Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Página 11 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Uso de Esporim na Bota Alta para o pessoal de Infantaria

Mensagem por Convidad Sex 24 Ago 2007, 13:37

Relembrando a primeira mensagem :

Boas! Sei que a indicação mais utilizada é a de que o esporim na bota alta so pode ser utilizado por Sarg e Oficiais de Infantaria (Claro, não falando no pessoal de cavalaria), no entanto sei que existe um despacho e/ou informação do nosso Comandante Geral que, quando se começou a permitir o uso de bota alta para o pessoal de Infantaria, o antigo General permitiu também o uso de esporim, tendo o presente Comandante confirmado a mesma indicação, alegando que realçava a beleza da bota alta, bem como existia um melhor acomodamento do pé.

Pergunto se alguém me pode dispensar essa informação emitida pelo nosso Tenente-General, uma vez que sou de Infantaria, uso sempre bota alta e acho o esporim um item importantissimo no que toca à beleza da mesma.

Cumprimentos.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo


Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por FRAML Qua 16 Jun 2010, 23:26

andorinha escreveu:Pois é camaradas, estão vocês a discutir o uso das botas altas, nomeadamente se o pessoal de infº pode ou não usar.
Na minha opinião deve usar e digovos porquê.
olhem para um militar devidamente uniformizado, usando bota alta e olhem para outro usando bota baixa, é o doa ao pé da noite.
o que esta em causa não é o seu uso mas sim a imagem que se transmite, deveremos ser vaidosos, contraria mente a alguns camaradas, que usando bota baixa, calça larga, camisa pouco arranjada, mais parecem autenticos sacos de batatas.
quer queiram quer não, vejam a imagem de um BT e vajam a imagem de um territorial
abraços.

andorinha....comentário infeliz.
em nada a "imagem de um BT" me é superior a um do territorial. desde que o militar se apresente com o aprumo que lhe é devido não há reparos a fazer.
e agora, digo-te que já vi militares da BT bem mais "sacos de batatas" do que alguns do territorial.
botas altas??? só para militares de cavalaria. quanto ao resto, sejam guardas, sargentos ou oficiais deviam andar de bota baixa.
e mais, a bota alta em nada beneficia o militar da BT que deveria isso sim utilizar calçado apropriado á sua função, no caso de serviço moto.
FRAML
FRAML
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1409
Meu alistamento : 2.º 98 - Portalegre - 1.ª Companhia - Turma 4

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por snowgrill Qui 17 Jun 2010, 10:50

Orca Azul escreveu:Goatava de saber, para que servem os pencos na GNR?
podes me explicar????
Acho que as mascotes ainda são os mesmos, TETES, mais alguns iguais ou parecidos.

Olha triste é este tópico estar, ainda aberto!!!

Mas essa atitude é boa!!
É de louvar!!!
olha os postos da GNR, precisam de efectivos, tragam os cavalos e tudo, no terreno é que fazem, falta.

Dizes mal do valor da diária mas queixas-te que só há pencos. Devias querer puro-sangue, não?...
Fazem bem o seu serviço e ficam na guarda muito depois da idade em que já deviam estar no matadouro.
Se achas mal haver tanto cavalo queixa-te ao PR pra que mude o protocolo. Aparece cá o presidente da conchinchina e lá temos nós cerca de 120 cavalos e respectivos cavaleiros para o receber sem contar com os restantes serviços que têm de ser assegurados.
Se achas mal que eles fiquem encostados, queixa-te aos militares que tiram o cec e depois fogem dos cavalos a sete pés e deixam o efectivo desfalcado. Os cavalos não se montam sozinhos.
É so papos sr. equitadeiro, a Cavalaria não é só saber montar a cavalo. Cavalaria é um estado de espirito.
snowgrill
snowgrill
2º Sargento
2º Sargento

Feminino
Idade : 37
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 538

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Christo Qui 17 Jun 2010, 11:12

e isto dura....
Sinceramente, em termos estéticos fica muito bem o esporim nas botas, mas como tal objecto serve para "picar" os cavalos, faz todo o sentido que sejam os militares daquela arma a fazerem uso dos mesmos....
Mas os sargentos e oficiais tambem fazem uso dos mesmos....
é "aquela" situação looooool
Christo
Christo
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 41
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 49
Mensagem : Quando apontares o dedo a alguém, lembra-te que estão três a apontar para ti....
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty mentalidades da xaxa

Mensagem por AlexD´lavega Qui 17 Jun 2010, 12:05

mas tem algum jeito usar essas botas, um militar de infantaria???
isso é para cavalaria e nem se deve discutir isso...queria ver um militar a correr atrás de algum gatuno com aquilo calçado ehhh enfim...mentalidades...ehhh
AlexD´lavega
AlexD´lavega
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 140
Mensagem : " É na dificuldade que se vê o Homem..."
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por иuησ Qui 17 Jun 2010, 13:31

Não dá grande jeito... Mas corre-se na mesma!!!!
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por AlexD´lavega Qui 17 Jun 2010, 19:36

se falarmos em correr poucos metros ainda concordo...agora umas centenas...acho dificil...ehhhh
parecem o Clint Eastwood ehhh cowboys... Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 97139
AlexD´lavega
AlexD´lavega
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 140
Mensagem : " É na dificuldade que se vê o Homem..."
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Zé Observador Qui 17 Jun 2010, 22:00

esqueçam isso....o novo fardamento pura e simplesmente retira a bota alta à Infantaria....a meu ver muito bem......qualquer dia já andavam uns com cintos brancos com bota alta e de chapeu de marinheiro do SEPNA.... Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Happybou
Zé Observador
Zé Observador
Furriel
Furriel

Masculino
Idade : 74
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 425
Mensagem : Caldas da Rainha ...Câmara de Lobos...Caniço .....Cantanhede
Cartaxo.....Chaves.....epá eu sei que começa por um C, mas o alsaimer já meanda a atacar...já nem sei bem qual a minha cidadezinha....


Meu alistamento : 1989

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por José Morgado Ferreira Qui 01 Jul 2010, 20:13

Que têm dado "cabedal para botas" lá isso têm!!!!!!


Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 270803
José Morgado Ferreira
José Morgado Ferreira
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 59
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 505
Mensagem : A Cavalaria não recua, dá meia volta e avança.
Meu alistamento : 1.º de 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por ASDP Qui 30 Dez 2010, 12:51

Alguém arranja a legislação?????
ASDP
ASDP
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Feminino
Idade : 44
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 20
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Paulo Almeida Qui 30 Dez 2010, 12:58

Este assunto do esporim é mesmo importante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 99078 Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 99078 Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 99078
Paulo Almeida
Paulo Almeida
Cabo-Mor
Cabo-Mor

Masculino
Idade : 48
Profissão : Soldado/Guarda
Nº de Mensagens : 391
Mensagem : Estou a cumprir pena, mas não roubei ninguém.
Meu alistamento : 03NOV1997

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por ASDP Qui 30 Dez 2010, 13:27

É.
ASDP
ASDP
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Feminino
Idade : 44
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 20
Meu alistamento : 2004

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por EII Qui 30 Dez 2010, 13:39

Para uns o uso do esporim é importante!!!!!!!!! , para mim o importante é as promoções a GP , os regimes remuneratórios e o horário de referencia .....enfim é a nossa Guarda
EII
EII
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 135
Mensagem : "Mais vale errar com estilo do que acertar sem saber como!!!"

http://www.alvorada-pt.com/portal/

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por BARRIER02 Qui 30 Dez 2010, 14:00

Em relação ao comentário do andorinha, nem vou tecer considerações, na minha humilde opinião o que um patrulheiro possui são duas qualidades importantes a operacionalidade e o pragmatismo.
Eu que conheço as duas vertentes o territorial e o trãnsito, este ultimo não usa a Bota alta para passereles, mas é devido ao uso constante do motociclo e em relação ao rural que é pau para toda a obra é melhor andar de bota baixa em virtude dos patrulheiros terem de tomar conta de todos os cataclismos da natureza.
BARRIER02
BARRIER02
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 1029
Mensagem : Padeço de doença Bipolar. Viva o maniqueismo!!!!
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Romit Qui 30 Dez 2010, 14:29

EII escreveu:Para uns o uso do esporim é importante!!!!!!!!! , para mim o importante é as promoções a GP , os regimes remuneratórios e o horário de referencia .....enfim é a nossa Guarda

Ora nem mais.
Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 662882
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gelo Qui 30 Dez 2010, 15:06

Só vaidade...mais nada!
Gelo
Gelo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Gnr
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira"
(Tolstoi)
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gil Qui 30 Dez 2010, 15:29

A falar nisso tenho as minhas à venda.
Feitas na intendência.
Gil
Gil
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 51
Profissão : G.N.R.
Nº de Mensagens : 1063
Meu alistamento : 03 de Novembro de 1997

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por guilhotina Qui 30 Dez 2010, 17:33

AlexD´lavega escreveu:mas tem algum jeito usar essas botas, um militar de infantaria???
isso é para cavalaria e nem se deve discutir isso...queria ver um militar a correr atrás de algum gatuno com aquilo calçado ehhh enfim...mentalidades...ehhh

isto é verdade é dificil...... e como aqui alguem diz mais um pouco andamos tambem de cinto branco , chapeu do sepna, polo da maritima e calças dos gips ..... querem as esporas e esporins???? em media todos os anos ha um CEC podem sempre vir para cavalaria..... ai ja podem usar esporas esporins, bota alta..... etc
guilhotina
guilhotina
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 42
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 142
Mensagem : o melhor da vida.... rir e ser feliz
Meu alistamento : foi a tanto tempo que nem me lembro

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por COELHO.X Qui 30 Dez 2010, 17:37

Mai Nada.... Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Migueldevilarinho Qui 30 Dez 2010, 18:56

Vaidades... vaidades ... vaidades!! Assim anda esta Guarda.
Temos de ter vaidade sim mas não em exagero. A cavalaria é o máximo :-)
Querem usar bota alta mesmo sem cavalo. A o transito também a usa, não sei é porque. Agora todos usam. Mas no que respeita a instrução policial???? Népia!! Isso não interessa. O que é bom é usar bota alta e de preferência com adornos. Que vaidade. Sou militar no transito, mas sempre da GNR, nunca soube o porque de usar bota alta que em nada é de pratica para o serviço policial. DETESTO VAIDOSOS. Cavalarias??? por favor... arrogantes e a cheirar a cavalo mas ignorante no que é a verdadeira guarda. VIVA A BOTA ALTA sinonimo de Hipocrisia e vaidade falsa!!!
Migueldevilarinho
Migueldevilarinho
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 62
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 36
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Romit Qui 30 Dez 2010, 19:30

Já disse isto anteriormente e ainda continua a ser a minha ideia.

Eu desde que esteja de patrulha com um camarada que seja bom profissional no seu serviço, para mim até pode usar calção e chinelo.O mal é que muita gente pensa que é a farda e os adornos que fazem um bom profissional quando é exactamente o contrário.
Cumprimentos a todos e como disseram anteriormente há coisas mais importantes para se discutir, entre elas tabela remuneratória e afins!!
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por paulo c. Qui 30 Dez 2010, 21:08

Interessante este tópico, parabéns a todos. Assim vai a GNR.
paulo c.
paulo c.
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 53
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 550
Meu alistamento : 1993

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por guilhotina Qui 30 Dez 2010, 21:17

Migueldevilarinho escreveu:Vaidades... vaidades ... vaidades!! Assim anda esta Guarda.
Temos de ter vaidade sim mas não em exagero. A cavalaria é o máximo :-)
Querem usar bota alta mesmo sem cavalo. A o transito também a usa, não sei é porque. Agora todos usam. Mas no que respeita a instrução policial???? Népia!! Isso não interessa. O que é bom é usar bota alta e de preferência com adornos. Que vaidade. Sou militar no transito, mas sempre da GNR, nunca soube o porque de usar bota alta que em nada é de pratica para o serviço policial. DETESTO VAIDOSOS. Cavalarias??? por favor... arrogantes e a cheirar a cavalo mas ignorante no que é a verdadeira guarda. VIVA A BOTA ALTA sinonimo de Hipocrisia e vaidade falsa!!!
a isto chamaremos um mau camarada..... ja vi que o senhor é de infantaria caso nao tenha reparado é pessoal de cavalaria que se querem parecer cada vez mais aos de cavalaria
e este forum é para discutir varias coisas por isso mesmo ha locais diferentes para tal..... neste caso aqui falamos de botas ha outros para as tabelas remuneratória e promoção a guarda principal
militar
guilhotina
guilhotina
Cabo
Cabo

Masculino
Idade : 42
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 142
Mensagem : o melhor da vida.... rir e ser feliz
Meu alistamento : foi a tanto tempo que nem me lembro

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Gelo Qui 30 Dez 2010, 21:29

Migueldevilarinho escreveu:Vaidades... vaidades ... vaidades!! Assim anda esta Guarda.
Temos de ter vaidade sim mas não em exagero. A cavalaria é o máximo :-)
Querem usar bota alta mesmo sem cavalo. A o transito também a usa, não sei é porque. Agora todos usam. Mas no que respeita a instrução policial???? Népia!! Isso não interessa. O que é bom é usar bota alta e de preferência com adornos. Que vaidade. Sou militar no transito, mas sempre da GNR, nunca soube o porque de usar bota alta que em nada é de pratica para o serviço policial. DETESTO VAIDOSOS. Cavalarias??? por favor... arrogantes e a cheirar a cavalo mas ignorante no que é a verdadeira guarda. VIVA A BOTA ALTA sinonimo de Hipocrisia e vaidade falsa!!!


Acusa os militares de Cavalaria de serem arrogantes e ignorantes e estes podem acusa-lo de ser mal educado e de ter um discurso pouco perceptivel...peço-lhe que tenha mais tento na lingua e que não falte ao respeito, nem insulte os camaradas!
Gelo
Gelo
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 47
Profissão : Gnr
Nº de Mensagens : 661
Mensagem : "Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira"
(Tolstoi)
Meu alistamento : 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Leozoor Qui 30 Dez 2010, 21:37

Migueldevilarinho escreveu:Vaidades... vaidades ... vaidades!! Assim anda esta Guarda.
Temos de ter vaidade sim mas não em exagero. A cavalaria é o máximo :-)
Querem usar bota alta mesmo sem cavalo. A o transito também a usa, não sei é porque. Agora todos usam. Mas no que respeita a instrução policial???? Népia!! Isso não interessa. O que é bom é usar bota alta e de preferência com adornos. Que vaidade. Sou militar no transito, mas sempre da GNR, nunca soube o porque de usar bota alta que em nada é de pratica para o serviço policial. DETESTO VAIDOSOS. Cavalarias??? por favor... arrogantes e a cheirar a cavalo mas ignorante no que é a verdadeira guarda. VIVA A BOTA ALTA sinonimo de Hipocrisia e vaidade falsa!!!

O que entende por "Instrução Policial"? e já agora defina "verdadeira Guarda"
Se calhar o camarada, nada sabe de serviço policial, ou se calhar apesar de estar no trânsito mantem-se actualizado em relação a outras legislações com as quais se lidam menos, na cavalaria também há bom elementos, que se se mantêm actualizados e há os outros que apenas cheiram a cavalo.
Leozoor
Leozoor
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 52
Profissão : GNR / Inv. Criminal
Nº de Mensagens : 1676

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Guilherme Qui 30 Dez 2010, 22:00

bem dito...ja agora...não têm mais nada que fazer do que estarem a discutir isto???......dito
Guilherme
Guilherme
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar da Gnr
Nº de Mensagens : 210
Meu alistamento : o azarado curso de 2000

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por dragao Qui 30 Dez 2010, 22:38

CSI™ escreveu:
Eu sempre fui contra utilizar utensílios ou símbolos quando não se tem legitimidade para tal! Eu uso bota alta porque estou na BT, porque senão, como Infante que me prezo, utilizaria a bota de meio cano ou sapato que é aquilo que me pertence. Já nem falo da Espora ou do Esporim, porque isso então...
Este tópico já leva um certo tamanho e o pessoal vai falando que não há nada escrito sobre o uso da espora e do esporim e eu fui confiando. Hoje decidi verificar e então socorri-me do velhinho (mas ainda em vigor) RGSGNR (Regulamento Geral do Serviço da Guarda Nacional Republicana) e então encontrei o seguinte:

1- Cliquem neste link: http://dre.pt/pdf1sdip/1985/09/22101/00010144.pdf

2- Desloquem-se até à pag. 112 e lá encontrarão (cliquem na imagem para aumentar):

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 113

Isto é a tabela de fardamento para Oficiais, respeitante à Farda nº 2 e está lá previsto no ponto 3: Botas Altas com esporas ou esporins!

3- Desloquem-se depois para a pag. 113 e lá encontrarão (cliquem na imagem para aumentar):

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 211

Isto é a tabela de fardamento para Sargentos, respeitante à Farda nº 2 e está lá previsto no ponto 4: Botas Altas ou Botas com Polainas com esporas ou esporins!

4- Desloquem-se depois para a pag. 114 e lá encontrarão (cliquem na imagem para aumentar):

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 310

Isto é a tabela de fardamento para Praças, respeitante à Farda nº 2 e está lá previsto no ponto 4: Botas com Polainas com esporas (Para Cavalaria)!

Como se pode verificar, fazendo as necessárias adaptações (porque na GNR foram abolidas as polainas) as esporas apenas estão previstas para serem usadas por Oficiais, Sargentos e Praças de Cavalaria. Os Infantes não podem usar esses adereços porque no Regulamento nada diz sobre essa possibilidade.
Isto é apenas a minha opinião, porque quem manda nas quintas são os seu donos...
Mas espero por opiniões, claro!


Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 4_12_12


Vejam aqui
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23256
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por dragao Qui 30 Dez 2010, 22:41

Meus senhores, limitem-se a opinar sobre o tema do tópico se assim o pretenderem.
Não se toleram faltas de respeito.
dragao
dragao
Cmdt Interino
Cmdt Interino

Masculino
Idade : 55
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 23256
Mensagem : Ler as Regras ajuda a compreender o funcionamento do fórum!
Meu alistamento : Já viste este novo campo no teu perfil?

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por J.F Qui 30 Dez 2010, 23:05

Na minha modesta opinião acho que só devia usar esporim quem realmente sentou ou senta o rabo no " burro ", de resto aqueles que usam sem nunca o ter feito, deviam ser obrigados a ir tirar um curso de equitação para as merecer (aplicar-se a todas as classes). No fundo alguns usam-nas simplesmente como obejcto de adorno para se exibir perante os camaradas e a população civil que desconhece o porquê do seu uso. Felizmente não são estes pequenos objectos que dão capacidades e sabedoria ao militar da GNR.
J.F
J.F
1º Sargento
1º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : Patrulheiro da GNR
Nº de Mensagens : 1037
Mensagem : 2021, promete ser um ano afrodisíaco.
Vamos andar sempre tesos.
Convite :Aceita-se Guardas/Cabos para trabalhar em turnos de oito horas em Posto Territorial com defice de recursos humanos.
Meu alistamento : 04MAR91

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por COELHO.X Qui 30 Dez 2010, 23:13

J.F escreveu:Na minha modesta opinião acho que só devia usar esporim quem realmente sentou ou senta o rabo no " burro ", de resto aqueles que usam sem nunca o ter feito, deviam ser obrigados a ir tirar um curso de equitação para as merecer (aplicar-se a todas as classes). No fundo alguns usam-nas simplesmente como obejcto de adorno para se exibir perante os camaradas e a população civil que desconhece o porquê do seu uso. Felizmente não são estes pequenos objectos que dão capacidades e sabedoria ao militar da GNR.

Nem mais... Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838 Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838 Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838
COELHO.X
COELHO.X
Capitão
Capitão

Masculino
Idade : 46
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 5620
Mensagem : Passam Céleres Altivos e Impenetráveis..é a Cavalaria que Passa!
"Para ter inimigos, não precisa declarar guerras, apenas diga o que pensa..."

Martin Luther King

Meu alistamento : (1999) Século Passado!!Há pois é.


Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Migueldevilarinho Qui 30 Dez 2010, 23:15

Bom... reconheço que exagerei, peço desde já desculpas aos camaradas de cavalaria. Mas não gosto de vaidades exageradas. Sou de infantaria porque assim escolhi. Usei polainas quando andei pelo territorial e bota alta no transito. Não reconheço nada de digno na bota alta que outro fardamento não o tenha. A meu ver só usaria bota alta quem montasse a cavalo. Na verdade não gostei de ver aqui discutido algo tão banal como o uso de esporins. Instrução policial é o que falta cada vez mais à Guarda. A verdadeira GNR não é a cavalaria honorífica, é o patrulheiro, o que é muito diferente.
Migueldevilarinho
Migueldevilarinho
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 62
Profissão : militar gnr
Nº de Mensagens : 36
Meu alistamento : Aqui podes colocar o ano do teu alistamento!(Facultativo)

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por иuησ Qui 30 Dez 2010, 23:52

Parece que ainda existe alguma controvérsia no assunto...
Para não repetir tudo novamente, fui buscar uns post mais antigos mas que continuam actuais sobre o assunto em epigrafe.

Hoje vi pessoal de Infantaria com botinha alta e esporins... Legais? Digam-me vocês....

Abraço e bom ano!!!

иuησ™ escreveu:Para os ainda teimosos...


иuησ™ escreveu:Concordo, proponho o encerramento deste post, pois acho que foi longe demais...

Antes de terminar, para os mais teimosos, aqui deixo transcrito o Artº 13 e 14 da Secção III do RGSGNR (Portaria nº722/1985 de 25 de Setembro) que se mantem em vigor por uma portaria já publicada este ano no DR.



"
Secção III

Praças

ARTIGO 13º

(Lista dos uniformes)


Os cabos e soldados fazem uso dos seguintes uniformes:

a) Grande uniforme;

b) Uniforme Nº 1;

c) Uniforme Nº 2;

d) Uniforme Nº 2 aligeirado.


ARTIGO 14º

(Composição dos uniformes)


Os uniformes referidos no artigo anterior têm a seguinte composição:

a) Grande uniforme:

Agulhetas;

Bandoleira branca (para cavalaria);

Barrete GNR;

Botas ou sapatos pretos;

Calça GNR (excepto cavalaria);



Calção GNR (para cavalaria);

Calção de cotim branco (para cavalaria);

Camisa branca;

Capacete de couro Nº 1:

Sem penacho (excepto cavalaria);

Com penacho (para cavalaria);

Capacete MC (para motociclistas);

Capacete MP (para tropas motorizadas);

Cinturão branco GNR;

Dólmen GNR;

Espada com suspensão e fiador brancos (para cavalaria);

Esporas (para cavalaria);

Florete com pala branca (para músicos);

Luvas brancas;

Luvas de pelica branca com canhão (para cavalaria);

Luvas de pelica preta com canhão (para tropas motorizadas);

Peúgas pretas;

Platinas metálicas;

Polainas (para cavalaria);

Polainitos brancos (excepto cavalaria);

Sabre-baioneta com pala branca (excepto cavalaria);

b) Uniforme Nº 1:

Barrete GNR;

Botas ou sapatos pretos;

Calça GNR (excepto cavalaria);

Calção GNR (para cavalaria);

Camisa branca;

Capacete MC (para motociclistas);

Dólman GNR;

Esporas (para cavalaria);

Luvas brancas;

Peúgas pretas;

Polainas (para cavalaria);

c) Uniforme Nº 2:

Apito;

Barrete GNR;

frete de serviço interno;



Blusão;

Botas ou sapatos pretos;

Calça Nº 2;

Calção Nº 2;

Camisa de trabalho;

Capacete MC (para motociclistas);

Cinto de precinta;

Cinturão preto GNR;

Dólman Nº 2;

Esporas (para cavalaria);

Gravata preta;

Luvas cinzentas;

Mola para gravata;

Peúgas pretas;

Polainas;

d)Uniforme Nº 2 aligeirado:

Barrete de serviço interno;

Blusão;

Botas ou sapatos pretos;

Calça Nº 2;

Calção Nº 2;

Camisa de trabalho;

Capacete MC (para motociclistas);

Cinto de precinta;

Esporas (para cavalaria);

Gravata preta;

Mola para gravata;

Peúgas pretas;

Polainas."







Ainda não percebi para quê tanta discução visto que o que esta escrito é bastante elucidativo.

Sendo Praça de Cavalaria, pode usar esporas.
Sendo Praça de cavalaria, NÃO pode usar esporins... Contudo, se estiver colocado na USHE (ex RC) ninguem implicará se usar esporim. A diferença entre ambos é simples: o esporim não magoa tanto o cavalo, e é até muito usado nas montadas de esquadrão.

Cada macaco no seu galho...

Para finalizar, Oficiais e Sargentos Infantes, podem usar esporim sem que tenham o curso especifico de cavalaria apropriado.

Se acho que está mal? Acho que Está, mas é assim que está escrito...

иuησ™ escreveu:Outro post que deixou de ter qualquer fundamento de existir....

Obviamente não vou repetir o que escrevi explicitamente desde que surgiu este assunto mas, acrescento que é bastante claro o regulamento.

Alias, o Regulamento deve ser lido de cima para baixo e com clareza, e diz lá, na integra como podemos nos fardar, dependendo da categoria e arma. É dificil perceber isso?

É que enquanto não for alterado, é o que esta em vigor...

E aos que dizem que usam ferrinhos, corri em tempos alguns postos e vi alguns militares a serem bem "aparelhados" pelo uso do esporim, porque não eram Oficiais ou Sargentos de Inf/Cavª mas eram praças.

Alias, para os mais "indecisos", nem o praça de Cavalaria pode usar esporim!!!!

иuησ™ escreveu:Nem mais andorinha... O bom atavio e a respectiva bota alta transmite, sem duvida alguma, muito mais respeito a quem abordamos no serviço.

Contudo, o pessoal de INFª vai deixar de poder usar essa botinha, e acho que é justo, cada macaco no seu galho. Querem usar bota alta e ferrinhos (esporas) tirem o CEC.

иuησ™ escreveu:Isso acontece sim, quando há vagas para preencher, não de forma generalizada... Compreende-se, é falta de conhecimento...

No meu alistamento foi parecido... Nos 1ºs 200 classificados, boa parte eram futuros cavaleiros... Não o meu caso, que fiquei a meio da tabela... Fui voluntário!!!!
иuησ
иuησ
Tenente-Coronel
Tenente-Coronel

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR Cavª
Nº de Mensagens : 14504
Mensagem : Dirigente APG/GNR

Qui pugnat perdere potest. Qui non pugnat iam perdidit!


Meu alistamento : 2000/2001 - AIP

https://www.apg-gnr.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Bernardino Seg 14 Fev 2011, 18:07

Eu sei que o Diploma é Gande, mas o pessoal se desse uma vista de olhos ao novo Regulamento de unformes da Guarda já sabia. Eu dei uma vista de olhos já faz algum tempo e creio que esporim e respectiva bota na Infantaria só de Sargento Ajudante para cima. Corrijam-me se tiver enganado. Obg e deixem-se de guerras, pois enquanto se dividem alguém vai reinando.
Bernardino
Bernardino
Cabo-Chefe
Cabo-Chefe

Masculino
Idade : 48
Profissão : Militar GNR
Nº de Mensagens : 211
Meu alistamento : 2001

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por joao rua Seg 14 Fev 2011, 18:33

Do que eu sinto saudades é mesmo das polainas, do barrete de cortiça e do capote lanudo para lanzudo...
Deixa os esporins e a vaidade de quem os usa e concentra-te no essencial.
Uma Guarda com Futuro.
Se calhar enquanto te concentras nos esporins e na graxa das botas estás a ser roubado nos teus Direitos. Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 750518
joao rua
joao rua
Guarda Provisório
Guarda Provisório

Masculino
Idade : 61
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 16
Mensagem : A Sorte foge do Medo
Meu alistamento : 1986

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por jomarabu Seg 14 Fev 2011, 19:47

Venha de lá o novo fardamento para acabar com estas situações!!!
jomarabu
jomarabu
Sargento-Chefe
Sargento-Chefe

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 2040
Mensagem : «Se quer que os outros gostem de si, se quiser desenvolver
amizades verdadeiras, se quiser ajudar os outros e ao mesmo
tempo ajudar-se a si próprio, guarde este princípio em mente:
Interesse-se genuinamente pelas outras pessoas.»
Dale Carnegie
Meu alistamento : EPG -AIP /2002

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por ROMEO123 Seg 14 Fev 2011, 22:51

tanto quanto sei não existe nada! Deixou foi de estar escrito que só o pessoal de cavalaria (praças) e que podiam utilizar esporins, logo existe uma lacuna no regulamento, ou seja se não está escrito qualquer um pode usar.
Embora na minha humilde opinião quem conduz veículos não deveria utilizar.
Cumprimentos
ROMEO123
ROMEO123
Cabo-Excepção
Cabo-Excepção

Masculino
Idade : 45
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 122
Meu alistamento : long time ago...

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por PINTAROLAS Ter 15 Fev 2011, 00:11

joao rua escreveu:Do que eu sinto saudades é mesmo das polainas, do barrete de cortiça e do capote lanudo para lanzudo...
Deixa os esporins e a vaidade de quem os usa e concentra-te no essencial.
Uma Guarda com Futuro.
Se calhar enquanto te concentras nos esporins e na graxa das botas estás a ser roubado nos teus Direitos. Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 750518


Ora nem mais.

palmas
PINTAROLAS
PINTAROLAS
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 44
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 8279

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por José Morgado Ferreira Ter 15 Fev 2011, 00:19

A Guarda está como está, cada um uniformiza-se como gosta, usem esporim ou espora, bota alta ou baixa, cinto branco o chapeu de chefe de estação ou de marinheiro, crachas, emblemas, medalhas, divisas, galões, carteiras profissionais ou B.I., com pistola sem pistola com bastão sem bastão, com apito sem apito, cabelo rapado cabelo médio, cabelo comprido com cadastro sem cadastro, com borbulhas sem borbulhas, tinto ou branco... Mas continuem a fazer o que gostam, "e façam o favor de serem felizes".


Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 270803
José Morgado Ferreira
José Morgado Ferreira
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 59
Profissão : gnr
Nº de Mensagens : 505
Mensagem : A Cavalaria não recua, dá meia volta e avança.
Meu alistamento : 1.º de 1990

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por DMSC Ter 15 Fev 2011, 10:24

Para o camarada José Morgado Ferreira uma salva de Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838 Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838 Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838 Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838 . Muito bem dito, faço minhas suas palavras.
Disse.
DMSC
DMSC
2º Sargento
2º Sargento

Masculino
Idade : 56
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 590
Mensagem : " Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco. "

Jean Jacques Rousseau

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Ice Ter 15 Fev 2011, 13:33

Das melhores intervenções que li no fórum até hoje!

Sábias palavras!.

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838 Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838 Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838 Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838
Ice
Ice
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 50
Profissão : Militar das forças de segurança
Nº de Mensagens : 1511
Mensagem : Sei que pareço um ladrão
Mas há muitos que eu conheço
Que não parecendo o que são
São aquilo que pareço!

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Romit Ter 15 Fev 2011, 13:59

José Morgado Ferreira escreveu:A Guarda está como está, cada um uniformiza-se como gosta, usem esporim ou espora, bota alta ou baixa, cinto branco o chapeu de chefe de estação ou de marinheiro, crachas, emblemas, medalhas, divisas, galões, carteiras profissionais ou B.I., com pistola sem pistola com bastão sem bastão, com apito sem apito, cabelo rapado cabelo médio, cabelo comprido com cadastro sem cadastro, com borbulhas sem borbulhas, tinto ou branco... Mas continuem a fazer o que gostam, "e façam o favor de serem felizes".


Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 270803

Acho que com este comentário poderíamos encerrar este tópico!!!

Muito bem dito!!!! Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 373838
Romit
Romit
Sargento-Ajudante
Sargento-Ajudante

Masculino
Idade : 47
Profissão : GNR
Nº de Mensagens : 1570
Mensagem :
Não me lixem a cabeça..........

Paguem o que me devem, CHULOS!!!!!
Meu alistamento : 1999

Ir para o topo Ir para baixo

Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria - Página 11 Empty Re: Uso de esporim na bota alta pelo pessoal de Infantaria

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 11 Anterior  1, 2, 3 ... 9, 10, 11

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes