nz@s escreveu:
e queres que meta as culpas em quem, nos militares de cavalaria ou nos de infantaria que esgotaram o numero de calças e camisas que eu tambem uso???

Dê-me uma razão para um militar de infantaria, num posto, utilizar bota alta. Apenas uma, fora a que disse, claro.

É um adereço, que ganharam quando tiraram um curso, quantos militares tiraram cursos e tiveram direito a usar adereços proprios e que depois de sairem tiveram de se reger pela uniformidade em que se iriam colocar????

Como disse, "é um adereço que ganharam quando tiraram um curso", emendo, é um símbolo que o militar de cavalaria ganha quando tira o curso especifico de cavalaria. São as esporas que representam o curso que possui, tal como um militar pára-quedista, ou fuzileiro, ou operações especiais ganha e tem o direito de ostentar.
No tempo que tenho de Guarda, que até já não é assim tão pouco, nunca vi a ninguém lhe ser retirado um distintivo de um curso/especialidade, e já passei por muito sitio, deste territorial, aos Regimentos e Especialidades.

Eu sei que custa, mas é a realidade, deve usar bota quem delas necessita para o serviço ou arma que representa. Fora disso, não vejo qual a necessidade.

militar


Pergunto então, quem tira o curso de transito, tem direito ao uso do bone branco, assim como o destintivo do sagitario, que esse sim lhe diz que e possuidor do curso de transito.

quando saiem da valencia do transito, e vao pra territorial, usam bone branco??? Não?
Mas podem usar o destintivo do Sagitário, porque tem direito ao uso do mesmo..


Que eu saiba ao pessoal de cavalaria e dado o destintivo? Ou estou errado????

Devo ser eu que estou errado....
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gelo Qui 04 Fev 2010, 21:34

Então se te deste ao trabalho de reler podes confirmar que só critiquei o uso dos esporins...porque o comentario a que fizeste alusão foi o seguinte:" Se querem usar esporins ou outra cena qualquer nas botas é facil....vão fazer o CEC..." falei em esporins como poderia ter falado em esporas e não venhas outra vez com a tanga de quem pode ou não usar esporins porque já sei essa ladainha de cor e salteado!
Gelo
Gelo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Gnr
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira"
(Tolstoi)
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por snowgrill Qui 04 Fev 2010, 21:38

logit escreveu:

E quando faz as cavalariças, não lhe é permitido o uso de outras botas???

Tenho uma ligeira sensação que sim, mas é só ligeira pra depois n dizer que tenho a mania que sei tudo..

Ja me desloquei e consegui ver botas da decathlon a fazer cavalariças, e ninguem lhes dizia nada, é era permitido o uso dentro da unidade.

Realmente o camarada deve ter algum problema a ler os comentários dos outros e só lê o que lhe interessa
snowgrill escreveu:Sim porque não temos a opção de usar a bota baixa, quando muito apenas para o serviço de cavalariça.

Acho que fui bem clara... Em relação ás da decathlon (a dita galocha) só durante o cec e quando muito em serviços no campo de obstáculos (vulgo: cavar)
snowgrill
snowgrill
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 538

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gelo Qui 04 Fev 2010, 21:39

logit escreveu:Pergunto então, quem tira o curso de transito, tem direito ao uso do bone branco, assim como o destintivo do sagitario, que esse sim lhe diz que e possuidor do curso de transito.

quando saiem da valencia do transito, e vao pra territorial, usam bone branco??? Não?
Mas podem usar o destintivo do Sagitário, porque tem direito ao uso do mesmo..


Que eu saiba ao pessoal de cavalaria e dado o destintivo? Ou estou errado????

Devo ser eu que estou errado....

E se te disser que o simbolo que o pessoal de cavalaria usa ao peito é recente? Se te disser que só apareceu em 2003? Quer isso dizer que segundo a tua teoria todo o pessoal de cavalaria que fez o CEC antes de 2003 pode então usar as esporas mesmo não trabalhando directamente com os cavalos e que os militares que fizeram o referido CEC a partir de 2003 já não podem usar as esporas quando sairem dos cavalos? Esta confuso não esta?
Gelo
Gelo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Gnr
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira"
(Tolstoi)
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Qui 04 Fev 2010, 21:40

Gelo escreveu:Então se te deste ao trabalho de reler podes confirmar que só critiquei o uso dos esporins...porque o comentario a que fizeste alusão foi o seguinte:" Se querem usar esporins ou outra cena qualquer nas botas é facil....vão fazer o CEC..." falei em esporins como poderia ter falado em esporas e não venhas outra vez com a tanga de quem pode ou não usar esporins porque já sei essa ladainha de cor e salteado!

Camarada o CEC não te permite o uso do esporim, mas sim da espora, eu sei que so usas a espora, agora quantos militares de cav. ves com esporim???

Seguinte um principio de igualdade, sim porque aqui a igualdade prevalece perante classes, se o militar de cav tem direito a usar logo o de inf. tb teria, mas como sou contra o uso do mesmo n discuto isso.


Gelo escreveu:Estas com um discurso muito estranho, dizes o seguinte:" A
afluencia a bota alta, pelos elementos da GNR, certamente quem usa e
porque lhe é permitido e não porque lhe apetece, ou porque quer ser
mais ou menos "vaidoso"."..
queres dizer que usam porque são
obrigados a usar? Dizes que usam não por lhes apetecer mas sim porque é
permitido? Entao usam porquê? Não é para ficarem mais "bonitinhos"? Ou
é para parecerem mais "operacionais"? A mim não me incomodam as botas
altas, só não gosto de ver pessoal de infantaria a usar algo a que não
tem direito, só para te esclarecer estou a referir-me agora aos
esporins!!!

Mas tu é que estas bem..

Isso é só um desabafo...

Quanto a isto...

Usam porque tem opção de escolha, e porque lhes é permitido o uso da
mesma, da mesma forma que é permitido ao pessoal de cav. usar.
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por L@nz@s Qui 04 Fev 2010, 21:41

logit escreveu:Pergunto então, quem tira o curso de transito, tem direito ao uso do bone branco, assim como o destintivo do sagitario, que esse sim lhe diz que e possuidor do curso de transito.

quando saiem da valencia do transito, e vao pra territorial, usam bone branco??? Não?
Mas podem usar o destintivo do Sagitário, porque tem direito ao uso do mesmo..


Que eu saiba ao pessoal de cavalaria e dado o destintivo? Ou estou errado????

Devo ser eu que estou errado....

Está enganado camarada. O símbolo do curso de cavalaria, sempre foram as esporas, são elas que simbolizam o cumprimento, com sucesso, do curso de cavalaria.
Esse "crachá" que fala, inventaram em 2005/2006, já eu tinha o curso há 6 anos, e já usava esporas.
L@nz@s
L@nz@s
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 46
Profissão : Militar da GNR
Nº de Mensagens : 1829
Mensagem : O melhor serviço... é aquele que fica feito!!
Meu alistamento : 1.º de 1998, o alistamento da EPG - Queluz Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Qui 04 Fev 2010, 21:47

snowgrill escreveu: Obviamente umas botas que fazem cavalariças, patrulhas, montadas, etc.
não estão nas melhores condições de fazer um jarrão no dia seguinte ou
um carmo...


So citei o que tinha dito...

Mas eu e que estou confuso....
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Qui 04 Fev 2010, 22:01

L@nz@s escreveu:
logit escreveu:Pergunto então, quem tira o curso de transito, tem direito ao uso do bone branco, assim como o destintivo do sagitario, que esse sim lhe diz que e possuidor do curso de transito.

quando saiem da valencia do transito, e vao pra territorial, usam bone branco??? Não?
Mas podem usar o destintivo do Sagitário, porque tem direito ao uso do mesmo..


Que eu saiba ao pessoal de cavalaria e dado o destintivo? Ou estou errado????

Devo ser eu que estou errado....

Está enganado camarada. O símbolo do curso de cavalaria, sempre foram as esporas, são elas que simbolizam o cumprimento, com sucesso, do curso de cavalaria.
Esse "crachá" que fala, inventaram em 2005/2006, já eu tinha o curso há 6 anos, e já usava esporas.


Pergunto porque desconheço, estive a pesquisar e nada encontrei em relação a isso.

Pesquisei o RGSGNR n parte de Indicativos de curso, vem la especifico a especialidade cinotecnia e mais algumas, e la diz o indicativo do curso, como o simbolo, e nada diz que a espora e o simbola da cavalaria.

Não será isso um "mito" por o mesmo curso n ter qualquer simbolo e insignia que o destinguisse??

Por esta forma foi agora criado esse do cavalo. Porque nenhum curso tem duas insignias.

Ou será que estou enganado?

Desconheço mas se me tirarem essa duvida agradeço.
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gelo Qui 04 Fev 2010, 22:26

Talvez devido ao facto de a Cavalaria não ser uma especialidade mas sim uma Arma...
Se consultarem a tabela de uniformes D.p-Uniformes nº2-Praças do RGSGNR podem constatar que as esporas fazem parte do uniforme das praças de Cavalaria nomeadamente, entre outros serviços, quando estiverem a desempenhar serviços ordinário esteriores (rural e urbano).
Gelo
Gelo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Gnr
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira"
(Tolstoi)
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por snowgrill Qui 04 Fev 2010, 22:35

Cavalaria não é uma especialidade é uma arma... Tem toda a lógica a distinção com o uso da espora além do recente "cavalo". Se reparar de grande uniforme seja qual for a especialidade todos têm uniforme de infantaria. E olhe que quanto ao esporim na cavalaria a maioria do pessoal só usa para montar.
snowgrill
snowgrill
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 538

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por José Morgado Ferreira Sex 05 Fev 2010, 11:34

Pelos vistos este tópico continua a dar que falar!

Nunca existiu, nem nunca vi, mesmo antes do 25 de Abril, Militares de Infantaria de patrulha ou outro serviço, de esporins. Só nestes tempos modernos, por "glamour", isto acontece.
Os esporins foram inventados para serem usados por Cavaleiros, sejam da GNR ou civis, mas cavaleiros.... (são os que usam e montam a cavalo, no serviço ou no lazer.)
Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 270803
Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 124410
José Morgado Ferreira
José Morgado Ferreira
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 59
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 505
Mensagem : A Cavalaria não recua, dá meia volta e avança.
Meu alistamento : 1.º de 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Rui8 Sex 05 Fev 2010, 11:46

Realmente, o que mais me preocupa nos dias de hoje na Guarda é isto mesmo. Se se pode ou não usar esporim na bota alta sendo eu de infantaria. Com isto já me esqueci do suplemento de escala que me faz falta, das horas de serviço, dos horários, da falta destes, das condições de trabalho, ou falta destas, etc, etc...

Abraços
Rui8
Rui8
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 49
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 159
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Romit Sex 05 Fev 2010, 11:57

Ainda continua esta discussão???????
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Luisa Baião Sex 05 Fev 2010, 12:59

Desgraçado bocadinho de ferro que dá tanto que falar ...
Quaquer dia ainda mando colocar uns ferrinhos nas minhas botas para andar de biciclete .
Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Pjr-laug Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Greenrof
Luisa Baião
Luisa Baião
Coronel
Coronel

Feminino
Idade : 92
Profissão : Aposentada da enfermagem
Nº de Mensagens : 18703
Mensagem : só a árvore que produz frutos é que se vê
apedrejada, para deixá-los cair.
A árvore estéril ninguém dá importância.

Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Simões Sex 05 Fev 2010, 13:36

O que eu acho graça, mas mesmo muita, é que antes de os autorizarem a usar a bota, o pessoal de cavalaria ouvia bocas de manhã à noite, quando estavam colocados em subunidades mistas.
existe uma grande diferença entre estar autorizado bota alta e ao esporim e merecer o seu uso.
se tivessem que passar 6,8,10 e mais horas de pé em pleno verão, com as botinhas calçadas, queria ver a vontade Smile
e depois é vê-los, com bota alta e as calças dobradas dentro, tipo os guardas que aparecem nas séries da TVI, ou com os calções com vinco.
o militar de cavalaria distingue-se pela atitude, empenho, espírito de sacrifício, postura....não pelo calçado.
nunca se esqueçam, o limite do horizonte do infante está ao nível dos joelhos ou dos ***** do cavaleiro.
bom dia a todos.
Simões
Simões
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 748
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Romit Sex 05 Fev 2010, 13:50

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Smilies4 Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Smilies4
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por logit Sex 05 Fev 2010, 14:03

Simões escreveu:
o militar de cavalaria distingue-se pela atitude, empenho, espírito de sacrifício, postura....não pelo calçado.
nunca se esqueçam, o limite do horizonte do infante está ao nível dos joelhos ou dos ***** do cavaleiro.
bom dia a todos.


Simões és o maior...!!!

Sinceramente com esse teu comentario so demonstrars o contarrio do que acabas-t de dizer.

Fica sabendo que nao es melhor que ninguem, ate tepoderia deitar a cara que os ultimos classificados vao pra cavalaria. mas não vou descer ao teu BAIXO nivel de atitude para com os restantes militares....


Porque atitude nao tens nenhuma, o resto tambem o duvido...

Deves ser mais um que não consegue marcar a diferença por mais nada entao arranjas prai umas palavras quem nem o significado delkas deves saber, tudo isso pra quereres ser diferente...

A tua diferença esta resumida ao baixo nivek que acabas-t de descer...

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 99078
logit
logit
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 41
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 371
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Simões Sex 05 Fev 2010, 14:45

Baixo nível, meu jovem, nem sabe à porta errada que veio bater.
No meu tempo os últimos classificados iam para a Brigada Fiscal, no meu alistamento, alguns dos mais bem classificados foram de cavalaria, a sua resposta só mostra o seu nível, pois nem é capaz de entender uma piada.
já deu pra ver que é um dos que usa bota alta e esporim.
Sou um militar condecorado, louvado, ferido em serviço e de cavalaria, com muito brio, mas acima de tudo sou um militar da G.N.R. e o que calço é apenas uma forma de não andar descalço no serviço.
Já não estou a prestar serviço na arma, pela simples razão que, pra estar mais próximo da família, esta Unidade foi a melhor aposta.
O seu nível é mostrado pela única forma que alguém da sua idade e inteligência tem de responder - Insultos.
Obrigado por ser um exemplo.

Nunca me ouvirá dizer que sou melhor que outro, sou mais um numa grande equipa e trabalho pra essa equipa.


Última edição por L@nz@s em Sex 05 Fev 2010, 15:29, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : 2Post's seguidos. Utilize a função "editar".)
Simões
Simões
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 748
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Jrodrigues Sex 05 Fev 2010, 14:47

Espero conseguir elucidar as dúvidas que possas existir referente a este tópico que na minha opinião está a entrar por um caminho muito desagradável e que começa a revelar ou distinguir os homens dos ... outros...

O plano de uniformes encontra-se devidamente legislado no REGULAMENTO GERAL DO SERVIÇO DA GUARDA (RGSGNR). A parte respeitante aos Praças e esta que tem que ser elucidada está descrita em geral na Parte VI, Capitulo I e em particular entre os artigos 13.º e 15.º.

Os colegas consultem este Regulamento, é muito importante e ele quem regula quase toda a actividade da Guarda.

Retomando o assunto, no Plano de Uniformes dos Praças, ao contrário do plano de Uniformes dos Sargento e Oficiais, NÃO CONSTA "ESPORINS", por isso, como NÃO CONSTA, simplesmente NÃO PODE SER USADO.

Espero ter ajudado

PS, deixem-se de guerrinhas pf. Fixe
Jrodrigues
Jrodrigues
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 52
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 282
Mensagem : na infantaria não entra quem quer,
na infantaria quem entra é a tradição;
na infantaria quem cai, cai de pé, e mesmo assim levanta pela vibração!!!!!!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Simões Sex 05 Fev 2010, 14:50

mas eu explico a piada:
Se o senhor reparar, quando ao lado de um cavaleiro montado está um infante apeado, a que nível estão os olhos do infante?
O senhor é que levou as coisas para outro lado que nunca foi minha intenção.

Jrodrigues Fixe

Guerras de fora, porque andamos todos cá para o mesmo, houve, já no século passado, comandantes que, nos interesses da uniformização, quiseram obrigar os militares de cavalaria a usar bota baixa e calça nas patrulhas mistas.
ao menos, assim, com os militares de infantaria a usar bota alta, já não há dessas guerras Smile


Última edição por L@nz@s em Sex 05 Fev 2010, 15:30, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : 3 post's seguidos. Utilize a função "editar".)
Simões
Simões
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 50
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 748
Meu alistamento : 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por jimbras Sex 05 Fev 2010, 15:22

Simões escreveu:Baixo nível, meu jovem, nem sabe à porta errada que veio bater.
No meu tempo os últimos classificados iam para a Brigada Fiscal, no meu alistamento, alguns dos mais bem classificados foram de cavalaria, a sua resposta só mostra o seu nível, pois nem é capaz de entender uma piada.
já deu pra ver que é um dos que usa bota alta e esporim.
Sou um militar condecorado, louvado, ferido em serviço e de cavalaria, com muito brio, mas acima de tudo sou um militar da G.N.R. e o que calço é apenas uma forma de não andar descalço no serviço.
Já não estou a prestar serviço na arma, pela simples razão que, pra estar mais próximo da família, esta Unidade foi a melhor aposta.
O seu nível é mostrado pela única forma que alguém da sua idade e inteligência tem de responder - Insultos.
Obrigado por ser um exemplo.


Somos da mesma idade, logo, somos mais ou menos do mesmo tempo, eu estive na extinta BF e quando fui para a mesma não foi por ser dos últimos classificados,mas por opção,tal como muitos camaradas. Nem sei porque essa afirmação!
O que se passou em 2 ou 3 cursos , foi que por causa da famosa NEP de inamovibilidade militares por exemplo das ilhas e não só, quando acabavam no alistamento e não havia curso fiscal antes de serem colocados, iam parar as unidades territoriais e de reserva e tinham de la estar no mínimo 3 anos entretanto abria curso fiscal e os interessados estavam numa situação de inamovibilidade,e não podiam concorrer, consequentemente a Guarda para preencher as vagas dos cursos chegou em 2 ou 3 anos a mandar últimos classificados para o curso fiscal.
De salientar que muitas vagas nos cursos fiscais eram preenchidas por pessoal da arma de cavalaria que estavam em diversas unidades nessas funções, inclusive conheço dois casos em que concorreram para o curso fiscal para não irem frequentar o curso de especialização de cavalaria, e mais tarde mudaram para a arma de infantaria!
jimbras
jimbras
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 50
Profissão : militar da gnr
Nº de Mensagens : 200
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Jrodrigues Sex 05 Fev 2010, 15:31

paz
Jrodrigues
Jrodrigues
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 52
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 282
Mensagem : na infantaria não entra quem quer,
na infantaria quem entra é a tradição;
na infantaria quem cai, cai de pé, e mesmo assim levanta pela vibração!!!!!!!!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 9 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 9 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 8, 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes